Que a sucessão estadual 2026 já está nas ruas do Tocantins, ninguém tem mais dúvida. O problema é que essa antecipação obrigou muitos políticos a esticarem a corda da convivência de forma tão vil e escancarada, que já em abril de 2025 não há outro caminho que não seja conversar, abrir o jogo e definir se seguirão juntos ou cada um pagará um caminho diferente para 2026

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

E o que força essa situação é o total desprezo entre ser da base política do governador ou não, com que alguns políticos têm tratado seu relacionamento com o Palácio Araguaia, mesmo tendo sido eleitos fundamentalmente por estarem em um mesmo grupo em 2022, como é o caso da senadora Dorinha Seabra.

 

Essa situação deixa as lideranças e os eleitores das bases sem nenhuma noção de para que lado correr ou para quem puxar a sardinha visando o processo eleitoral do ano que vem, o que por si só, já é tamanho desrespeito.

 

Pois, se decidiram antecipar o processo eleitoral, que antecipem, também, seus posicionamentos e ajustem suas condutas políticas, em respeito aos líderes e eleitores das províncias, que precisam saber quem é quem, e quem está com quem.

 

O certo é que se chegou a um ponto em que as pré-candidaturas têm que deixar de ser informais, pois só haverá duas arquibancadas em 2026: a dos governistas e a dos oposicionistas, que precisarão decidir se sentarão juntos ou se irão subdividir sua arquibancada.

 

G5+

 

O primeiro posicionamento quanto às eleições majoritárias de 2026 foi tomado pelos prefeitos dos cinco principais colégios eleitorais do Estado, que detém 40% do eleitorado. Eduardo Siqueira Campos, de Palmas, Wagner Rodrigues, de Araguaína, Josi Nunes, de Gurupi, Celso Morais, de Paraíso e Ronivon Maciel, de Porto Nacional, formaram o G5+, uma aliança que declara apoio à candidatura da senadora Dorinha Seabra ao governo e se compromete a aumentar o número de chefes de Executivos municipais (por isso o “+” no nome) por meio de articulações junto aos membros da ATM, Associação Tocantinense de Municípios.

 

No próximo mês de junho o União Brasil, presidido no Tocantins pela senadora Dorinha Seabra, e o Progressistas – PP – presidido pelo deputado federal Vicentinho Jr. irão oficializar a Federação Partidária entre as duas agremiações, cujo resultado será a maior bancada de senadores, deputados federais e prefeitos do País, e o maior tempo no Horário Eleitoral Obrigatório de Rádio e TV, assim como o maior fundo eleitoral.

 

UNIÃO E GOVERNABILIDADE?

 

 

Desta forma, mesmo que as lideranças, detentoras de mandato, dos principais partidos e grupos eleitorais tenham apregoado que 2025 seria um ano de união pela governabilidade do Estado e de que a movimentação motivada pelas eleições de 2026 teriam uma pausa, a verdade é que todos, sem exceção, estão é com suas pré-campanhas nas ruas e trabalhando com afinco na formatação de seus grupos.

 

E, por se tratar de uma eleição estadual, é, justamente, essa movimentação, que vem deixando as lideranças das bases incomodadas. Pois nem quanto à formação de federações partidárias, muito menos fusões  - como vai acontecer entre o PSDB e o Podemos – elas são consultadas ou, sequer, informadas com antecedência.

 

Logo, torna-se imprescindível que as definições sobre quem estará ao lado de quem sejam tornadas públicas ainda neste primeiro semestre de 2025, principalmente para as oposições, pois, nesse quesito, o grupo governista caminha a passos largos, já faz suas contas e formata seu time, que já terá rosto e corpo no segundo semestre deste ano, pois, mesmo sem falar sobre o processo sucessório, nada impediu o grupo palaciano de definir a sua estratégia de ação e, de forma discreta, trabalhar o fortalecimento de seus companheiros notoriamente leais em suas bases.

