Estado recebeu 6 mil novos moradores vindos de outras unidades da federação entre 2017 e 2022
Da Assessorria
Na Região Norte do país, o Tocantins foi o único estado com saldo positivo de migrantes internos, com 6 mil novos moradores vindos de outras unidades da federação entre 2017 e 2022, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso ocorreu enquanto estados vizinhos como Pará e Maranhão perderam, respectivamente, 94 mil e 129 mil habitantes no mesmo período.
"O saldo positivo de migrantes reforça que o Tocantins tem feito a lição de casa ao garantir equilíbrio das contas públicas, segurança jurídica e planejamento estratégico. Esses pilares são fundamentais para atrair investimentos, gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população. Seguiremos firmes nesse caminho, promovendo o desenvolvimento com sustentabilidade e boas práticas de governança”, destaca o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, enfatiza que esse resultado está diretamente ligado às políticas de desenvolvimento adotadas pelo Governo do Tocantins. "Os dados reforçam que o Tocantins tem se consolidado como uma terra de oportunidades. O saldo positivo de migrantes demonstra que estamos no caminho certo ao criar um ambiente favorável para novos negócios, atrair investimentos e fomentar a geração de emprego e renda. Os incentivos do Governo do Tocantins, por meio do Pics [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços], também são fundamentais para esse crescimento e fazem do nosso estado um destino de prosperidade para quem quer empreender e viver melhor", pontua.
Censo sobre migração interna
Dados do Censo Demográfico 2022 – Resultados da Fecundidade e Migração Interna mostram que 19,2 milhões de pessoas residem em regiões distintas daquela em que nasceram. Em 2022, três milhões de pessoas viviam em regiões diferentes daquelas onde residiam em 2017.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, ressalta que as políticas de incentivo e ambiente favorável têm impulsionado o crescimento econômico e atraído novos moradores para o Tocantins
Nesse período, entre 2017 e 2022, a Região Norte recebeu cerca de 231 mil imigrantes provenientes de outras regiões do Brasil e perdeu cerca de 432 mil emigrantes, resultando em um saldo migratório negativo de 201 mil pessoas. O Tocantins foi o único estado da Região Norte com saldo positivo, recebendo 6 mil novos moradores vindos de outros estados. Roraima perdeu 2.738 habitantes; Amapá, 17.585; Rondônia, 22.759; Acre, 23.744; Amazonas, 46.358; e Pará, 94.097.
Apenas nove estados em todo o país apresentaram saldo migratório positivo, são eles: Santa Catarina (354.350), Goiás (186.827), Minas Gerais (106.499), Mato Grosso (103.938), Paraná (85.045), Paraíba (30.952), Espírito Santo (27.868), Mato Grosso do Sul (17.674) e Tocantins (6.031).
Morador da região, Ronaldo André Leite comemorou a melhoria. “Isso aqui era uma tragédia, totalmente escuro, causava medo. Agora está muito bom, sem comparação, uma maravilha. Melhora em 100% a vida de quem passa por aqui para acessar outros bairros”, afirmou.refeitura de Gurupi avança com pavimentação no Jardim das Bandeiras e transforma realidade dos moradores
Por: Heliana Oliveira
A cada dia, a população do setor Jardim das Bandeiras, em Gurupi, se aproxima da realização de um sonho antigo: a pavimentação asfáltica das ruas do bairro. A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue com ritmo acelerado na execução do maior programa de pavimentação e recuperação asfáltica já realizado no município.
Nesta sexta-feira, 11, as máquinas estão em ação na Avenida Pioneira, que recebe a camada final de asfalto. Ao todo, 13 trechos do Jardim das Bandeiras serão contemplados com pavimentação, promovendo mais qualidade de vida para os moradores e comerciantes locais.
Proprietária de um depósito de material de construção na Avenida Pioneira, Maria Raquel de Souza, não esconde a felicidade com o avanço das obras. “Esse asfalto era muito esperado, vai acabar com a poeira e com a lama no período chuvoso. Com essa benfeitoria, nossos imóveis valorizam mais. Estamos muito felizes e gratos à prefeita Josi Nunes por realizar esse sonho, em especial, dos moradores antigos do bairro. Ontem pisei nesse asfalto e fiquei muito feliz, muda tudo na nossa vida”, declarou.
A prefeita Josi Nunes ressaltou o impacto positivo da obra na vida dos moradores. “Esse é um compromisso da nossa gestão: levar infraestrutura a todas as regiões da cidade. A pavimentação no Jardim das Bandeiras é mais do que uma obra, é dignidade, é desenvolvimento, é a realização de um desejo antigo da população”, afirmou.
A secretária Municipal de Infraestrutura, Juliana Passarin, destacou a dimensão do programa de pavimentação. “Estamos falando de 506 ruas e avenidas que estão sendo contempladas em toda Gurupi. Já executamos 49% desse total e seguimos avançando com muito empenho e planejamento técnico”, pontuou.
