EDUARDO SIQUEIRA SE RECUPERA EM CASA

Após sofrer um princípio de infarto com fortes dores no peito, o prefeito Eduardo Siqueira passou por procedimento cirúrgico para colocação de três stents. Ele já recebeu alta hospitalar e se recupera em casa, ao lado da família.
SENADOR EDUARDO GOMES EM AGENDA POLÍTICA

O vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, cumpre agenda no Tocantins e em Brasília. No estado, tem acompanhado a pré-candidata ao governo, professora Dorinha Seabra, e o pré-candidato ao Senado, deputado Carlos Gaguim. Além dos compromissos oficiais, Gomes participa de entregas de obras em diversos municípios, viabilizadas por suas emendas impositivas e pelo prestígio político que exerce. Dorinha e Gaguim formam a chapa majoritária oficial da base do Palácio Araguaia.
POSSÍVEL CANDIDATURA DE KÁTIA ABREU

A qualquer momento, o Palácio do Planalto pode confirmar a candidatura da ex-ministra Kátia Abreu ao governo do Tocantins pelo PT. Caso isso se concretize, o ex-deputado Paulo Mourão deve ser oficializado como candidato ao Senado pelo partido, com respaldo do presidente Lula e da cúpula nacional do PT. Mourão já percorre o estado há mais de um ano, mobilizando a militância e defendendo a reeleição de Lula.
RICARDO AYRES, VOZ DE PORTO NACIONAL
Reconhecido como um dos deputados federais mais atuantes do Tocantins, Ricardo Ayres representa Porto Nacional — considerada a capital da cultura tocantinense — na Câmara dos Deputados. Ayres já destinou milhões em recursos para a gestão do prefeito Ronivon Maciel e segue fortalecendo sua atuação em prol de Porto Nacional e outros municípios do estado. Em breve, concederá entrevista exclusiva sobre sua trajetória e perspectivas políticas.
ENDIVIDAMENTO DOS BRASILEIRLOS É O MAIOR EM DUAS DÉCADAS I
Duas pesquisas divulgadas nesta semana mostram que a situação financeira dos brasileiros é a mais apertada das últimas duas décadas.
Um dos levantamentos tem como fonte o Banco Central (BC). Ele mostrou que o comprometimento da renda das famílias com o pagamento de dívidas atingiu 29.7% em fevereiro (sendo 19% para quitar o principal e o restante para juros). O percentual foi o maior da série histórica do indicador, coletado desde 2005 – há 21 anos, portanto.
A outra análise foi produzida pela consultoria Tendências. Ela indica que o dinheiro que sobra no bolso das famílias brasileiras para consumo, depois do pagamento das principais contas, é o mais curto desde 2011 (há 15 anos), quando a análise começou a ser feita.
ENDIVIDAMENTO DOS BRASILEIRLOS É O MAIOR EM DUAS DÉCADAS II
Em fevereiro, essa renda disponível ficou em 21% do total dos ganhos. Isso depois de quitadas despesas essenciais (habitação, transporte, comunicação, saúde, cuidados pessoais, educação e alimentação no domicílio), dívidas (principal e juros) e impostos (Imposto de Renda e contribuição previdenciária).
O que esses dois levantamentos mostram é que o aperto financeiro das famílias brasileiras é o maior em mais de uma década. A renda disponível é a menor em 15 anos e o comprometimento dessa mesma renda com dívidas é o mais elevado em 21 anos.
ENDIVIDAMENTO DOS BRASILEIRLOS É O MAIOR EM DUAS DÉCADAS III
E essas duas pesquisas conectam-se em um ponto. Quem explica essa relação é a economista Alessandra Ribeiro, diretora da Tendências: “O principal fator que leva à redução da renda disponível das famílias é o peso do serviço das dívidas”, diz. Ou seja, o endividamento é o vilão que corrói o dinheiro que poderia sobrar no bolso dos brasileiros para o consumo.
E como a situação chegou a esse ponto? Na avaliação dos especialistas, o problema começou a agravar-se na pandemia. Naquela época, as famílias tiveram uma forte redução de renda e se endividaram. Logo depois da covid-19, a taxa de juros básica do Brasil, a Selic, que influencia todo o crédito bancário, também teve uma queda muito grande. Ela chegou a 2%. O que tornou os empréstimos mais atrativo.
A questão é que a conjuntura mudou. A Selic chegou a 15% em junho de 2025 e, agora, está em 14,50%. Os juros subiram demais e as pessoas entraram numa espiral em que não conseguiram pagar as dívidas, o que as levou para modalidades de crédito cada vez mais arriscadas, como o rotativo do cartão.
DESENROLA I

