Ação contempla um trecho de 83,69 km, sendo 24,5 km de implantação de pavimento novo e 59,19 km de revitalização e recapeamento, abrangendo toda a extensão entre Pindorama, Silvanópolis e o entroncamento da BR-010

 

 

Por Fernanda França

 

 

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, cumpriu agenda oficial em Pindorama nessa quinta-feira, 4, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a melhoria da infraestrutura regional, o fortalecimento do turismo e a ampliação dos serviços públicos oferecidos à população. Durante a solenidade, o governador anunciou a retomada das obras de patrolamento, pavimentação e recapeamento no trecho entre Pindorama e Silvanópolis, fundamental para o deslocamento de moradores, produtores e visitantes.

 

Governador Laurez Moreira anunciou a retomada das obras de patrolamento, pavimentação e recapeamento no trecho entre Pindorama e Silvanópolis

 

As máquinas já estão mobilizadas na região, garantindo o início imediato das intervenções na TO-262/TO-040, obra que havia sido autorizada anteriormente, mas que não avançou como deveria. A ação contempla um trecho de 83,69 km, sendo 24,5 km de implantação de pavimento novo e outros 59,19 km de revitalização e recapeamento, abrangendo toda a extensão entre Pindorama, Silvanópolis e o entroncamento da BR-010. Atualmente, 18% da obra está executada, incluindo terraplenagem, pavimentação, revitalização do pavimento existente e programas ambientais previstos em contrato.

 

Ao anunciar a retomada das obras, o governador Laurez Moreira reforçou que a pavimentação e o recapeamento entre Pindorama e Silvanópolis são prioridades para garantir mobilidade, segurança e desenvolvimento à região. “Não tem nada melhor do que entregar obras que mudam a vida das pessoas. Essa estrada aqui é essencial para o deslocamento diário da comunidade, para o escoamento da produção, para o turismo e até para o atendimento das ambulâncias. Por isso, fizemos questão de retomar imediatamente os serviços e garantir que essa obra ocorra de verdade.”

 

Programação da agenda de trabalho do governador Laurez Moreira em Pindorama incluiu a entrega do Centro de Atendimento ao Turista, uma estrutura moderna com mais de 1.200 m², projetada para impulsionar o fluxo turístico e fortalecer o empreendedorismo local.

 

O governador também situou a intervenção dentro de um conjunto maior de investimentos estratégicos para integrar o Tocantins ao mercado nacional. “Assim como estamos fazendo em Pindorama, temos o compromisso de melhorar toda a ligação do Tocantins com o Nordeste brasileiro, uma região com mais de 50 milhões de habitantes e que é essencial para o nosso crescimento. São três ligações importantes que já estamos estruturando. Nosso objetivo é facilitar a vida de quem mora, produz e trabalha no Tocantins.”

 

Prefeito de Pindorama, Thiago Tapajós, ressaltou o cumprimento dos compromissos por parte do Governo do Estado, como a estrada entre Pindorama e Silvanópolis

 

O prefeito de Pindorama, Thiago Tapajós, ressaltou o cumprimento dos compromissos por parte do Governo do Estado. “Tudo o que tratamos no gabinete do governador, ele cumpre. A estrada entre Pindorama e Silvanópolis é o maior exemplo. Antes, recursos eram anunciados, mas nada avançava. Agora, com a sensibilidade e responsabilidade do governador Laurez Moreira, a obra realmente está ocorrendo. As máquinas já estão no trecho e a população terá a estrada que merece”.

 

Moradores também celebraram o momento. Deusimar Turíbio de Moura, natural de Pindorama, afirmou que a maior dificuldade do município sempre foi a estrada, que era muito precária. "Agora, com essa obra, fica mais fácil para quem viaja e para quem mora aqui. É um grande benefício para a comunidade. Pindorama é uma porta do Jalapão e precisava dessa melhoria.”

 

Também natural de Pindorama, Valdir Mascarenhas destacou a relevância das obras. “O recapeamento entre Silvanópolis e Pindorama é essencial para todos nós. Agradecemos demais ao governador por essa iniciativa. A comunidade está muito feliz.”.

