SENADOR EDUARDO GOMES FAZ ANIVERSÁRIO BENEFICENTE

Denominada de “Ação da Esperança”, a comemoração do aniversário do senador e presidente em exercício do Senado, Eduardo Gomes, acontece nesta segunda-feira, dia 28, na Fazenda da Esperança Feminina de Palmas, na quadra 1406 Sul.

A comemoração foi transformada em um almoço beneficente aberto a toda comunidade palmense, com 100% da renda revertida para a Fazenda da Esperança, que começa às 12 horas.

O convite é este, abaixo, onde há um QR Code para quem quiser participar fazer sua doação.

Uma iniciativa muito bem-vinda para um projeto social que teve sua estrutura comprometida pelas últimas chuvas.

 

FREI HANS STAPEL CUMPRIMENTA O SENADOR EDUARDO GOMES I

Em viagem pela África, o fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, enviou vídeo cumprimentando o presidente em exercício do Senado Federal, Eduardo Gomes, por seu aniversário e agradecendo pelo gesto humanitário de realizar as comemorações nas instalações da Fazenda da Esperança Feminina de Palmas, convertendo os presentes que receberia dos amigos em doações para a reconstrução da Casa Abrigo que desmoronou com as fortes chuvas.

 

FREI HANS STAPEL CUMPRIMENTA O SENADOR EDUARDO GOMES II

Frei Hans fez questão de ressaltar que desde os mandatos de deputado federal, Eduardo Gomes sempre foi parceiro da primeira hora do projeto. “Querido senador Eduardo Gomes, imagine como eu gostaria de estar nesta festa do seu aniversário, um momento de reflexão sobre a vida. Queria te dizer parabéns, agradecendo por todo o amor que você que você tem pelas Fazendas, seu empenho, sua luta. Você é um exemplo na politica. Obrigado e conte com minhas orações, estamos juntos”, finalizou.

O evento acontece com almoço, nesta segunda-feira, a partir das 12h, na sede da Fazenda da Esperança de Palmas, na quadra 1406 Sul.

Quem puder e desejar contribuir é só enviar um Pix de qualquer valor para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

TRÊS CANDIDATURAS AO GOVERNO EM CAMPO I

 

O Tocantins tem, hoje, três pré-candidaturas ao governo em 2026. A senadora Dorinha Seabra, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Amélio Cayres de o vice-governador, Laurez Moreira.

Os três já estão em campo buscando viabilizar suas pretensões, construir alicerces sólidos e unindo lideranças políticas de todas as regiões do Estado em busca da formação de um grupo político competitivo e com representatividade.

A permanecerem apenas essas três candidaturas, os eleitores tocantinenses têm a certeza de que verão uma campanha de alto nível, com propostas e projetos para os próximos quatro anos de governo debatidos inclusive com a população.

 

TRÊS CANDIDATURAS AO GOVERNO EM CAMPO II

Será uma campanha disputada por uma senadora, pelo presidente da Assembleia Legislativa e pelo vice-governador. Três políticos conhecedores de cada região do Estado e dos seus problemas e demandas.

E ainda há bastante tempo para os três aprofundarem as pesquisas e conversas com a população, com as lideranças políticas e classistas, para afiar o discurso para quando os palanques estiverem montados.

Uma dica aos três: não esqueçam de tratar a juventude como prioridade.

 

PREFEITURA DE PALMAS ENTREGA TÍTULOS DE PROPRIEDADE I

 

A Prefeitura de Palmas entregou neste sábado, 26, 562 títulos de propriedade para moradores dos setores Belo Horizonte e Vista Alegre. A cerimônia foi realizada no Rancho Asa Branca.

Com a matrícula individual do imóvel, as famílias garantem segurança jurídica, acesso a crédito e valorização patrimonial. A regularização fundiária é apontada pela gestão como uma das principais demandas da capital.

 

PREFEITURA DE PALMAS ENTREGA TÍTULOS DE PROPRIEDADE II

 

Durante o evento, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, seguiu mostrando altruísmo e boa vontade política, e que busca paz e harmonia pelo bem da população.

Ele agradeceu ao governador Wanderlei Barbosa, com quem está sempre em contato e participando de atos do governo do Estado, e pediu orações pela saúde do ex-governador Moisés Avelino e para a subprefeita Valtônia Gonçalves, que está internada no HGP.