O governo federal lança nesta segunda-feira (4) o Novo Desenrola Brasil – um pacote de medidas voltado à redução do nível de endividamento da população. No fim de 2024, segundo o Banco Central (BC), 117 milhões de pessoas tinham alguma dívida com instituições financeiras.
Entre os principais eixos do programa, está a renegociação de débitos com bancos e operadoras de crédito. Os termos do Novo Desenrola foram definidos após uma série de reuniões entre o governo e representantes do setor financeiro.
DESENROLA II
Será possível negociar dívidas do cartão de crédito, cheque especial, rotativo, crédito pessoal e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), adiantou o presidente Luiz Inácio lula da Silva (PT), durante pronunciamento em cadeia de rádio e televisão na última quinta-feira (30).
Segundo ele, os juros serão de, no máximo, 1,99% ao mês, com descontos de 30% a 90% no valor principal da dívida.
O programa deve abarcar rendas de até cinco salários mínimos, cerca de R$ 8 mil mensais.
Lula disse, ainda, que o trabalhador poderá ter acesso a até 20% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a amortização de dívidas.
DESENROLA III
Só lembrando que o dinheiro do FGTS pertence ao trabalhador e sua maior função é quase que como uma poupança forçada, pois é um dinheiro retirado diretamente do salário e que fica na mão do governo, que faz o que bem entender com esses recursos.
Assim como faz em casos de desastres naturais, por exemplo, o governo federal, ao liberar o acesso ao saldo do FGTS com finalidades específicas, está, na verdade, apenas dando ao cidadão acesso a um dinheiro que é dele por direito e o obrigando a gastar não como ele quer ou precisa, mas sim, da forma que o governo determinar.
Reflita!
SE QUER VOTAR EM OUTUBRO, LEIA ESTA NOTA
Os brasileiros têm até esta quarta-feira, dia 6, para tirar o título de eleitor, transferir o título, atualizar o cadastro e resolver outras pendências com a Justiça Eleitoral. Depois disso, será fechado o cadastro de eleitores aptos a votar nas eleições gerais de outubro, quando serão escolhidos presidente da República, governadores, deputados e senadores.
Parte dos serviços para regularizar a situação eleitoral está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na seção de "Autoatendimento Eleitoral".
As exceções, que exigem ir pessoalmente a um cartório eleitoral ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral, são o primeiro título de eleitor e procedimentos que envolvam identificação por biometria.
PARTE DAS OPOSIÇÕES COM “MIMIMI” POR DEMISSÕES I

Cada um é responsável por suas escolhas, e há políticos que decidiram seguir o caminho da oposição ao governador Wanderley Barbosa e seus candidatos ao governo, Senado e proporcionais. Muitos deles tinham seus apadrinhados em cargos de confiança, contratos temporários e chefias em órgãos estaduais. Vários foram demitidos nos últimos Diários Oficiais e outros já estão na fila.
PARTE DAS OPOSIÇÕES COM “MIMIMI” POR DEMISSÕES II
O Palácio Araguaia, agora, só tem uma arquibancada, e nela só ficarão os companheiros. Na verdade, os “mimizentos” querem que o governo preserve os apadrinhados de seus principais adversários, mesmo muitos deles sendo, abertamente, inimigos. Como escreveu Guilherme Arantes em Lindo Balão Azul: “Eu vivo sempre no mundo da lua...”.
CINTHIA RIBEIRO