Investimentos
A obra faz parte de um amplo pacote de investimentos viabilizado por meio de parcerias e articulação política da prefeita Josi Nunes. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares da senadora Professora Dorinha, do deputado federal Carlos Gaguim, do ex-deputado federal Osires Damaso, além de uma emenda de bancada e de financiamento do Município junto ao Banco do Brasil.
Iluminação pública
Outra benfeitoria realizada no setor foi a instalação de iluminação pública em um trecho de 300 metros de uma via de acesso que liga a Marginal à Avenida Fernão Dias, no Jardim das Bandeiras.
Morador da região, Ronaldo André Leite comemorou a melhoria. “Isso aqui era uma tragédia, totalmente escuro, causava medo. Agora está muito bom, sem comparação, uma maravilha. Melhora em 100% a vida de quem passa por aqui para acessar outros bairros”, afirmou.
Doações serão encaminhadas a instituições e projetos sociais por meio programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, realizado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais; evento ocorre nesta sexta-feira, 11, com show nacional de Bell Marques
Por Camila Mitye
O Governo do Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 11, a segunda edição do Taquaruçu Fest e convida a população a participar da festa e também de uma ação solidária: a doação de 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa. Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), o programa destina os alimentos arrecadados a instituições, projetos sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade. O evento ocorre na Praça Tarcísio Machado, no distrito de Taquaruçu, em Palmas, com entrada gratuita, show nacional de Bell Marques e apresentações de artistas regionais.
“Nós acreditamos no poder da solidariedade e sabemos que cada show, cada festa, pode ser também uma oportunidade de fazer o bem. Por isso, aproveitamos este momento de celebração para convidar as pessoas a doarem. É um gesto simples, mas que transforma a realidade de muita gente”, destaca a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, enfatiza que o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa tem sido um grande aliado nas ações e nos eventos do estado. “É uma parceria que dá certo, porque além de levar alegria às pessoas, fortalece o espírito de solidariedade do nosso povo, algo que vem sendo muito bem conduzido pela nossa primeira-dama Karynne Sotero e pelo nosso governador Wanderlei Barbosa. Por isso, é fundamental reforçarmos sempre essa união entre o turismo e as ações sociais, pois juntos construímos um Tocantins mais justo, acolhedor e forte para todos”, reforça.
Solidariedade em rede
Criado em 2024, o Tocantins Alimenta Quem Precisa integra a Rede Cuidar, iniciativa do Governo do Estado que articula ações voltadas para a proteção social, a geração de renda e a cidadania. Desde então, o programa tem promovido a arrecadação de alimentos em shows e eventos realizados pelo Estado, como a 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), onde cerca de 140 toneladas de alimentos foram arrecadados e seguem sendo encaminhados a quem mais precisa.
Entre as instituições já beneficiadas, estão as casas de idosos Sagrado Coração de Jesus (Araguaína), Conferência São Vicente de Paula (Arraias) e Abrigo João XXIII (Porto Nacional). O Lar Batista F. F. Soren, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, também recebeu doações, assim como a Associação das Mulheres Bem Vividas de Pedro Afonso e a Casa Azul, que apoia famílias da região sul de Palmas.
As doações também têm chegado às famílias de pacientes em tratamento, por meio da Associação Amigos do HGP, da Fundação Pró-Rim, da Casa de Apoio Vera Lúcia, da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da Comunidade Terapêutica Rhema, que atua na recuperação de dependentes químicos no Jardim Taquari, em Palmas, bem como a Fazenda da Esperança Feminina.
Taquaruçu Fest
Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Taquaruçu Fest celebra a cultura local e o turismo com shows de artistas regionais e nacionais. Nesta sexta-feira, 11, a grande atração será Bell Marques, conhecido por hits que marcaram gerações. Também sobem ao palco os artistas Viola D’Júnior, Paulinho & Banda e Wglemerson Lima.
Em discurso no LIDE Brazil Morocco Forum, o Chefe do Executivo ressaltou o potencial agropecuário do Tocantins com foco em sustentabilidade, além de logística, industrialização e parcerias estratégicas para o desenvolvimento regional
Por Alechandre Obeid e Jakelyne Monteiro
O Tocantins foi representado em um dos mais importantes fóruns internacionais de negócios entre Brasil e Marrocos. Nesta quarta-feira, 9, em Marrakech, o governador Wanderlei Barbosa apresentou as potencialidades do estado no setor do agronegócio para empresários e autoridades de diversos países. Ele foi um dos principais palestrantes do painel de abertura do evento, Agronegócio e Segurança Alimentar: A abertura do mercado de agronegócio do Marrocos a produtos brasileiros, que integra a programação do LIDE Brazil Morocco Forum.
Em seu discurso, o governador mencionou a relevância de parcerias para o crescimento econômico do Tocantins, expressando a importância do encontro. Destacou que, apesar de ser o estado mais jovem do Brasil, o Tocantins já se destaca como um dos maiores produtores agropecuários da região Norte e da Amazônia, com uma cadeia produtiva em expansão e em processo de industrialização dos seus produtos locais. Mencionou, ainda, a logística favorável do estado, incluindo a Ferrovia Norte-Sul e rodovias federais, e sua importância na região do Matopiba.