 

Inauguração do Centro de Atendimento ao Turista

 

Atualmente, 18% da obra está executada, incluindo terraplenagem, pavimentação, revitalização do pavimento existente e programas ambientais previstos em contrato

 

A programação da agenda de trabalho em Pindorama incluiu a entrega do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), uma estrutura moderna com mais de 1.200 m², projetada para impulsionar o fluxo turístico e fortalecer o empreendedorismo local. O CAT coloca Pindorama como uma nova porta de entrada do turismo para o Jalapão e para as Serras Gerais, ampliando oportunidades e qualificando a recepção aos visitantes.

 

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Hellyson Corrêa, destacou que o espaço simboliza um marco no desenvolvimento do município. “Inauguramos não apenas um prédio, mas um símbolo do nosso compromisso com o desenvolvimento, com a hospitalidade e com a valorização da cultura de Pindorama. Prestamos uma homenagem justa ao senhor Veronésio de Oliveira Matos, pioneiro que deixou um legado importante. Este centro é um espaço vivo, que une nossa história ao nosso futuro”, afirmou.

 

Deusimar Turíbio, natural de Pindorama, afirmou que a maior dificuldade do município sempre foi a estrada e com a obra será mais fácil para quem viaja e mora na cidade

 

Já o secretário estadual de Turismo, Romildo Santos, reforçou que o CAT fortalece as políticas públicas voltadas para o setor. “Este espaço representa muito para o município e para o estado. A Secretaria estará sempre presente, incentivando o turismo, trazendo cursos do programa Tocantins Recebe Bem para qualificar as pessoas que trabalham na área, além de fomentar iniciativas para que empreendedores possam investir e desenvolver o turismo regional”, destacou.

 

Novas ordens de serviço

 

Durante a solenidade em Pindorama, o governador Laurez Moreira participou das assinaturas de ordens de serviço para a construção do Portal da Cidade, na saída para Ponte Alta, do Campo Society e de pontes e bueiros de concreto em pontos estratégicos da zona urbana e rural. As obras vão fortalecer a mobilidade, ampliar espaços de lazer e garantir infraestrutura adequada para o desenvolvimento produtivo.

 

Hospital Municipal

 

O governador também visitou o centro cirúrgico do Hospital Municipal de Pindorama, referência da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a realização de cirurgias mensais. A unidade já realizou mais de 700 procedimentos, contribuindo para a descentralização da saúde e evitando sobrecarga em hospitais da Capital. “Estamos vendo a necessidade de cada município e ficamos felizes quando encontramos uma parceria como esta, que já permitiu realizar mais de 700 cirurgias em Pindorama. É isso o que queremos: saúde descentralizada, perto das pessoas”, destacou Laurez Moreira.

 

Colégio Estadual José Alves de Assis

 

Encerrando a programação em Pindorama, Laurez Moreira visitou o Colégio Estadual José Alves de Assis, que nunca recebeu uma reforma estrutural desde sua construção, na década de 1980. O governador recebeu o pleito e adiantou que a Secretaria de Educação fará os levantamentos necessários que possibilitará o processo de revitalização.

 

A agenda de trabalho no município reforça o conjunto de investimentos que o Governo do Tocantins tem realizado em infraestrutura, turismo, saúde e desenvolvimento regional, consolidando Pindorama como polo estratégico para integração e fortalecimento do Jalapão e das Serras Gerais.

 

Presenças

 

Participaram da ação o deputado federal Toinho Andrade; os prefeitos Neto Aires (Ipueiras), Kedson Alves (Ponte Alta), Max Barbosa (Araguanã) e Matheus Coelho (Novo Acordo); o ex-senador Vicente Alves; o ex-governador Sandoval Cardoso; o secretário de Ações Institucionais, Márcio Antônio Andrade; o vice-presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins (Ageto), Otoniel Andrade; o presidente da Câmara Municipal de Pindorama, Franciel Gaspar (Ciel); o vice-prefeito de Pindorama, Almir Batista; o vice-prefeito de Ponte Alta, Rodrigo Pinheiro; além de vereadores e lideranças regionais.

