Ministra Isabel Gallotti conduz procedimento que menciona o governador do DF em negócios com o BRB e o Master

 

 

Por Alícia Bernardes

 

 

Nos últimos dias, um procedimento judicial que menciona o nome do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), começou a tramitar no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo o documento, o chefe do Executivo local estaria envolvido em atos suspeitos relacionados a negócios envolvendo o Banco Regional de Brasília (BRB) e o Banco Master, ambos sob suspeita de prejuízos bilionários. A informação foi divulgada pela revista Veja.

 

O caso foi distribuído por sorteio à ministra Isabel Gallotti, que agora tem a responsabilidade de conduzir as investigações no tribunal. O material recebido já foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que agora deve definir as diligências a serem realizadas para aprofundar a apuração dos fatos.

 

Até o momento, não está claro se o trecho do procedimento que envolve Ibaneis está relacionado ao inquérito que já tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a condução do ministro Dias Toffoli, ou se faz parte de uma linha de investigação distinta no âmbito do caso Master.

 

No centro do escândalo está o uso de prestígio político pelo banqueiro Daniel Vorcaro para viabilizar operações que teriam causado prejuízos significativos aos cofres do BRB. No procedimento que chegou ao STJ, há menções a supostas tratativas em que o nome do governador é citado como interlocutor em negociações ligadas ao Master.

 

Ibaneis Rocha nega qualquer relação com as irregularidades atribuídas ao Banco Master, mas seu nome aparece em depoimentos, inclusive em declarações prestadas pelo próprio Vorcaro, que mencionou ter tido conversas com o governador tanto em sua residência quanto na casa oficial do chefe do Executivo do DF.

 

 

 

Posted On Quarta, 04 Fevereiro 2026 14:12 Escrito por O Paralelo 13

Mais de 15 milhões de famílias serão beneficiadas; lares podem receber até seis botijões por ano

 

 

Com Agência Senado

 

 

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (3), a MP (medida provisória) que cria o programa Gás do Povo, após a ratificação da Câmara dos Deputados no retorno aos trabalhos do Congresso nessa segunda (3). Agora, o texto vai para sanção presidencial.

 

O programa prevê botijão para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, inscritas no CadÚnico. Beneficiários do Bolsa Família têm prioridade.

 

Com a medida em vigor, as famílias podem retirar gratuitamente o botijão de gás de cozinha de 13 kg diretamente nas revendedoras credenciadas.

 

Lares com dois integrantes poderão receber até três botijões por ano; já casas com três integrantes receberão até quatro botijões anuais; e famílias com quatro pessoas ou mais poderão retirar até seis botijões.

 

O novo formato do benefício amplia o Auxílio Gás para atender 15 milhões de famílias, cerca de 50 milhões de pessoas.

 

 

Posted On Quarta, 04 Fevereiro 2026 06:45 Escrito por O Paralelo 13

Da Assessoria 

 

 

O fortalecimento da infraestrutura tecnológica e a aceleração da transformação digital no Brasil foram os temas centrais de uma reunião estratégica liderada pelo vice-presidente do Senado Federal e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes. Ele recebeu, em Brasília (DF), nesta terça-feira, 3, as principais lideranças do setor de telecomunicações do país: Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil, e Luís Henrique Barbosa, presidente executivo da TelComp.

 

O encontro serviu para alinhar pautas sobre a expansão da conectividade e políticas públicas que garantam o avanço da inovação em todas as regiões do território nacional. Durante a audiência, os representantes das entidades, que congregam operadoras de telefonia, internet e data centers, entregaram ao senador o convite oficial para o Mobile World Congress (MWC). O evento, considerado o maior e mais influente do setor tecnológico global, ocorrerá entre os dias 2 e 5 de março em Barcelona, na Espanha.

 

"A conectividade não é mais um luxo, mas uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico e social, especialmente em estados com grande potencial de crescimento como o Tocantins. Receber este convite para o Mobile World Congress em Barcelona é um reconhecimento do trabalho que o Congresso Nacional tem feito para modernizar nossa legislação e atrair investimentos em infraestrutura. Estamos comprometidos em colocar o Brasil na fronteira da inovação, garantindo que a transformação digital chegue, de fato, à ponta, melhorando a vida do cidadão e a competitividade das nossas empresas", afirmou o senador Eduardo Gomes.