 

CONVERSA ENTRE DORINHA E WANDERLEI É AGUARDADA

 

 

Tudo leva a crer que o governador Wanderlei Barbosa e a senadora Dorinha Seabra terão uma conversa ainda este semestre para, de forma republicana, separar os seus times e seguir, civilizadamente, cada um o seu caminho.

 

Dorinha deve entregar os cargos ocupados pelo União Brasil no governo do Estado, na secretaria de Ação Social e no Escritório de Representação Política em Brasília, assim como os demais cargos em comissão.

 

E é importante que esse processo ocorra de forma pacífica, dentro do exercício do direito democrático e sem rusgas, para que sirva de exemplo, pois envolve duas das três principais lideranças políticas do Tocantins.

 

LAUREZ MOREIRA

 

O vice-governador Laurez Moreira, apesar de se comportar como se governo fosse, sabe que não o é mais há muito tempo. Desde que iniciou suas movimentações políticas para ser uma das opções para o governo do Estado.

 

Apesar disso, Laurez fez questão de manter a porta apenas encostada e a janela entreaberta, em sinal de estar preparado para o diálogo.

 

Seu comportamento em suas andanças como pré-candidato mostra um político experiente e sempre atento ao futuro, evitando falar abertamente em distanciamento em relação ao governador Wanderlei Barbosa.

 

Para o Observatório Político de O Paralelo 13, essas são ações de quem estaria aberto 

 

WANDERLEI BARBOSA

 

 

Enquanto isso o governador Wanderlei Barbosa segue com sua gestão de forma equilibrada e unida, com uma equipe que fala a mesma língua, o que lhe garante tranquilidade e tempo para  definir seu futuro político.

 

Quem está sempre ao lado do governador em eventos e atos governamentais é o presidente da Assembleia Legislativa Amélio Cayres, e não é segredo pra ninguém a pretensão do parlamentar em ser o candidato a governador do grupo palaciano.

 

 

Cayres tem o apoio de 20 deputados estaduais e, além dos eventos governamentais, vem se reunindo com prefeitos, vereadores e lideranças políticas da sua região de atuação, o Bico do Papagaio, e  de outras regiões do Estado, fazendo seu nome ser mais reconhecido, o que é o maior desafio para a viabilização da sua candidatura.

 

O governador segue sua parceria com o primeiro vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, os dois muito bem avaliados pelos tocantinenses. Enquanto Wanderlei tem mais de 80% de aprovação popular, segundo a pesquisa do Instituto Paraná, é o primeiro colocado na corrida pelo Senado, tendo como segundo colocado e bem à frente dos demais, justamente o senador Eduardo Gomes.

 

O primeiro vice-presidente do Senado, inclusive, aparece na mesma pesquisa do Instituto Paraná, como líder na corrida pelo governo do Estado, porém, já definiu que seu futuro político seguirá vinculado ao Senado Federal, e tentará a reeleição em 2026.

 

Diante desse atual quadro político e das intensas movimentações e definições político-partidárias em andamento em Brasília, os próximos 87 dias serão decisivos para a consolidação das forças em Brasília, que terão reflexos e efeitos colaterais diretos no Tocantins e em todos os demais estados.

 

Caberá ao tempo e à capacidade de articulação a definição das peças que estarão no tabuleiro sucessório de 2026, lembrando, sempre, que o povo é soberano e o grande juiz do jogo democrático, portanto, é primordial que seja ouvido, antes de qualquer decisão política!

 

Por hoje é só.

 

Todas as bênçãos ao povo tocantinense!

 

 

Posted On Segunda, 05 Mai 2025 04:12 Escrito por

A ação ocorreu na noite da quinta-feria, 1º e foram doados rins e fígado que atenderão pacientes do Sistema Nacional de Transplantes

 

 

Por Gláucia Mendes

 

 

Um grande gesto de amor de uma família enlutada permitiu beneficiar pacientes que aguardam na fila do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), com a doação de rins e fígado, na noite do dia 1º de maio, no Hospital Regional de Araguaína (HRA). O doador foi um paciente de 29 anos e a captação foi coordenada pela Central Estadual de Transplantes do Tocantins (CETTO) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HRA (CIHDOTT/HRA), em parceria de as equipes médicas de hospitais de São Paulo e Brasília.