 

 

Posted On Sexta, 05 Dezembro 2025 13:56 Escrito por

Avaliação indicou ainda que foram alcançados 97,84% no Índice Nacional de Transparência Pública

 

 

 

Da Assessoria

 

 

Conforme dados apresentados no Radar Nacional da Transparência Pública, plataforma oficial do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, o Município de Palmas alcançou novamente um dos melhores desempenhos do País em transparência pública ao registrar 97,84%, no Índice de Transparência, referente ao ano de 2025. Além disso, houve uma evolução positiva de 2,14% em relação ao índice anterior.

 

A avaliação considera o questionário enviado em 18 de maio de 2025 e abrange o Portal de Transparência do Poder Executivo Municipal.

 

Classificação no Nível Diamante

De acordo com as informações exibidas no sistema, Palmas manteve o Nível Diamante, a classificação mais alta concedida pelo PNTP, destinada apenas aos portais de transparência que demonstrem excelência na divulgação de informações, boa governança e atendimento às normas de acesso à informação.

 

O histórico mostra que o município já se encontrava no Nível Diamante em avaliações anteriores e conseguiu preservar a posição, evidenciando consistência nos padrões de transparência adotados.

 

Portal Cumpre Itens Essenciais

A avaliação também revela que o portal da transparência de Palmas atingiu 100% de cumprimento dos itens essenciais, que representam o conjunto mínimo de informações obrigatórias, incluindo estrutura administrativa, receitas, despesas, contratos, licitações, convênios, remuneração e instrumentos de planejamento.

 

O relatório exibido pelo Radar Nacional indica que o portal municipal passou pelas etapas de avaliação automatizada, validação e certificação, reforçando a confiabilidade dos dados publicados. A plataforma registra ainda o link do site avaliado: www.palmas.to.gov.br (https://acessoainformacao.palmas.to.gov.br/).

 

Fortalecimento da Integridade e Controle

O controlador-geral do Município, Pablo Lemos, atribui esse resultado como um reflexo do esforço conjunto das equipes e da determinação da gestão municipal em fortalecer a integridade, o controle interno e o diálogo com a sociedade.

 

Palmas Supera Padrões Mínimos

“O Selo Diamante posiciona Palmas entre as referências nacionais em transparência, aumenta a confiança pública e reforça nossa missão de promover uma administração cada vez mais eficiente, ética e orientada ao interesse coletivo. Esse reconhecimento demonstra que o município não apenas cumpre as exigências legais de transparência, mas supera os padrões mínimos, oferecendo ao cidadão informações claras, atualizadas e acessíveis”, ressalta o controlador.

 

Ainda de acordo com o controlador-geral, a gestão segue avançando para manter e aprimorar esse padrão, garantindo que Palmas continue sendo exemplo de transparência e responsabilidade na gestão pública. “Com esse desempenho, Palmas reafirma seu comprometimento com a transparência ativa, fortalecendo o controle social e garantindo ao cidadão amplo acesso às informações públicas”, conclui.

 

 

 

Posted On Sexta, 05 Dezembro 2025 13:53 Escrito por O Paralelo 13

A agenda se estende pelos dias 6 e 7 de dezembro, integrando as festividades da tradicional celebração em que Miracema simbolicamente reassume, por um dia, a condição de sede do governo estadual, o Capital por um Dia

 

 

Por Eliane Tenório

 

 

O governador Laurez Moreira lança nesta sexta-feira, 5, em Miracema do Tocantins, o programa Tocantins Presente, uma iniciativa inédita do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). A ação marca o início de um novo modelo de Governo Itinerante, cujo objetivo é levar toda a estrutura pública para perto das comunidades tocantinenses. A programação ocorre das 9 às 17 horas, em frente à Câmara Municipal, no bairro Dona Filomena.

 

A agenda se estende pelos dias 6 e 7 de dezembro, integrando as festividades da tradicional celebração em que Miracema simbolicamente reassume, por um dia, a condição de sede do governo estadual, o Capital por um Dia. O evento prevê atrair autoridades e moradores, revitalizando a relevância histórica e política do município.