 

GOVERNO DO TOCANTINS DANDO EXEMPLO DE CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

 

O Governo do Tocantins celebraa 1ª posição entre os estados da Região Norte do país com maior recuperação de áreas degradadas. A nível nacional, o estado ocupa a 6ª posição no ranking publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

De acordo com o Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que avaliou e atestou a metodologia aplicada e os resultados apresentados no levantamento produzido pelo CLP, que cita como fontes os dados do MapBiomas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a posição do Tocantins reflete os resultados do investimento em um conjunto de medidas robusto para recuperação de áreas degradadas.

 

 

“DEPUTADO ELEITO NÃO SE CURVA A AMEAÇAS DO STF”

 

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou neste domingo (27) que um deputado eleito “não se curva a ameaças” de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também afirmou que não aceitará “censura” e “intimidação”.

A declaração foi feita nas redes sociais após o ministro Flávio Dino, do STF, determinar que o deputado preste esclarecimentos em 48 horas sobre declarações relacionadas à divisão interna da bancada do PL da indicação de emendas de comissão.

“O Parlamento é livre. Deputado eleito pelo povo não se curva a ameaças de ministro do STF. Fazemos política com transparência, dentro da Casa do Povo. E a luta pela Anistia é justa, constitucional e legítima. Não aceitaremos censura, não aceitaremos intimidação”, disse Sóstenes no X (antigo Twitter).

 

LULA É ACONSELHADO A SE DISTANCIAR DE CARLOS LUPI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabia desde a última quarta-feira (23) que o ministro da Previdência Social, Carlos Luppi (PDT), havia sido alertado sobre as irregularidades, mas que pouco ou nada havia sido feito de concreto para coibir as práticas fraudulentas no INSS.

No dia em que a operação foi deflagrada, Lula se reuniu com o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Depois disso, Lula debateu com sua equipe de comunicação e aliados próximos estratégias de ações e respostas para a opinião pública diante do caso.

Ele chegou a ser aconselhado a afastar, temporariamente, o ministro. Essa possibilidade foi discutida. Mas a conclusão foi a de que seria melhor aguardar desdobramentos para não levar para o primeiro escalão do governo mais uma crise de suspeita de corrupção.

 

GOVERNO NÃO TEM ORÇAMENTO PARA RESSARCIR VÍTIMAS DA FRAUDE NO INSS

 

O governo pode sofrer um impacto fiscal significativo, caso tenha que arcar com o ressarcimento pelas fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo a economista-chefe do Inter, Rafaela Vitória.

De acordo com estimativa inicial da Controladoria-Geral da União (CGU), as entidades investigadas cobraram de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões no período entre 2019 e 2024.

“Ainda não sabemos se o ressarcimento ficará a cargo do INSS ou não. Mas se o governo tiver que lidar com ‘só’ R$ 4 bilhões já é um dano significativo. Não tem espaço no orçamento para isso. O volume é bem grande, então se governo for responsabilizado pode haver um impacto fiscal para esse ano”, afirmou a economista.

 

 

 

Posted On Segunda, 28 Abril 2025 07:18 Escrito por

SOBRE A SUSSEÇÃO ESTADUAL 2026

 

Até o momento, o governador Wanderlei Barbosa não se pronunciou sobre os caminhos que deve adotar na sucessão estadual, muito menos sobre nomes.

Já a senadora Dorinha Seabra já se declarou candidata apo governo pelo partido que preside no Tocantins, o União Brasil, e vem colecionando e agradecendo os apoios recebidos, inclusive do G5+, movimento que reúne os prefeitos dos cinco principais colégios eleitorais do Tocantins - Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional – e, em recentes declarações, já adiantou que chegará a hora de conversar com o governador Wanderlei Barbosa sobre as candidaturas majoritárias e sobre nomes.

 

APOIO PALACIANO

Dorinha Seabra já afirmou, também, que em nenhum momento irá cobrar do governador uma declaração de apoio ao seu nome, no que considerou  um “esticamento de corda” sem necessidade.

A senadora completou, esclarecendo que o governador sabe, muito bem, sobre o apoio que vem recebendo dela em Brasília, e que em todas as vezes em que o Tocantins e o governador precisaram da sua intervenção, esteve sempre pronta a ajudar.

Segundo um aliado de alta plumagem de Dorinha Seabra, a senadora está criando as condições de viabilizar e concretizar a sua candidatura ao governo e, quando estiver tudo organizado e preparado, irá revelar seu posicionamento e passar a trabalhar, de fato, como candidata ao governo.

