Por Lauane dos Santos
Nesta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), comemorou a retomada das obras de construção da creche Paraíso do Saber, em São Miguel do Tocantins, com a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Alberto Moreira.
Acompanhado também do deputado federal Ricardo Ayres e do secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Sics), Milton Neris, o chefe do Legislativo frisou o empenho conjunto para os avanços municipais.
“É uma alegria trabalhar para um município em que as coisas realmente acontecem. Eu me sinto honrado, assim como cada são miguelense, em trabalhar lado a lado com o prefeito Alberto, pois sabemos que a cidade tem se desenvolvido em diferentes vertentes na sua gestão. Hoje acompanhamos a retomada desta obra fundamental para a cidade, uma creche que os pais tanto esperam, e a restauração desta creche simboliza, sobretudo, o que significa ‘fazer política’. A gente passa, mas as melhorias para a comunidade é que ficam”, frisou o deputado Amélio.
A obra da escola infantil conta com investimentos do Governo Federal e previsão de entrega para outubro de 2026.
Agenda
Ainda na manhã desta sexta, o deputado Cayres e demais autoridades participaram de visita técnica ao local destinado para construção do futuro Parque Agroindustrial de São Miguel do Tocantins, outro investimento encampado pelo prefeito da cidade e apoiado pelo deputado Amélio.
O parlamentar também realizou a entrega do Prêmio Escola Amiga do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura para reconhecer iniciativas a favor da sustentabilidade e equilíbrio ambiental.
Solenidade realizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, reuniu autoridades civis e militares, formandos, familiares e comunidade
Por Débora Gomes
Ao celebrar os 33 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), o governador Wanderlei Barbosa destacou, nesta sexta-feira, 12, a evolução da corporação e a nova trajetória profissional dos 41 militares formados pelo Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (Choa 2025). A solenidade, realizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, reuniu autoridades civis e militares, formandos, familiares e a comunidade.
Acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero e do comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, o governador ressaltou o compromisso do Governo do Tocantins com o fortalecimento das forças de segurança e a valorização dos profissionais. “Nós sabemos que a carreira militar segue uma regularidade. Ela tem regimento, ela tem tempo para acontecer. Então, eu parabenizo cada um de vocês que esperaram. E no momento certo, vocês estão sendo promovidos. Nós agradecemos pelo crescimento que os senhores têm nas suas atividades. Estamos sempre à disposição para conversar e discutir com vocês e as demais categorias do nosso estado, para que a gente faça com que o nosso servidor seja cada vez mais valorizado”, salientou.

Comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, destacou a evolução e o fortalecimento da corporação;
O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, celebrou o marco histórico da corporação e a formação da nova turma. “É com grande satisfação que celebramos hoje [sexta-feira, 12] os 33 anos do Corpo de Bombeiros do Tocantins e a formatura de 41 novos oficiais da administração. O CBMTO foi criado em 14 de dezembro de 1992 e, de lá para cá, já evoluímos muito. Temos sede em nove municípios estratégicos e atendimento técnico em todo o estado. Estamos crescendo muito tecnicamente e, com apoio do governador Wanderlei Barbosa, crescemos mais ainda na busca da excelência no atendimento à população tocantinense”, pontuou.
Sobre o curso

Governador prestigia Formandos do Corpo de Bombeiros
O Curso de Habilitação de Oficiais da Administração foi realizado na modalidade semipresencial, com carga horária total de 746 horas, entre 23 de junho e 12 de dezembro de 2025. Os 41 militares matriculados concluíram o curso com êxito.

Governador Wanderlei Barbosa destaca evolução da corporação e nova trajetória profissional de militares;
O orador da turma, segundo-tenente Paulo Henrique Silvestre Oliveira Santos, enfatizou a responsabilidade assumida pelos novos oficiais. “Somos, a partir deste momento, oficiais da administração, gestores, líderes e agentes públicos. Nossa missão é tornar a corporação mais eficiente, mais moderna e mais humana. E, para isso, levaremos conosco a lembrança deste grupo extraordinário, uma turma forte, unida, resiliente e que nunca desistiu”, ressaltou.