Em conversações com a cúpula nacional do PSDB, que deseja ver a ex-prefeita como deputada federal, Cinthia avisou que a decisão será exclusivamente dela. Ela conversa com suas bases em Palmas e no Estado para decidir seu futuro político.
EDUARDO SIQUEIRA ACREDITA EM REVERTER DECISÃO JUDICIAL I

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, em busca de resolver os problemas de atendimento na área da saúde pública, teve sua iniciativa — que vinha recebendo sinais positivos da população — suspensa por decisão monocrática de um membro do Judiciário. A prefeitura já avisou que recorrerá, apresentando fundamentos baseados em fatos e exemplos.
EDUARDO SIQUEIRA ACREDITA EM REVERTER DECISÃO JUDICIAL II
Jogam a favor da prefeitura as especialidades médicas colocadas à disposição da população, a quantidade de atendimentos — mais de 10 mil em poucos dias — e a opinião popular, que vinha aprovando a nova versão da saúde pública municipal.
WANDERLEY QUER FORTALECER O REPUBLICANOS

O governador Wanderley Barbosa quer fortalecer o Republicanos nas eleições estaduais. O objetivo é eleger no mínimo três deputados federais, puxar mais um pela sobra eleitoral, conquistar uma vaga no Senado e, pelo menos, cinco deputados estaduais. Wanderley é presidente estadual do partido e conta com a confiança da cúpula nacional da legenda.
PSDB/MDB EM DUAS FRENTES

O pré-candidato a vice-governador e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, e o pré-candidato ao Senado, deputado Alexandre Guimarães, presidente do MDB estadual, estão juntos na região norte. Participam de entregas de maquinários oriundos de emendas impositivas e conversam olho no olho com lideranças políticas e a população. Em cada município, são recebidos com acolhimento e carinho.
VICENTINHO JR.

Com agenda lotada neste fim de semana, o pré-candidato a governador pelo PSDB esteve em Colinas e Araguaína no sábado. Neste domingo, está em Gurupi, onde realiza visitas e reuniões, fortalecendo sua candidatura na “Capital da Amizade”.
REPUBLICANOS COM MAIOR REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA NO ESTADO

O Republicanos estadual conta com um governador com popularidade acima de 60%, quase 50% dos prefeitos e vereadores, vários deputados estaduais e federais e mais de cinco mil cargos de direção, do primeiro ao quinto escalão. Além disso, chefias em órgãos públicos nos 139 municípios seguem as orientações do governador e presidente do partido. A força da máquina estatal, bem comandada, não garante eleição por si só, mas ajuda muito a vencer.
DEPUTADO FEDERAL ELI BORGES SOB RISCO

Dorinha, Gaguim e Eduardo Gomes são candidaturas já solidificadas, que há mais de um ano estão juntas na chapa original desde o pacto pelo retorno do governador Wanderley Barbosa. Os três têm entregas aos 139 municípios tocantinenses, além de apoios de prefeitos, vereadores e lideranças políticas nos partidos da base governista.
Já a candidatura ao Senado do pastor Eli Borges ainda não decolou por falta de apoio nas bases, entre prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Tocantins. Caso não reaja a tempo, Eli Borges corre sérios riscos de ficar sem mandato a partir de 2027.
FÁBIO VAZ DIVULGA CERTIDÕES E REFORÇA PRÉ-CANDIDATURA A FEDERAL

O pré-candidato a deputado federal, Fábio Vaz, divulgou nesta sexta-feira, 24, em suas redes sociais um conjunto de certidões negativas e reforçou o discurso de transparência que pretende sustentar ao longo da caminhada.
Ex-vereador, ex-prefeito e ex-secretário de Estado da Educação, ele afirma chegar à disputa com ficha limpa após 20 anos de vida pública. “Quem entra na vida pública precisa estar pronto para prestar contas”, destacou. Os documentos apresentados reúnem certidões da Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. Segundo Fábio, o objetivo é dar publicidade à sua vida pregressa e deixar claro, desde o início da pré-campanha, que sua trajetória pode ser confrontada com os fatos e com a documentação oficial.
LÉO BARBOSA APRESENTA PL PARA MELHORAR ATENDIMENTO EMERGENCIAL

O deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) deu um passo importante com o Projeto de Lei nº 115/2026, que busca modernizar os sistemas de atendimento emergencial no Tocantins. A proposta prevê a utilização de aplicativos de mensagens instantâneas como ferramenta complementar aos canais tradicionais, ampliando o acesso da população aos serviços de urgência e emergência e tornando o atendimento mais ágil e eficiente.
A iniciativa demonstra sensibilidade às necessidades reais da população, especialmente em situações em que o contato por voz não é viável. A medida é vista como inovadora e alinhada às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada. Ao propor essa modernização, Léo Barbosa reforça seu compromisso com políticas públicas que aproximam o governo das pessoas e oferecem respostas rápidas em momentos críticos. É um projeto que merece destaque e reconhecimento, pois coloca a tecnologia a serviço da vida e da cidadania.
ROMEU ZEMA X GILMAR MENDES: A BATALHA I

O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República pelo Novo, Romeu Zema, afirmou na manhã deste sábado (25) que acionou sua equipe jurídica para avaliar uma possível ação contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes. A possível ação seria contra falas do decano sobre o sotaque do político, consideradas por ele como xenofóbicas.
"O jurídico meu e do partido estão avaliando. É uma fala ofensiva, xenofóbica, que destrata milhões de brasileiros que conversam como eu. Se ele teve essa oportunidade de estudar na Alemanha, em Coimbra, parabéns para ele. Enquanto ele está lá vivendo no luxo, nós, brasileiros que trabalhamos, estamos vivendo no lixo. E não fui eu que tomei carona em jatinho de criminoso", Afirmou Zema.
ROMEU ZEMA X GILMAR MENDES: A BATALHA II
Na última segunda-feira (20), o decano do STF solicitou que o ex-governador seja investigado no inquérito das fake news. A iniciativa foi motivada após um vídeo compartilhado por Zema mostrar fantoches representando os magistrados discutindo sobre o caso Master.
O ex-governador afirmou que recebeu com "surpresa e decepção" a notícia. Desde então, o político continuou utilizando os fantoches em publicações sobre o que chama de "farra dos intocáveis".
Na quarta-feira (22), em entrevista ao Jornal da Globo, Gilmar afirmou que Zema tentava "sapatear" para aproveitar o período eleitoral. O magistrado ainda mencionou o modo de falar do político, que é mineiro: "língua próxima do português".
ROMEU ZEMA X GILMAR MENDES: A BATALHA III
O ex-governador rebateu a declaração e afirmou que tem um "linguajar de brasileiros simples" e não o "português esnobe dos intocáveis de Brasília". O político aproveitou para ironizar o momento neste sábado: "Eu achava que quando eu fosse a Brasília eu era entendido e eu descobri que meu sotaque não é entendido. Então eu peço que a gente também tome essa preocupação aqui".
Na sexta-feira (23), o ministro precisou vir às redes para se desculpar após uma fala em entrevista ao portal Metrópoles em que questionou se seria ofensivo retratar Zema como um "boneco homossexual". A fala foi utilizada como munição pelo político para acusar o ministro de equiparar um "homossexual a um ladrão".
CONGRESSO DO PT PEDE “VOLTA DE MADURO”