 

AMÉLIO CAYRES BUSCA CONSOLIDAR CANDIDATURA AO GOVERNO

Concorrer a cargo eletivo é um direto de todos os cidadãos, conforme reza a Constituição Brasileira, basta não ter nenhum impedimento legal. E o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Amélio Cayres tem todo o direto de viabilizar sua candidatura ao governo, assim como todos os demais nomes que já se apresentaram com essa intenção.

E Amélio Cayres, também como todos os demais pré-candidatos, não deve nem pode ser menosprezado. Hoje, ele tem apoio de 20 deputados estaduais, cada um deles representando vários municípios.

Cayres tem se esforçado para aumentar a musculatura política da sua pré-candidatura e está sempre de agenda cheia, seja recebendo prefeitos e vereadores em seu gabinete ou os visitando nas cidades do interior e, com certeza, estará na disputa pelo governo em 2026.

Se será competitivo, aí será o trabalho realizado por ele até lá que vai dizer...

 

G5+ INICIA DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIO

Formado pelos prefeitos dos cinco principais colégios eleitorais do Tocantins, o autodenominado G5+ (o mais é porque o grupo articula com prefeitos de outras cidades para aumentar o cacife do grupo político).

Os prefeitos Eduardo Siqueira Campos, de Palmas, Wagner Rodrigues, de Araguaína, Josi Nunes, de Gurupi, Celso Morais, de Paraíso e Ronivon Maciel, de Porto Nacional, responsáveis pela formatação do grupo, que sendo só as cinco cidades, domina 40% dos votos no Estado, pretende chegar a 60% dos votos com a adesão de novos prefeitos, e já anunciaram apoio à pré-candidatura da Professora Dorinha Seabra.

Essa decisão isolou o G5+ do Palácio Araguaia e da Assembleia Legislativa, ao mesmo tempo derruba barreiras para que a ex-senadora Kátia Abreu e seu filho, Irajá Abreu, façam parte do movimento.

 

SÃO FÉLIX SEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Município considerado a “joia da coroa” para o trade turístico estadual, São Félix do Jalapão está passando por sérias dificuldades em relação ao abastecimento de água tratada, serviço prestado pela controversa empresa BRK.

A água sequer está chegando às torneiras das casas, dos restaurantes, pousadas e hotéis, e está comprometendo a imagem do turismo no Estado e prestando um desserviço à comunidade e aos empresários do único ponto turístico do Tocantins que recebe viajantes nacionais e internacionais.

 

PL AGORA CONSOLIDA PARTICIPAÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO

O PL do senador Eduardo Gomes, vice-presidente do Senado Federal está, definitivamente, na base política do governo do Estado com a posse de Ubiratan Carvalho, vice-prefeito de Paraíso, como secretário estadual de Habitação e de André Gomes, e do irmão de Eduardo Gomes, na secretaria estadual Metropolitana de Palmas.

Ubiratan Carvalho vice-prefeito de Paraíso

A verdade é que o PL , por meio de Eduardo Gomes, sempre esteve com Wanderlei Barbosa em suas duas gestões, dando total apoio nas causas relacionadas à Brasília e ao governo federal, mediando encontros, audiência e abrindo todas as portas da capital Federal aos interesses do Tocantins.

Sem contar que Eduardo Gomes é o campeão de carreamento de recursos federais tanto para o Estado quanto para os 139 municípios.

As duas secretarias estaduais entregues ao partido apenas consolidam o importante papel desempenhado por Eduardo Gomes e pelo PL em favor do povo tocantinense.

 

CLEYTON AGUIAR HOMENAGEIA BRASÍLIA PELOS 65 ANOS DE “VIDA”

O jornalista, cantor e compositor, Clayton Aguiar, amigo há décadas do senador Eduardo Gomes, vice-presidente do senado, gravou um vídeo em homenagem aos 65 anos de Brasília, completados ontem.

Clayton foi administrador da Capital Federal, o equivalente a prefeito, e tem seu DNA em importantes obras, como o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional, erguidas em parceria com o governo de Joaquim Roriz.

 

EDUARDO LEITE FICA NO PSDB PARA SER CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), deve aguardar o final das negociações de fusão dos tucanos com o Podemos e o Solidariedade para decidir a permanência na sigla. A permanência está condicionada à possibilidade do político ser candidato à Presidência em 2026.

À imprensa, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que conversou por telefone com Leite e que o gaúcho está em “processo de avaliação” para saber se irá deixar a sigla tucana.