Evento reuniu autoridades civis e militares, formandos, familiares e a comunidade.
O formando Manoel Pereira da Silva reforçou o significado da nova etapa. “É um momento ímpar em que a gente tem ascensão na carreira, entrando agora em uma nova fase, a carreira de oficial da administração, uma vez que já temos trajetória como praça. Passamos agora a uma nova carreira, dedicados exclusivamente à instituição, de forma a somar e fazer com que ela cresça ainda mais para o bem da comunidade tocantinense”, expressou.
O formando Edilciney Lopes Pereira também comemorou a conquista. “Neste dia tão sublime, nós, com mais 40 tenentes do Corpo de Bombeiros Militar, estamos celebrando a nossa formatura. Este momento é de coroação da carreira de militares que começaram como soldados, praças e, agora, mudam de quadro, passando a ser oficiais da nossa corporação. Estamos felizes e dispostos a cooperar para que a corporação cresça a cada dia e atenda a sociedade da melhor maneira possível”, finalizou.
O evento contou ainda com o desfile da tropa representativa do CBMTO e com o tradicional banho dos novos oficiais, conhecido como o batismo do Corpo de Bombeiros Militar.
Espaço também ganhou área para ambulância, sala de tratamento, nova caracterização visual, mobiliário completo e academia ao ar livre, que será instalada na próxima semana
Por Jesuino Santana Jr.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos entregou nesta sexta-feira, 12, a reforma completa da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Bárbara, na região sul de Palmas. Durante a solenidade, o prefeito anunciou o Natalzão da Saúde, com a chegada da Carreta da Mulher no próximo dia 20, e o pagamento integral do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, ampliando o acesso a serviços e valorizando os profissionais da rede.
A obra, aguardada há anos pela comunidade, traz a modernização total da unidade, com novo layout, ampliação da sala de espera, substituição de telhado, piso, portas e janelas, além da renovação completa das instalações elétrica, hidráulica e de internet. O espaço também ganhou área para ambulância, sala de tratamento, nova caracterização visual, mobiliário completo e academia ao ar livre, que será instalada na próxima semana.
“Aqui, antes, o sol entrava pelo telhado e a chuva caía dentro da unidade, atingindo servidores e usuários. Hoje, o que entregamos é dignidade. As mães do Santa Bárbara passam a ser atendidas em um espaço adequado, seguro e respeitoso. Esse é um compromisso que vou levar para todas as Unidades Básicas de Saúde”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
Carreta da Mulher
O prefeito também anunciou que, dentro da programação do Natalzão da Saúde, o atendimento da Carreta da Mulher terá início no dia 20 de dezembro. Segundo ele, em janeiro, a rede municipal contará ainda com mais quatro carretas especializadas: oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia e ortopedia, totalizando cinco carretas da saúde em funcionamento. Eduardo Siqueira Campos destacou que, independentemente da realização de festas de Réveillon, a prioridade da gestão será garantir atendimento, com serviços de saúde chegando diretamente à população.