 

Sobre o Encontro

 

A reunião reforça o papel do senador Eduardo Gomes como um dos principais interlocutores entre o setor produtivo de tecnologia e o Poder Legislativo. O diálogo com a Conexis Brasil e a TelComp busca viabilizar soluções que eliminem barreiras burocráticas e incentivem a instalação de novas redes, fundamentais para a implementação plena de tecnologias como o 5G e a ampliação do acesso à internet em áreas remotas.

 

 

 

 

 

Posted On Quarta, 04 Fevereiro 2026 06:26 Escrito por O Paralelo 13

Ex-funcionário do Careca do INSS detalha, com exclusividade à coluna, relação do lobista com Lulinha, filho do presidente Lula

 

 

Por Tácio Lorran

 

Um ex-funcionário do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, afirmou à coluna que o empresário costumava esbanjar suposta relação com Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, ao tratar com fornecedores e parceiros comerciais.

 

“Antonio falava abertamente sobre o filho do rapaz!!! Fábio Lula da Silva. Falava ‘filho’ e sinalizava mostrando a mão com 4 dedos… Falou o nome de Fábio Lula diversas vezes, a mim, a alguns parceiros comerciais, em reunião de diretoria”, detalhou o ex-funcionário, hoje considerado testemunha-chave da Polícia Federal no âmbito das investigações da Operação Sem Desconto, que apura a chamada Farra do INSS, cujo esquema foi revelado pelo Metrópoles.

Esta é a primeira entrevista dada pelo ex-funcionário do Careca do INSS à imprensa. A coluna esteve com a testemunha na última semana. Optou-se por preservar o nome dele em razão de supostas ameaças que o lobista teria feito em meados de junho de 2025.

 

 

Ainda em relação a Lulinha, a testemunha confirmou o depoimento que deu à Polícia Federal sobre suposta mesada que o Careca do INSS dava para o filho do presidente. “Antonio me disse que ele pagava uma mesada de 300 mil e que antecipou 25 milhões (não foi falado em que moeda) em função do Projeto Amazônia e Projeto Teste de Dengue. Antonio comentou que algumas vezes o encontrava em SP e DF”, escreveu o ex-funcionário.

Lulinha é citado como possível sócio oculto do Careca do INSS em negócios na área da saúde que seriam realizados junto ao governo federal. Uma dessas parcerias previa o fornecimento de cannabis em larga escala ao Ministério da Saúde.

 

Diálogos obtidos pela Polícia Federal entre o lobista e um outro funcionário revelam que o empresário mandou R$ 1,5 milhão para Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha e alvo da última fase da Operação Sem Desconto. Em uma dessas transferências, o Careca do INSS explicou, por mensagem de texto, que o dinheiro era para “o filho do rapaz”, possivelmente se referindo a Lulinha.

 

 

 

Posted On Terça, 03 Fevereiro 2026 13:57 Escrito por O Paralelo 13

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta terça-feira

 

 

Com Estadão Conteúdo

 

 

A produção industrial caiu 1,2% em dezembro de 2025 ante novembro, na série com ajuste sazonal, em declínio mais intenso que o apontado pela mediana das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, de 0,5%, com intervalo entre uma queda de 2 1% a uma alta de 0,1%.

 

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta terça-feira, 3. Em relação a dezembro de 2024, a produção subiu 0,4%. Nessa comparação, sem ajuste, o resultado ficou abaixo da mediana das projeções, de alta de 0,8%, com intervalo entre queda 0,7% a alta de 6,2%.

 

 

No acumulado do ano passado, houve alta de 0,6%, de acordo com o IBGE. O número também é inferior a mediana positiva de 0,8%, com estimativas que variavam de avanço de 0,6% a 1,5%.

 

 

 

Posted On Terça, 03 Fevereiro 2026 13:52 Escrito por O Paralelo 13
Página 1 de 1022