“O Eduardo me ligou ontem, tivemos uma conversa muito boa e ele me disse que vai aguardar a conclusão do nosso processo de fusão com Podemos e os próximos passos para que ele possa decidir se será candidato à Presidência desse novo partido, se vai ficar, se não vai”, comentou.

 

RENATA ABREU DEVE PRESIDIR PSDB/PODEMOS

As tratativas para a fusão entre o PSDB e o Podemos estão na fase final e o novo partido deve ser formalizado nos próximos 10 dias, segundo fontes envolvidas nas negociações ouvidas pelo site da CNN.

O veículo de comunicação teve acesso ao documento que está sendo usado como base nas negociações e apurou que a deputada Renata Abreu (Podemos-SP) deve assumir a presidência da legenda, que terá 27 deputados federais, 401 prefeitos e 5330 vereadores. No primeiro momento, porém, vai haver uma “coabitação” na presidência entre ela e o ex-governador Marconi Perillo.

O nome do partido deve ser inicialmente Podemos/PSDB, mas não está descartada a possibilidade da agremiação ser rebatizada como Moderados ou Independentes.

O levantamento do Podemos apresentado ao PSDB mostra que os partidos se complementam em nível municipal. O Podemos tem um número maior de vereadores nas capitais e o PSDB no interior.

 

ANISTIA É O FOCO DE PARLAMENTARES APÓS FERIADÃO

Na retomada dos trabalhos após o feriado, a oposição deve intensificar a articulação para acelerar a tramitação do projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.

A principal frente será a reunião de líderes marcada para quinta-feira (24), quando o PL pretende pressionar pela votação do requerimento de urgência na semana seguinte. Até lá, o partido deve se reunir com líderes do Centrão para garantir que eles referendem, durante o encontro, a necessidade de pautar o requerimento para a próxima semana.

Para viabilizar o avanço da proposta, o PL deve apresentar aos líderes partidários a possibilidade de um texto mais flexível, que restringe a condenação pelos atos de 8 de janeiro apenas aos envolvidos na depredação do patrimônio público. A pena para depredação de patrimônio público é de três anos de prisão. Já os acusados de planejar ou financiar os ataques seriam beneficiados pela anistia.

 

40 ANOS SEM TANCREDO NEVES I

Tancredo de Almeida Neves morreu há 40 anos, em 21 de abril de 1985, como presidente da República eleito. Não tomou posse no cargo, mas sua principal obra política foi executada com sucesso: a devolução do poder à população civil, encerrando duas décadas de ditadura militar (1964-1985).

Opositor do regime, Tancredo catalisou esperanças e conduziu a costura final da transição de poder. "Articulador", "arquiteto" e "fiador da redemocratização" são termos usados para descrever o político mineiro – um senhor calvo, estrategista, comunicativo, contador de causos e contrário aos extremos.

 

40 ANOS SEM TANCREDO NEVES II

“A trajetória dele identifica o mais autêntico liberal, defensor permanente da democracia. Não foi a luta armada, não foi o radicalismo verborrágico de alguns políticos que conseguiram terminar com o governo militar. Foi a negociação política”, avalia o historiador Antônio Barbosa.

Escolhido pelo voto indireto para suceder o general João Figueiredo na Presidência da República, Tancredo foi hospitalizado na véspera da posse com fortes dores abdominais. Após sete cirurgias e 39 dias de uma agonia compartilhada com o país, morreu em São Paulo, aos 75 anos.

 

Posted On Terça, 22 Abril 2025 07:59 Escrito por

Wanderlei e o exercício democrático

 

Aliados do governador Wanderlei Barbosa afirmam que ele recebeu com serenidade o anúncio de apoio dos cinco prefeitos, todos eleitos por partidos de oposição, à pré-candidatura da senadora Professora Dorinha ao Governo do Estado.

 Com uma trajetória marcada pelo respeito às instituições e à democracia, Wanderlei, de vereador a governador reeleito, passando pela presidência da Câmara de Palmas, conhece bem a pluralidade da política e compreende os movimentos naturais do processo eleitoral.

 

O xadrez de 2026

 

Fontes próximas ao governador, sob condição de anonimato, avaliam que o cenário para 2026 ainda está em formação e tende a trazer “muitos rabos de arraia” até a definição das candidaturas.

 Apesar do gesto do chamado G5+, que reúne prefeitos das maiores cidades, aliados garantem que Wanderlei mantém firme sua base na Assembleia Legislativa e entre prefeitos do Republicanos e de partidos aliados.