A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, reforçou que a entrega simboliza a correção de uma espera histórica da comunidade. “Hoje entregamos dignidade, respeito e a certeza de que o SUS funciona quando recebe prioridade real. Foram resolvidos problemas antigos e preparamos a unidade para um novo ciclo de atendimento, mais organizado e mais eficiente”, destacou.
População satisfeita
Moradora do setor Santa Bárbara e paciente da unidade desde 2001, a dona de casa Creonice Leondas Siqueira, de 59 anos, acompanhou a entrega e destacou a transformação do espaço. “Antes era tudo muito apertado e antigo. Hoje a gente vê uma unidade bonita, organizada e confortável. Dá mais confiança para quem precisa de atendimento”, afirmou.
A idosa Teresinha de Jesus Almeida Silva, de 69 anos, paciente da unidade há cerca de três anos, também ressaltou a melhoria. “Mudou tudo. Está mais claro, mais arejado, melhor para esperar e ser atendida. A gente se sente mais respeitada”, disse.
Paciente desde 2000, Maria de Jesus Silva Cruz, de 73 anos, esteve presente com a filha, Andrea Silva Cruz, de 44 anos. “Minha mãe frequenta essa unidade há muitos anos. Antes a estrutura era muito ruim. Hoje está outra realidade, bem melhor para os idosos e para todos”, pontuou Andrea.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade a senadora professora Dorinha Seabra; os deputados federais Tiago Dimas e Vicentinho Jr.; os deputados estaduais Jair Farias e Vanda Monteiro; além dos vereadores Balaio, Carlos Amastha, Delma Freitas, Dian Carlos, Eudes Assis, Folha, Joatan de Jesus, Júnior Brasão, Juarez Rigol, Rubens Uchoa, Thiago Borges, Waldson Agesp, Walter Viana; e os subprefeitos da região do Taquari, Valtônia Gonçalves dos Santos; da região de Taquaruçu e Buritirana, João Alves de Oliveira; e da região norte, Erenal Barbosa da Silva.
A retirada das sanções impostas ao ministro da Suprema Corte brasileira era uma das reivindicações feitas pelo presidente Lula a Trump
Com Estadão
O governo do presidente norte-americano, Donald Trump, retirou, nesta sexta-feira, 12, os nomes do ministro brasileiro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci, da lista de sancionados pela Lei Magnitsky. A retirada dos nomes foi publicada no site do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
O comunicado não traz uma justificativa para a mudança de status do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Trump também ainda não se manifestou publicamente sobre o ato. A retirada das sanções impostas a Moraes era uma das reivindicações feitas pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em encontros recentes com o republicano.
Moraes fora inserido na lista da Lei Magnitsky em julho deste ano, sob a acusação por parte do governo dos EUA de violar a liberdade de expressão e realizar decisões arbitrárias. À época da sanção, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, chegou a citar o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
"Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados - inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos", disse.
Mais recentemente, em uma carta enviada a um parlamentar norte-americano, o Tesouro dos EUA detalhou o funcionamento da Magnitsky contra Moraes e sua família. O documento data da última segunda-feira, 8, e não mencionava a possível revogação que ocorreu nesta sexta.
"A medida foi tomada em conformidade com a Ordem Executiva 13818, que implementa a Lei Global Magnitsky de Responsabilização por Direitos Humanos e tem como alvo autores de graves violações de direitos humanos em todo o mundo. A ação seguiu-se à revogação, pelo Departamento de Estado, do visto de Moraes e de seus familiares imediatos em 18 de julho de 2025, por sua cumplicidade em auxiliar e instigar a campanha ilegal de censura de Moraes contra cidadãos americanos em território americano", dizia o Tesouro.
Resultado é fruto de investimentos contínuos, ampliação da capacidade hospitalar e estratégias que aceleraram o atendimento aos usuários do SUS
Por Savick Brenna
Com um total de 15.174 procedimentos cirúrgicos realizados de janeiro a 12 de dezembro, o Governo do Tocantins superou a meta de cirurgias eletivas para 2025, ultrapassando o número estabelecido, que era de 15 mil. A conquista se deve aos investimentos do Estado, com ações estratégias da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), que tem garantido um ritmo elevado de atendimentos, nos hospitais sob a sua gestão, nos hospitais municipais conveniados e em unidades privadas contratadas. Somente em repasses aos municípios e com indenizações às equipes do PAGH-Cirúrgico, foram pagos em 2025 R$ 23.425.505,09.
“Esse resultado é fruto do compromisso do Governo do Tocantins em investir na rede pública e fortalecer as estratégias de atendimento. Ampliamos a capacidade dos hospitais estaduais, firmamos parcerias com municípios e contratamos serviços da rede privada para garantir que os tocantinenses que precisam de procedimentos sejam atendidos em tempo oportuno. Seguiremos dando celeridade aos atendimentos, pois essa é uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa, desde que assumiu o Governo em 2021 e, de lá para cá, já garantiu mais de 60 mil cirurgias”, informou o secretário-executivo da SES/TO, Luciano Lima Costa.