A abertura do 8º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), na noite desta sexta-feira (24/4), em Brasília, teve uma manifestação favorável ao retorno de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, à Venezuela. Eles estão presos nos Estados Unidos desde janeiro.
Um banner colocado em um palco para discurso dos participantes apresentava foto do casal com os dizeres: “Los Queremos de Vuelta”. O cartaz estava no palco que tratava do tema “ato de solidariedade internacional pela paz”. A organização foi da secretaria de relações internacionais do PT.
O segundo dia do congresso do Partido dos Trabalhadores (PT), neste sábado (25/4), terá na programação a discussão sobre o plano de governo para um eventual quarto mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“OPERAÇÃO ACOLHIDA”
Enquanto isso, o Brasil reconheceu cerca de 148 mil venezuelanos como refugiados entre 2019 e 2024, tornando-os o maior grupo de refugiados no país. O governo federal mantém a "Operação Acolhida" para realocação voluntária e assistência humanitária.
Diplomaticamente, refugiados fogem de perseguições generalizadas (guerra, conflito, etnia, religião) e seu status é regulado por normas internacionais (ONU/ACNUR), garantindo proteção automática contra retorno.
Vai entender o PT...
PT RETIRA DE MANIFESTO REFERÊNCIAS AO “CASO MASTER”

O PT (Partido dos Trabalhadores) decidiu retirar a referência expressa ao Banco Master do manifesto aos brasileiros que a sigla lançará no congresso que realiza neste final de semana. O trecho excluído mencionava a instituição ao pedir uma reforma no sistema financeiro.
“Enfrentar o rentismo e ampliar a regulação, supervisão e transparência do mercado financeiro, fortalecendo os instrumentos de controle público e prevenindo riscos, especialmente à luz das lições deixadas pelo caso Master”, propunha a versão inicial do documento.
Segundo dirigentes da sigla, a decisão foi tomada junto a membros do governo, sob a justificativa de tornar o documento mais abrangente. A avaliação é que o termo poderia explicitar divergências internas e tirar foco de diretrizes para a disputa presidencial.
Agora, deu pra entender o PT...
PT SENDO PT
Diante da perspectiva de uma delação do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, o governo federal abriu uma frente de ação para tentar se desvincular de denúncias e neutralizar o que petistas descrevem como “pontos sensíveis” relacionados ao caso do Banco Master. Embora digam que as denúncias só existem por conta da iniciativa da atual gestão de investigar, líderes governistas admitem que o tema alimenta o tema da corrupção, abastecendo a estratégia da oposição.
A preocupação se refere aos vínculos de setores do PT com o banco. A ala baiana do partido, em especial, mantinha relação com Augusto Lima, o Guga Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro no banco, o que esbarra em quadros importantes do governo, como o ministro Rui Costa (Casa Civil) e o líder no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Há nos bastidores menções à possibilidade de o próprio Guga Lima também optar por uma colaboração.
CANDIDATURAS AO SENADO I

O Observatório Político do Paralelo 13 avalia que quem alcançar 22% dos votos válidos terá garantida uma das duas vagas ao Senado. Pesquisas internas sérias de intenção de voto, às quais tivemos acesso, apontam que no primeiro voto 51,23% dos eleitores ainda estão indecisos. Já no segundo voto, a indecisão chega a 71,14%. Além disso, 23% afirmam que votarão em branco tanto no primeiro quanto no segundo voto.
Quem vive na bolha do “puxasaquismo” e dos “aspones” não consegue enxergar essa realidade.
CANDIDATURAS AO SENADO II

A maioria dos pré-candidatos ao Senado possui patrimônio político, serviços prestados e infraestrutura para encarar a disputa. O destaque vai para o vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, que reúne reconhecimento nacional e aceitação em todas as vertentes políticas. Os demais nomes são: Carlos Gaguim, Mauro Carlesse, Alexandre Guimarães, Eli Borges e Vanderlei Luxemburgo.
Diante desse quadro, fica claro que ainda não há vencedores nem derrotados, a corrida está aberta. Vencerá quem for mais profissional e poupar os ouvidos dos eleitores...
PRÉ-CAMPANHA JÁ NÃO EXISTE MAIS
O jogo sucessório majoritário e proporcional no Tocantins já está nas ruas, nos bares, no comércio e nas rodas de conversa. Todos falam sobre a sucessão, mas a maioria, por medo ou indecisão, evita demonstrar preferência por candidatos ou partidos.
Em disputa: o cargo de governador, duas vagas ao Senado, oito de deputado federal e 24 de deputado estadual. A maior parte dos indecisos está na faixa dos 16 a 35 anos.
ELEIÇÕES 2026 NÃO SÃO PARA AMADORES I