 “Ele segue com o grupo coeso e comprometido com a gestão”, afirma um interlocutor. O próprio governador tem reiterado que, neste momento, seu foco está nas entregas. “O tempo da eleição vai chegar. Agora, o compromisso é com resultados para a população”, tem dito.

 

Laurez na berlinda

 

O apoio do G5 à senadora Dorinha caiu como um balde de água fria sobre os planos do vice-governador Laurez Moreira. O gesto incluiu o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, com quem Laurez contava como aliado, mas que permaneceu em silêncio diante do movimento.

 Mesmo assim, Laurez garante que seguirá em frente com seu projeto. A interlocutores próximos, reafirmou que continuará rodando o estado e dialogando com a população: “Seguimos no caminho do diálogo e da construção. Ainda há muito chão pela frente.”

 

Sudeste reage ao G5

 

Prefeitos de cidades pequenas e médias da região Sudeste reagiram à articulação dos grandes colégios eleitorais. Em tom firme, mandaram recado: “Fazemos parte da estatística. Eleição só se ganha na última urna. Estamos no jogo.”

 Eles destacam que, somadas, essas cidades têm peso decisivo em eleições passadas e lembram a derrota de Ronaldo Dimas, apoiado por grandes prefeitos, como exemplo.

 O movimento sinaliza: o interior quer protagonismo na construção da sucessão de 2026. E o recado é claro: ninguém será coadjuvante.

 

Eduardo Gomes esclarece emenda ao Hospital de Amor

 

Diante da repercussão sobre emendas parlamentares destinadas a outros estados, o senador Eduardo Gomes (PL) prestou esclarecimentos sobre os R$ 10 milhões destinados à Fundação Pio XII, sediada em São Paulo.

 Segundo ele, o recurso está sendo integralmente aplicado na obra do Hospital de Amor em Palmas. A destinação à sede paulista é apenas uma exigência burocrática, já que a fundação é a gestora nacional do projeto.

 A unidade em Palmas, segundo o senador, será a mais moderna do Brasil e evitará o deslocamento de dois mil pacientes por ano para Barretos. A obra já está parcialmente em funcionamento.

 

Bancada e transparência

 

Com a prestação de contas feita por Eduardo Gomes, cresce a expectativa de que os demais parlamentares tocantinenses também esclareçam suas emendas destinadas a outros estados.

 A transparência, neste momento, é vista como um gesto necessário à sociedade e ao próprio debate político. Confira o que cada parlamentar destinou para outros estados:

 

Eduardo Gomes (PL)

R$ 10.000.000

 

Antônio Andrade (Republicanos)

R$ 5.000.000

 

Eli Borges (PL)

R$ 1.000.000 - Hospital do Amor em Palmas

 

Alexandre Guimarães (MDB)

R$ 500.000

 

Lázaro Botelho (PP)

R$ 500.000

 

Vicentinho Júnior (PP)

R$ 500.000

 

Professora Dorinha (União)

R$ 500.000

 

Filipe Martins (PL)

R$ 200.000

 

Além de destinarem recursos ao Tocantins, os parlamentares enviaram valores para São Paulo, com R$ 18,2 milhões; Rio Grande do Sul, com R$ 1.785.794,00 e Goiás, com R$ 500 mil.

 

Amastha denuncia gestão Cinthia ao MPTO

 

O vereador Carlos Amastha levou ao Ministério Público do Tocantins (MPTO) denúncia contra a gestão da ex-prefeita Cinthia Ribeiro. Segundo ele, houve fraudes em contratos do transporte urbano e escolar, com sobrepreço e ausência de licitação.

 A denúncia foi recebida pelo procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior. “Houve a criação intencional de emergências para justificar contratações diretas”, afirmou o vereador.

 

Bolsonaro segue na UTI

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na UTI do Hospital DF Star, após uma cirurgia de 12 horas para tratar obstrução intestinal e reconstruir a parede abdominal.

Segundo boletim médico, seu estado é estável, sem dor ou sangramentos. Ele iniciou fisioterapia e segue sem previsão de alta.

 Nas redes, Bolsonaro postou vídeo caminhando pelo hospital e afirmou estar concentrado na recuperação, evitando contatos externos.

 

Posted On Quarta, 16 Abril 2025 04:48 Escrito por

PF NA CIDADE ASSUSTA QUEM TEM CULPA NO CARTÓRIO

 

A notícia de que 37 policiais federais teriam desembarcado no aeroporto de Palmas às 14h15 de ontem, e que outros, via terrestre, teriam feito uma parada na conveniência do Posto do Trevo, em Porto Nacional, deixou muita gente do meio preocupada.