Participantes acompanham o painel de abertura do evento, que reuniu autoridades e empresários dos dois paísesParticipantes acompanham o painel de abertura do evento, que reuniu autoridades e empresários dos dois países
“Nosso objetivo é um crescimento econômico focado na sustentabilidade e o Tocantins vai continuar crescendo com essa vocação: sendo um estado produtivo, mas também estratégico para o escoamento da produção de toda uma região. É por isso que faço questão de estar presente neste fórum, para mostrar ao empresariado, tanto brasileiro quanto internacional, que o Tocantins é uma das novas fronteiras mais promissoras para investir e empreender. Temos terras férteis e produtivas, e naturalmente precisamos de insumos como o fosfato, que o Marrocos produz em larga escala, para a fabricação de fertilizantes e a correção do solo. Essa cooperação é fundamental para fortalecer ainda mais o nosso agronegócio”, enfatizou Wanderlei Barbosa.
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, Irajá Lacerda, também participou do painel e destacou a trajetória de transformação do agronegócio brasileiro como exemplo de sucesso e oportunidade de cooperação internacional. “Há menos de cinquenta anos, o Brasil importava 90% dos produtos que consumia. Com a criação de um novo modelo, conseguimos transformar profundamente a realidade do nosso agronegócio. Passamos a conhecer melhor nossos solos, a produzir com mais eficiência e a mudar toda a dinâmica do setor. Essa evolução foi possível graças à união entre ciência, políticas públicas eficazes e a força de trabalho dos agricultores brasileiros. Hoje, o Brasil é um dos principais protagonistas na garantia da segurança alimentar global”, ressaltou.
Ainda discursaram no painel o ministro da Agricultura, Pescas Marítimas, Desenvolvimento Rural, Águas e Florestas do Marrocos, Ahmed El Bouari; o head do Lide Agronegócios e ex-secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro; e CEO da OCP Brasil, Marcos Stelzer.
Delegação do Tocantins representa o estado em fórum internacional de negócios
Para o secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Thomas Jefferson, que faz parte da equipe tocantinense no país, o Tocantins tem registrado um crescimento no agronegócio muito acima da média nacional, especialmente na produção de grãos e na pecuária. "Para sustentar esse avanço, o estado se tornou um grande consumidor de fertilizantes e insumos agrícolas. Já o Marrocos é um dos maiores exportadores mundiais de fosfatados e fertilizantes mistos, base essencial desses produtos. Estar aqui, conhecendo de perto essa realidade, nos permite fortalecer as relações bilaterais e abrir novas possibilidades de cooperação comercial. É uma via de mão dupla: enquanto levamos o potencial do Tocantins ao mundo, também buscamos parcerias que impulsionem ainda mais o nosso desenvolvimento”, afirmou.
LIDE Brazil Morocco Forum
Grupo de Líderes Empresariais realiza, entre 8 a 11 de julho, em Marrakech, o LIDE Brazil Morocco Forum. Um evento de alto nível que promove o fortalecimento das relações econômicas, diplomáticas e institucionais entre o Brasil e o Marrocos. Reunindo autoridades governamentais, empresários e líderes de diversos setores dos dois países, o fórum é uma plataforma estratégica para debater oportunidades de investimento, parcerias comerciais e cooperação em áreas como energia, agricultura, infraestrutura e inovação.
Por Lauane dos Santos
Com o compromisso de fortalecer o turismo, a cultura e o desenvolvimento local, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), destinou, neste mês de julho, mais de R$ 750 mil em emendas parlamentares. Os recursos, que já constam nos cofres públicos, contemplam seis municípios tocantinenses com apoio direto à realização da temporada de praia, eventos culturais e colaboração com a administração pública.
Cayres celebrou o pagamento das emendas e reforçou seu compromisso com fortalecimento do turismo, da cultura e do desenvolvimento dos municípios durante evento nesta quarta-feira, 8, para apresentar a estruturação das temporadas de praia ao redor do Estado, promovido pelo secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.
O parlamentar encaminhou R$ 600 mil para fortalecer a estrutura de temporada de praia nos municípios de Caseara, Itaguatins, São Salvador e Xambioá. Os recursos foram enviados à pedido dos gestores das cidades, a fim de apoiar a estrutura física da temporada e programações. Conforme Amélio, o apoio parlamentar é essencial no período de veraneio, uma vez que as temporadas movimentam o comércio local, fortalecem a economia e atraem visitantes de diversas regiões.
Em Carmolândia, o valor de R$ 100 mil foi direcionado à Exposição Agropecuária do município, realizada entre os dias 2 e 6 de julho, incentivando o agronegócio e as tradições da região. Já em Crixás do Tocantins, a emenda de R$ 50 mil foi enviada para custeio da administração pública, contribuindo com a logística e serviços municipais.
“Esses recursos representam nosso compromisso com o fortalecimento dos municípios, especialmente neste período de férias, quando o turismo e os eventos regionais aquecem a economia e promovem lazer e cultura para a população”, destacou o deputado Amélio Cayres.