Com a força da mídia eletrônica, a invasão da inteligência artificial, as fake news e demais artimanhas da política, os candidatos de primeira viagem terão que recorrer urgentemente a bons assessores, consultores e profissionais de marketing.
Os amadores serão esmagados nas primeiras horas de campanha.
ELEIÇÕES 2026 NÃO SÃO PARA AMADORES II
Reafirmamos: há muitos bons pré-candidatos à reeleição de senador, deputado federal e estadual. A diferença estará na profissionalização do marketing político e no uso estratégico dos principais veículos de comunicação do Estado.
Não basta ter dinheiro. É preciso ser bem orientado.
SEM XINGAMENTOS E SEM ACUSAÇÕES NÃO COMPROVADAS
Nas eleições, quem mais agredir, acusar ou xingar não será ouvido. Isso representa desespero. O eleitor quer ouvir boas propostas, bons projetos e respeito. Xingamento não ganha voto, muito menos eleição.
EXEMPLO A SER DADO
O político, com ou sem mandato, precisa ter consciência de que o eleitor não gosta de assistir a ataques e insultos. Quem ocupa cargo deve prestar contas e dar exemplo, sem atacar adversários. Quem busca chegar ao Senado ou à Câmara Federal deve mostrar o que já fez e o que pretende fazer.
O eleitor prefere ouvir boas bandeiras e boas propostas.
SEM CHANCES PARA QUEM TERCEIRIZA CAMPANHA
Não basta acreditar que prefeitos, vereadores ou lideranças políticas vão carregar a campanha. A transferência de votos ainda funciona em municípios pequenos, com até 4 mil eleitores. Fora disso, não há como confiar. O eleitor está cada vez mais independente.
JAIR FARIAS DESPERTA ORGULHO NO BICO DO PAPAGAIO I
O vídeo recentemente publicado pelo deputado estadual Jair Farias emocionou e reacendeu o orgulho da população do Bico do Papagaio. Prefeito de Sítio Novo por dois mandatos e atualmente em sua terceira legislatura como deputado estadual, Jair se apresenta como pré-candidato a deputado federal com a força de quem conhece profundamente sua região e sempre esteve presente nas bases.
Sua trajetória política é marcada por serviços prestados, proximidade com o povo e compromisso com o desenvolvimento dos municípios. No vídeo, Jair transmite não apenas sua mensagem, mas também o sentimento coletivo de esperança e pertencimento, mostrando que o Bico do Papagaio tem, sim, um verdadeiro representante.
JAIR FARIAS DESPERTA ORGULHO NO BICO DO PAPAGAIO II
A repercussão foi imediata: moradores da região se sentiram valorizados e representados, vendo em Jair Farias um líder que carrega consigo a voz e os sonhos de toda a comunidade. Mais do que uma candidatura, sua atuação desperta confiança e orgulho em cada cidadão que acredita em dias melhores para o Tocantins.
CLÁUDIA LELIS VOLTA ENTUSIASMADA DA REGIÃO NORTE
A deputada estadual Cláudia Lelis fez um giro de uma semana pela região norte, visitando amigos e apoiadores. Foi recebida com carinho e percebeu o quanto é querida. Retornou com energia positiva para buscar mais um mandato e continuar representando na Assembleia Legislativa.
Cláudia Lelis é candidata à reeleição e apoia a candidatura da professora Dorinha Seabra ao governo.
RICARDO AYRES BEM AVALIADO

O deputado federal Ricardo Ayres, apoiado pelo prefeito Ronivon Maciel e dezenas de prefeitos e vereadores, tem se destacado em Brasília pela atuação firme na Câmara e nos ministérios. Seu trabalho é reconhecido e tem atraído novas adesões.
DAMASO EM PORTO NACIONAL

O empresário e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Osíres Damaso, esteve em Porto Nacional reunido com lideranças em busca de apoio para retornar à Câmara dos Deputados em 2027. Foi bem recebido e obteve declarações de apoio de diversas lideranças locais.
OS CANDIDATOS “ALOPRADOS”