Muitos detentores de mandato trataram de sumir da Capital.

Apesar de hoje ser segunda-feira, não haverá sessão na Assembleia Legislativa e, dificilmente, haverá quórum na quarta-feira.

Na verdade, a nuvem negra que paira sobre a Assembleia Legislativa está ganhando forma de tempestade pesada e as suspeitas de que vários detentores de mandato no Legislativo Tocantinense estão envolvidos em atos de desvio de conduta e outros não republicanos, não deixa os parlamentares em paz.

Quem não deve, não teme!

 

PELO SIM OU PELO NÃO

 

O certo é que ainda não passou da hora de fazer a Justiça agir acerca das suspeitas de desvios de recursos de emendas impositivas para a compra de cestas básicas na época da pandemia de Covid-19.

Como já é de costume no Brasil, a Justiça tarda, mas não falha.

Aos inocentes, a paz da consciência limpe e aos culpados, os rigores da Lei...

 

JOSÉ ALBERTO: 70 ANOS EM FAMÍLIA I

 

Amigos e familiares de José Alberto, ex-superintendente da Celtins, comemoraram juntos os 70 anos de vida do aniversariante.

Sua cara-metade, Dona Nalva, foi a arquiteta do evento, que teve a presença preciosa da mãe de José Alberto, Dona Terezinha Cunha, saudável e lúcida aos 95 anos de idade.

Filhos, netos, noras e irmãos, residentes em Palmas, também estiveram presentes para entoar o “parabéns a você” mais que merecido...

 

JOSÉ ALBERTO: 70 ANOS EM FAMÍLIA II

 

José Alberto é um ser humano gentil e de boa índole, que chegou ao Tocantins a trabalho e construiu amizades sólidas como o seu caráter, na Capital e em todo o Estado, com pessoas que acabaram se tornando parte de sua grande família.

Depois de uma temporada em Belém, como gerente-geral da empresa de energia do Grupo Rede, José Alberto se aposentou e retornou para sua Palmas, para a felicidade dos seus amigos tocantinenses.

Parabéns ao amigo!!

 

CONCURSO PÚBLICO NA SAÚDE I

 

É hora de focar nos estudos para ser aprovado no novo concurso público da Secretaria da Saúde do Estado.  Segundo as previsões, são mais de 4.800 vagas em cargos de nível médio e superior, com salários atualizados com o mercado.

Será precisa muita preparação para o certame que deve ter seu edital publicado em breve, e o estudo é o único caminho para garantir uma das vagas.

Os cursinhos preparatórios aguardam a publicação do edital para a adequação do conteúdo e a abertura de matrículas.

 

CONCURSO PÚBLICO NA SAÚDE II

 

O governador Wanderlei Barbosa está fazendo da estabilidade dos servidores públicos a maior obra das suas gestões.  Os concursos públicos, como este da Saúde, são a melhor oportunidade ao povo tocantinense de garantir uma estabilidade financeira para poder sustentar suas famílias, com a garantia de um plano de aposentadoria.

É hora de jovens e adultos iniciarem a preparação para mais esta chance de ouro!

 

CONCURSO PÚBLICO NA SAÚDE III

 

O quadro da Saúde Estadual terá quase cinco mil servidores a mais após alteração feita no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) que aumentu o número de vagas e criou de três novos cargos. Com a mudança, o Governo informou poderá dar andamento na organização de um concurso para a área.

As mudanças foram publicadas na Lei nº 4.652, que altera a Lei nº 2.670, de 19 de dezembro de 2012 e que dispõe sobre o quadro de servidores da Saúde. O documento está no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (11).

 

BOLSONARO SE RECUPERA DE CIRURGIA EM BRASÍLIA

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está clinicamente estável e sem dor, aponta o boletim médico do Hospital Star DF, em Brasília, após ter sido submetido, neste domingo (13), a uma cirurgia no intestino com duração de 12 horas.

Segundo o boletim, o procedimento liberou “aderências” do intestino do ex-presidente, causadas por uma obstrução intestinal “a resultante de uma dobra do intestino delgado”.

Bolsonaro está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), “sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, nutricional e prevenção de infecções“.

Uma coletiva de imprensa está prevista para ocorrer às 9h desta segunda-feira (14), a fim de detalhar o procedimento cirúrgico.