 

O Tocantins Presente tem como missão aproximar o Governo do Estado da população e fortalecer o diálogo com os cidadãos.

 

Ações da Setas: serviços, capacitações e atendimentos sociais

 

O setor de Inclusão Produtiva ofertará oficinas práticas, para a população, como a Oficina de Padaria Artesanal – Especial de Natal Foto: Loise Maria

 

Durante o evento, a Setas atuará com suas superintendências e gerências para oferecer serviços essenciais à população e orientações técnicas aos gestores municipais.

 

Na Proteção Social Básica, serão disponibilizadas informações sobre o Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz, orientações sobre serviços do CRAS, concessão e emissão do Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa, esclarecimentos sobre o cofinanciamento estadual dos benefícios eventuais e sobre o programa BPC na Escola.

 

A Proteção Social Especial (PSE) prestará orientações técnicas sobre serviços de Média e Alta Complexidade, atendendo gestores e técnicos da assistência social.

 

A Superintendência do Trabalho, via Sine, ofertará captação e encaminhamento para vagas de emprego, solicitação de seguro-desemprego, emissão da Carteira de Trabalho e atualização cadastral na plataforma IMO (MTE). Também haverá rodas de conversa e palestras promovidas pelas gerências do Trabalho Decente e de Qualificação, incluindo debates sobre Trabalho Decente, desafios das mulheres no mercado, como alavancar vendas e empreendedorismo, além da exibição do filme "Pureza".

 

A Setas levará orientações sobre concessão, cadastro e emissão do Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa Foto: Carlessandro Souza

 

A Gerência de Inclusão Produtiva ofertará oficinas práticas, como a Oficina de Padaria Artesanal – Especial de Natal (panetones, tortas, pães e temperos), a Oficina de Artesanato Natalino em Tecido, e a Ação de Beleza e Bem-Estar, com cortes de cabelo, penteados e design de sobrancelhas gratuitos ou a preços sociais.

 

 

“É uma satisfação estar ainda mais próxima da população de Miracema, levando por meio da Setas serviços, orientações e capacitações que fortalecem a cidadania. Estamos oferecendo atendimentos da assistência social, ações do Sine e oficinas práticas que promovem oportunidades e geração de renda. Nosso compromisso é assegurar que cada família tenha acesso aos seus direitos. Onde houver pessoas precisando do apoio do Governo do Tocantins, a Setas estará presente”, afirmou a secretária, Ana Carina Souto.

 

Novo formato de gestão pública

 

O Tocantins Presente cria um modelo permanente de gestão, baseado em presença ativa, escuta qualificada e descentralização dos serviços públicos. A proposta é ampliar o acesso da população às políticas de saúde, educação, cidadania, assistência social, agricultura, segurança, turismo, cultura, emprego e renda.

 

Coordenado diretamente pela Setas, o programa reúne secretarias, autarquias e órgãos parceiros em uma grande força-tarefa, organizada em nove eixos temáticos e operacionalizada por um Comitê Gestor Integrado.

 

 

 

Posted On Sexta, 05 Dezembro 2025 02:27 Escrito por

Governador Laurez Moreira sancionou nesta quinta-feira, 4, a Lei nº 4.904/2025, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026

 

Da Assessoria

 

 

A publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) sem vetos às emendas propostas pelos parlamentares, reforça o alinhamento entre Executivo e Legislativo na definição das bases que orientarão o orçamento estadual do próximo ano.

 

A LDO 2026 consolida as metas fiscais, prioridades de governo e parâmetros de organização orçamentária, garantindo previsibilidade e estabilidade para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O texto define regras para gestão de despesas, investimentos, emendas parlamentares e políticas públicas essenciais, além de reafirmar o compromisso do Estado com o equilíbrio fiscal e a transparência.

 

De acordo com o documento, as prioridades foram construídas em consonância com o Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e com as diretrizes debatidas com a sociedade durante as audiências públicas nas oito regiões do Tocantins.