 

A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, disse que “este ato de amor irá salvar a vida de pacientes que estão na lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes. Com este gesto nobre da família, as equipes se uniram para este momento, transformando dor em esperança”.

 

O psicólogo da da CIHDOTT/HRA, Eduardo De Pinho disse que, "a captação de órgãos nos lembra diariamente da delicadeza da vida e do poder da solidariedade. O acompanhamento às famílias neste momento é feito com escuta atenta e respeito absoluto à sua história e ao seu luto. Não se trata apenas de um procedimento técnico, é um trabalho profundamente humano, em que o cuidado emocional anda lado a lado com a preservação da autonomia e da decisão das famílias. A doação de órgãos é um ato que ressignifica a perda e traz um impacto imensurável para quem aguarda por uma nova chance”.

 

Segundo a coordenadora da CETTO, Tatiana Oliveira, “nossa gratidão e respeito é imensurável à família que em meio a dor, foi capaz de ajudar a salvar vidas que aguardam por uma nova chance, com a chegada de um órgão. Também que destacar o trabalho da equipe do Hospital Regional de Araguaína, que assim como as demais unidades de Palmas e Gurupi, não medem esforços para que este trabalho ocorra, sempre respeitando o luto e vontade de cada família, observando os princípios éticos e de segurança”.

 

Para doar

 

A doação de órgãos é um ato simples que pode salvar vidas. Para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito, basta comunicar à família o desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.

 

 

 

Posted On Segunda, 05 Mai 2025 03:50 Escrito por

O ex-presidente foi submetido a cirurgia após passar mal durante uma agenda no Rio Grande do Norte

 

 

Com Portal R7

 

 

Após 23 dias internado, o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta hospitalar na manhã deste domingo (4). Agora, ele seguirá para casa, onde dará continuidade ao tratamento. Um último boletim, divulgado no sábado (3), apontou estabilidade clínica, com boa aceitação da dieta pastosa e suspensão da nutrição por veias. Ele seguia sem apresentar dores ou febre, com pressão arterial sob controle.

 

Segundo o cardiologista Leandro Echenique, Bolsonaro teve uma recuperação “acima da média”. “Foi uma internação prolongada por conta de um procedimento muito extenso e complexo. Ele está pronto para, aos poucos e gradativamente, voltar à vida normal”, disse na saída do ex-presidente.

 

Além disso, Bolsonaro foi recebido por apoiadores e voltou a questionar as penas impostas aos participantes dos atos de 8 de Janeiro, bem como o acesso ao inquérito, que foi liberado integralmente à defesa do ex-presidente nesta quinta-feira (1º), conforme decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

Cirurgia

 

O ex-chefe do Executivo foi submetido a cirurgia após passar mal durante uma agenda no Rio Grande do Norte, no dia 11 de abril, quando sentiu dores e distensão abdominal. Conforme os médicos, a operação foi necessária devido a uma obstrução intestinal. Apesar da recomendação de não receber visitas, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, visitou Bolsonaro no dia 22 do mesmo mês.

 

Realizada “sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue” em 13 de abril, a cirurgia no intestino de Bolsonaro durou 12 horas. Segundo os médicos, apesar de o procedimento ter sido bem-sucedido, o ex-presidente ainda precisou dos cuidados da UTI.

 

Na quarta-feira (30), Bolsonaro recebeu alta da UTI e seguiu para o quarto do hospital. Ainda no mesmo dia, ele deu início a dieta pastosa e continuou com sessões de fisioterapia e medidas de prevenção de trombose venosa.