O governador Wanderlei Barbosa falou sobre a meta alcançada.
“Nosso objetivo é promover uma saúde pública cada dia melhor para os tocantinenses e o alcance desta meta reflete nossos esforços. Neste contexto, agradecemos às equipes da Secretaria de Estado da Saúde que se empenham em devolver qualidade de vida à população que busca atendimento em nossos hospitais; e aos municípios que aderiram ao projeto estadual e abriram seus hospitais para realizarem os procedimentos mais simples e, assim, um maior número de pessoas fossem atendidas”, frisou.
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já realizou 62.826 cirurgias eletivas, como a da vendedora Ruth Cássia de Jesus da Silva, que foi atendida no Hospital Geral de Palmas (HGP). “Sou de Porto Nacional e fiz uma cirurgia dermatológica no nariz, para retirar uma lesão grande que já me incomodava bastante. Ao chegar ao serviço, tudo ocorreu de forma muito rápida, em menos de 30 dias eu já estava com a cirurgia marcada. No dia do procedimento, havia outros pacientes sendo atendidos, mas mesmo assim recebi um atendimento excelente, desde a recepção até o pós-operatório. A equipe trabalhou até de madrugada, sempre com o mesmo cuidado e disposição. Estou tranquila e muito satisfeita com o resultado. Só tenho a agradecer aos profissionais pelo atendimento e pela dedicação”, destacou.
O Hospital Geral de Palmas (HGP) lidera o número de cirurgias eletivas realizadas neste ano, com a realização de 2.347 procedimentos cirúrgicos entre adultos e pediátricos. “Os resultados alcançados refletem, de maneira clara, o empenho e o trabalho dedicado de nossas equipes multiprofissionais, sempre pautadas pela empatia, pela responsabilidade e pelo compromisso com o bem-estar do próximo. Mesmo diante dos desafios, conseguimos atingir um volume expressivo de procedimentos cirúrgicos realizados. Esse avanço é motivo de grande orgulho para o HGP e seguimos firmes na missão de oferecer um atendimento de qualidade e humanizado”, ressaltou o diretor-geral do HGP, Marcelo Parin.

Hospital Geral de Palmas lidera produção de cirurgias em 2025 (Crédito foto: André Araújo/Governo do Tocantins)
O sentimento de dever cumprido também pertence ao Hospital Regional de Gurupi (HRG), que realizou 978 cirurgias em 2025 e segue com programação de mutirões até o final do ano. “Cada procedimento realizado é uma espera reduzida, uma dor que chega ao fim, uma pessoa que pode voltar à sua rotina. Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado em 2025 e a nossa expectativa é de que, no próximo ano, esse número cresça ainda mais, com a continuidade dos investimentos da gestão estadual e o fortalecimento das equipes e da estrutura do Hospital Regional de Gurupi. Nosso objetivo é seguir reduzindo filas, acelerando diagnósticos e devolvendo qualidade de vida à população”, destacou o diretor administrativo do HRG, Pedro Pires.
Para a superintendente das Unidades Hospitalares Próprias da SES/TO, Ludmila Nunes, “este resultado demonstra o fortalecimento das equipes, a melhoria dos fluxos assistenciais e o ganho de eficiência nos hospitais regionais. Cada cirurgia realizada significa reduzir filas, devolver qualidade de vida e garantir que o cidadão tenha acesso ao cuidado dentro do tempo adequado. Para 2026, a expectativa é consolidar esse ritmo, aprimorar a programação cirúrgica integrada entre as unidades e expandir as forças-tarefa em especialidades com maior demanda. Nosso foco é manter a resolutividade, fortalecer o planejamento regional e assegurar que os hospitais continuem entregando resultados que garantam a redução da demanda reprimida nas diversas especialidades”.