 

70% ACREDITAM EM NOVOS NOMES PARA A PRESIDÊNCIA I

 

Pesquisa AtlasIntel feita com exclusividade para o programa GPS CNN desta semana revelou que a maioria do eleitorado brasileiro diz acreditar em alternativas viáveis para o Palácio do Planalto em 2026 além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quando questionados se acredita que exista uma candidatura viável para as eleições presidenciais em 2026 fora Lula ou Bolsonaro, 70,1% dos entrevistados acreditam que existe, sim, uma candidatura viável para 2026 sem ser um dos dois, enquanto 22,2% acham que não. Já 7,8% não souberam responder.

A AtlasIntel ouviu 1.600 pessoas, entre os dias 8 e 10 de abril. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

 

70% ACREDITAM EM NOVOS NOMES PARA A PRESIDÊNCIA II

 

A pesquisa também perguntou especificamente sobre características de potenciais candidatos á esquerda e á direita.

No campo político da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o melhor avaliado . O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparece em segundo lugar, seguido pelo governador Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná.

Em relação a nomes do entorno do presidente Lula que também são apontados como possíveis presidenciáveis, aparecem os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil).

 

STF JÁ SE MOVIMENTA CONTRA ANISTIA

 

O avanço da discussão na Câmara sobre o projeto de anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro já faz ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos pelo blog avaliarem que, caso seja aprovado e o assunto chegue na Corte, será declarado inconstitucional.

O entendimento dos ministros é que o projeto de anistia fere dois incisos do artigo 5º da Constituição Federal: o 43 e o 44.

O primeiro determina que a tortura, o terrorismo, o tráfico de drogas e os crimes hediondos são inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia. Na prática, isso quer dizer que não podem ser perdoados.

Já o inciso 44 estabelece que a ação de grupos armados, civis ou militares, contra o Estado é crime inafiançável e imprescritível.

 

 

Posted On Segunda, 14 Abril 2025 05:13 Escrito por

RESULTADOS DA PESQUISA PARANÁ I

Os diversos cenários apresentados pela pesquisa do Instituto Paraná revela que as candidaturas de Amélio Cayres ao governo e de Alexandre Guimarães para o Senado.

Os números pífios apresentados que tanto Amélio quanto Alexandre apresentam em suas pretensões, mostram candidaturas natimortas, sem chances de decolar nem de ganhar corpo.

 

RESULTADOS DA PESQUISA PARANÁ II

Tanto Amélio quanto Alexandre esqueceram de combinar com os eleitores, com a população e só seus fiéis seguidores parecem saber de suas pretensões políticas para 2026.

Se os dois demorarem a mudar de rumo e buscar suas reeleições, correm o risco de ver seus colégios eleitorais já com outros candidatos aos cargos que hoje ocupam, uma vez que se colocaram em disputas distintas, no famoso “passo maior que a perna”.

 

RESULTADOS DA PESQUISA PARANÁ III

Deputado Alexandre e ministro Barbalho 

 

O deputado federal Alexandre Guimarães, inclusive, que tomou o MDB tocantinense para si com apoio da família Barbalho, não tem o apoio dos próprios, hoje, colegas de partido.   Muitos emedebistas já estão de malas prontas rumo a outras legendas, inclusive o casal Marcelo Miranda e Dulce Miranda, ex-governador e ex-deputada federal, respectivamente.

Dulce Miranda já tem até um partido pelo qual disputará, novamente, uma vaga na Câmara Federal.

 

RESULTADOS DA PESQUISA PARANÁ IV

 

Apesar de aparecer na lanterna na disputa pelo governo, Alexandre Guimarães ainda pode tentar uma vaga no Senado, caso o governador Wanderlei Barbosa não renuncie.

Já Amélio Cayres tem patrimônio político suficiente para se manter na Assembleia Legislativa.

 

PESQUISA MOSTRA GOVERNADOR À FRENTE PELO SENADO

Os resultados da pesquisa Paraná para o Senado corroboraram os índices de popularidade do governador Wanderlei Barbosa, que batem na casa dos 76,7% de aprovação.

Caso renuncie, Wanderlei, hoje, seria eleito para o Senado com 52,9% dos votos, acompanhado de Eduardo Gomes, com 32,5%.

A senadora Dorinha Seabra só não seria eleita para o governo do Estado caso o também senador, Eduardo Gomes, também se candidatasse O Executivo Estadual.