De acordo com o cardiologista Leandro Echenique, quando se faz uma operação deste porte, o corpo do paciente fica mais inflamado, e isso pode levar a uma série de intercorrências, exigindo monitoramento da pressão arterial e ações para possíveis infecções.

 

Intimação

Em 23 de abril, o ex-presidente foi intimado sobre a abertura de ação penal no STF (Supremo Tribunal Federal). A notificação ocorreu dentro da UTI onde ele está internado após procedimento cirúrgico, em Brasília.

 

Bolsonaro recebeu a intimação após aparecer em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. A partir da exibição, o STF entendeu que o ex-presidente estaria em condições de ser formalmente comunicado e determinou a diligência.

 

Paulo Cunha Bueno, advogado de Bolsonaro, publicou nota em redes sociais contestando a medida. Segundo ele, a entrega do documento em ambiente hospitalar contraria o Código de Processo Penal, que veda citação de pessoa em estado grave de saúde.

 

 

Posted On Segunda, 05 Mai 2025 03:46 Escrito por

Para solicitar o cartão, usuário precisa apresentar documento pessoal e comprovante de endereço; créditos anteriores serão transferidos

 

 

Por Elisangela Farias

 

 

Os usuários do transporte coletivo de Palmas já podem solicitar os novos cartões de recarga na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), localizada na Avenida Teotônio Segurado. O atendimento ocorre das 8 às 18 horas. A partir da próxima segunda-feira, 5, os cartões também poderão ser requeridos nas unidades do Resolve Palmas, JK e Taquaralto, no mesmo horário.

 

O processo de emissão é rápido e simples. Para solicitar o cartão, é necessário apresentar um documento de identificação e um comprovante de endereço. Estudantes devem levar, ainda, uma cópia da declaração de matrícula da escola. As empresas que fornecem vale-transporte já foram notificadas e orientadas a realizar o cadastro de forma on-line, garantindo o benefício aos trabalhadores.

 

O cartão é emitido na hora e os créditos da carteirinha antiga são transferidos durante o cadastro. A Cauane Lima dos Santos, de 20 anos, foi uma das primeiras a garantir o novo cartão. “Apresentei o comprovante de endereço e a identidade, e foi super rápido. Eu já tinha crédito, e ele foi transferido para o novo cartão”, relatou. Agora, ela está na expectativa para a circulação da nova frota de ônibus, na quarta, 7. “Vai ser um alívio pra gente”, comentou.

 

100% zero-quilômetro

 

Com a renovação do sistema de transporte público, Palmas se tornará a única capital do País a operar, integralmente, com uma frota 100% zero-quilômetro. Durante o período de transição, até o dia 11 de maio, a tarifa seguirá gratuita. A partir de 12 de maio, o valor da passagem passará a ser R$ 4,85.

 

A nova frota é composta por 154 ônibus zero-quilômetro, sendo 14 destinados à reserva para substituição e manutenção, e 10 vans novas, todas equipadas com rampa de acesso, Wi-Fi, câmeras de segurança e tomadas para carregamento de celulares.

 

 

 

Posted On Segunda, 05 Mai 2025 03:44 Escrito por

A Família Paralelo 13 uni-se na fraternidade e com profunda triste e consternação imoredoura presta sinceras condolências aos familiares de Lanrinda Moreira, que faleceu aos 94 anos, nesse último dia 3 de abril, deixando um legadode grandes exemplos espelhados na sua brilhante e destacada prole.

 

Destacamos aqui a nossa manifestação de solidariedade ao nosso estimado amigo Laurez Moreira, vice-governador do Estado do Tocantins, e filho dessa mulher guerreira, Laurinda Moreira. A ele, com quem queremos dividir esse momento de dor, a carinho, administração e respeito.

 

Que Deus, em sua infinita misericórdia, console os corações de todos os seus familiares e acolha a a sua bondosa alma em seus braços amorosos.

 

Edson Edivaldo e Edimar

 

Posted On Domingo, 04 Mai 2025 07:29 Escrito por
Página 1 de 3224