 

A sanção sem vetos acelera o processo de planejamento e permite que o governo avance imediatamente na fase final de preparação do orçamento de 2026, assegurando que programas, obras e ações estratégicas sejam organizados com base em critérios técnicos e responsabilidade fiscal.

 

 

 

 

Posted On Sexta, 05 Dezembro 2025 02:21 Escrito por

Audiência pública contará com presença de representantes da Prefeitura de Palmas

 

 

Por  Jurbiléia Pinto

 

Está marcado para a próxima quarta-feira, 10, a audiência pública, na Câmara Municipal, para apresentação do Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA). Na ocasião, que contará com a participação de representantes da Prefeitura de Palmas, será feita a leitura em plenário e a distribuição dos projetos às comissões competentes, em especial a de Finanças, Orçamento e Fiscalização. A partir daí, os vereadores passam a analisar detalhadamente as propostas enviadas pelo Executivo, verificando se estão compatíveis com o Plano Diretor, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as metas fiscais estabelecidas.

 

A audiência pública é uma oportunidade da população conhecer mais sobre o plano e a estimativa de receita e despesa para 2026. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão de Palmas (Seplan), André Cheguhem, os planos protocolados pela Prefeitura de Palmas na Câmara de Vereadores no dia 1º de dezembro contemplam os votos da população, dados durante a consulta pública de elaboração do PPA. “A consulta pública contou com um número significativo de participações dos palmenses, e estes votos foram analisados e inseridos no projeto de lei. Por isso, a audiência é um bom momento para a população conhecer a proposta de ações e os investimentos futuros do governo municipal”, disse.

 

A consulta pública foi encerrada no dia 24 de novembro e totalizou 16.552 visitas ao site da consulta.

 

 

Conheça as principais demandas votadas por área

 

Educação - Ampliar a oferta de vagas na educação infantil (ex.: construção de novas unidades, parcerias, convênios, outros)

 

Saúde - Ampliar a oferta de consultas e exames especializados (ex.: saúde digital com especialistas, saúde preventiva, saúde da mulher, outros)

 

Meio Ambiente - Ampliar as ações de arborização na cidade (ex.: adote um jardim, plantio em vias e áreas públicas, outros)

 

Cultura e Turismo - Fortalecer e ampliar o turismo e a cultura como vetores econômicos em Palmas (ex.: realização de grandes eventos, como Arraiá da Capital, FGT, salão do livro, novos eventos sustentáveis, outros)

 

Infraestrutura - Reduzir problemas de alagamento em vias urbanas (ex.: drenagem sustentável, jardins de chuva, outros)

 

Governança e Gestão - Proporcionar e incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores municipais

 

Desenvolvimento Social - Fomentar programas sociais e de cidadania integrados com aspectos econômicos, de educação, esporte e lazer, de cultura, entre outros (ex: pioneiros mirins, força jovem, menina mulher, passageiros do futuro, outros)

 

Urbanismo - Ampliar, melhorar e incentivar a acessibilidade e mobilidade urbana ativas (ex.:rampas, pisos táteis, ciclofaixas, ciclovias, uso veículos não motorizados, bicicletas compartilhadas, outros)

 

Economia - Atrair empresas para a geração de emprego e renda (ex.: polo atacadista, polo industrial, ambiente regulatório, rodada de negócios, outros)

 

Juventude, Esporte e Lazer - Recuperar, qualificar e criar espaços públicos de esporte, recreação e lazer (ex.:construção e reformas de quadras poliesportivas, academias ao ar-livre, pista de esportes radicais, outros)

 

Agricultura - Aprimorar o suporte aos produtores (ex.: orientações técnicas, capacitações, insumos, apoios financeiros, extensão rural, subsídio para correção de solo, outros)

 

Segurança Pública - Aumentar as ações de segurança (ex.: disque-denúncia, presença da GMP nas ruas, bairros, quadras, praças, praias e prédios públicos municipais, outros).

 

 

Posted On Sexta, 05 Dezembro 2025 02:13 Escrito por
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