Com Eduardo tentando a reeleição para o senado, Dorinha seria eleita governadora com larga vantagem sobre os demais candidatos apresentados pela pesquisa.

 

NÚMEROS SÃO BALDE DE ÁGUA FRIA PARA ALGUMAS CANDIDATURAS

Deputados federais Carlos Gaguim Alexandre Guimarães,  Vicentinho Jr. e o presidente da Assembleia  Legislativa Amélio Cayres

 

Os números apresentados pela pesquisa, em diversos cenários possíveis, foram um verdadeiro balde água fria nos planos de alguns candidatos que já colocaram seus nomes em disputas de cargos acima dos que ocupam no momento.

Os deputados federais Vicentinho Jr., Alexandre Guimarães e Carlos Gaguim, por exemplo, que pretendem se candidatar ao Senado, e têm seus nomes nessa disputa há tempos, apresentaram índices desanimadores.

Já o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, que colocou seu nome na disputa pelo governo do Estado, tem apenas 8,5% das intenções de voto, hoje, empatado tecnicamente com o senador Irajá Abreu e com o ex-deputado federal Paulo Mourão.

Os números da pesquisa são o assunto do momento nas rodas de conversa pelo Tocantins afora.  

 

TEMPO PODE SER ALIADO

 

Apesar dos números, ainda não há motivos para desistências. Muito pelo contrário. Com mais de um ano e cinco meses para trabalhar, os pré-candidatos aos cargos majoritários ainda podem tentar trazer apoios e cativar a população em busca do voto.

Boas campanhas publicitárias e interação com as bases são o melhor caminho, já que a pesquisa deixa claras as situações de cada um, apontando os adversários diretos e o que falta para que suas candidaturas atingirem patamares competitivos.

Em política, não há derrotados nem vencedores de véspera...

 

EMEDEBISTAS HISTÓRICOS QUEREM SABER I

Os emedebistas históricos tentam, até hoje, obter respostas do deputado federal Alexandre Guimarães, que assumiu a presidência da legenda no Tocantins pelas mãos da família Barbalho.

A primeira delas é quando o MDB deixará de ser uma Comissão Provisória e passará a ter um Diretório no Tocantins?

A segunda é quando o deputado federal fará uma reunião com as lideranças genuínas do partido, sendo que a única feita até agora foi na posse do próprio Alexandre Guimarães na presidência da legenda, ocasião em que o prefeito de Paraíso do Tocantins, quarto maior colégio eleitoral do Estado, não pôde fazer uso da palavra?

 

EDUARDO GOMES RECEBE WANDERLEI EM BRASÍLIA

O vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, recebeu nesta quinta-feira, 10 de abril, em seu gabinete, representantes do Governo do Tocantins para discutir a construção de uma pauta conjunta a ser apresentada à Bancada Federal. Estiveram presentes o presidente da ATI, Hiram Gomes; o secretário da SERB, Carlos Manzini Jr.; o presidente do Naturatins, Cledson Lima; e o vice-presidente do órgão, José Aníbal.

Durante o encontro, foram debatidos projetos prioritários para o estado, com foco nas áreas de meio ambiente, inovação e tecnologia, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a modernização da gestão pública tocantinense.

 

PT TEM RACHA INTERNO E ALAS DISPUTAM PRESIDÊNCIA

O prefeito da cidade de Maricá (RJ) e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Washington Quaquá, disputará as eleições internas para a presidência do partido.

A decisão de Quaquá acontece durante um racha interno na corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a principal da legenda, onde Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP), também disputa a liderança do partido, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quaquá é o quinto candidato na disputa da liderança do partido, anteriormente presidido por Gleisi Hoffmann, que deixou o mandato ao assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência no mês passado.

 

OPOSIÇÃO DIZ TER 257 ASSINATURAS POR ANISTIA

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), informou na noite desta quinta-feira (10) que obteve as 257 assinaturas de deputados federais necessárias para apresentar um requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) da Anistia.

Em um vídeo, ele diz que “às 22h22 com a assinatura do deputado Paulo Azi, do União Brasil da Bahia, nós chegamos as 257 assinaturas para o requerimento de urgência da anistia”.

Ele agradece ainda aos líderes e aos presidentes dos partidos que segundo ele ajudaram na coleta das assinaturas.

Com as assinaturas, a ideia é apresentar o requerimento ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a quem caberá a decisão de pautar ou não a urgência.

 

 

Posted On Sexta, 11 Abril 2025 08:10 Escrito por O Paralelo 13
Página 1 de 117