Um grupo de candidatos proporcionais, sem propostas coletivas, optou por atacar o governador Wanderle Barbosa e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira. Esquecem que nenhum dos dois é candidato nestas eleições.
Enquanto isso, os serviços de saúde municipal em Palmas recebem elogios, mas os “aloprados” insistem em dizer o contrário.
EDUARDO GOMES REFORÇA PRESENÇA COM DORINHA EM ARAGUAÍNA

O senador Eduardo Gomes participou, em Araguaína, do aniversário do vereador Luciano Santana, ao lado da pré-candidata ao Governo do Tocantins, senadora Dorinha, e dos pré-candidatos a deputado estadual Wilson Carvalho e Gipão, em um momento de diálogo, amizade e fortalecimento de parcerias políticas no norte do estado.
FIM DA ESCALA 6X1 SERÁ VOTADO HOJE

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara vota nesta quarta-feira (22) o relatório sobre o fim da escala 6x1. A PEC 8/2025, que trata do tema, já conta com parecer favorável do relator, Paulo Azi (União-BA), apresentado na semana passada. A votação, no entanto, foi adiada após pedido de vista.
O texto sugere uma redução na jornada de trabalho semanal sem alteração nos salários dos trabalhadores. O documento agrupa dois projetos. Um da deputada Erika Hilton (Psol-SP), que determina a redução para 4 dias de trabalho por semana e 3 de descanso em uma jornada de 36 horas semanais. O outro do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) fala somente em uma redução da jornada para 36 horas semanais.
STF JULGA HOJE MANUTENÇÃO DA PRISÃO DE EX-PRESIDENTE DO BRB

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar nesta quarta-feira (22) se referenda a decisão do ministro André Mendonça que determinou a prisão preventiva do ex-presidente do BRB (Banco de Brasília), Paulo Henrique Costa.
O julgamento ocorrerá em ambiente virtual, com início marcado para às 11h. Nessa modalidade, os ministros terão até aàs 23h59 da próxima sexta-feira (24) para registrar seus votos na plataforma eletrônica do processo, sem debates.
DINO PROPÕE NOVA REFORMA NO JUDICIÁRIO

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, propôs uma nova reforma do Judiciário.
Flávio Dino citou as últimas reformas já feitas no Poder Judiciário. Lembrou que a mais recente ocorreu em 2004.
O artigo foi publicado no portal ICL Notícias. No texto, Dino afirma que a nova reforma deve ter como foco um sistema jurisdicional capaz de prover segurança jurídica e acesso a direitos com mais velocidade, confiabilidade e justiça. Que o Brasil precisa de mais justiça, não menos, como parecem pretender certos discursos superficiais sobre uma suposta "autocontenção" vista como uma "pedra filosofal".
BASTIDORES EM EBULIÇÃO NO INTERIOR

Nos bastidores das pré-candidaturas proporcionais no Tocantins, o clima é de intensa movimentação. Reuniões se multiplicam, sobretudo no interior, onde lideranças locais assumem protagonismo na definição de apoios. Em um cenário fragmentado, cada grupo busca fortalecer seu próprio projeto, refletindo a dinâmica de um voto cada vez mais descentralizado.
O que se observa é uma ampla circulação de pré-candidatos entre diferentes bases, com lideranças apoiando nomes de diversos partidos. A lógica é de que alianças locais pesam mais que vínculos partidários, transformando o processo em um verdadeiro mosaico político.
CLAUDIA LELIS NO BICO

A deputada estadual Claudia Lelis intensificou sua agenda no Bico do Papagaio nos últimos dias, percorrendo municípios e dialogando com lideranças locais. Com atuação voltada a pautas como família e meio ambiente, a parlamentar busca consolidar sua base sem abrir mão do discurso de desenvolvimento sustentável.
Durante as visitas, Claudia Lelis tem levantado demandas específicas de cada cidade, com o objetivo de encaminhar soluções junto ao governador Wanderlei Barbosa, de quem é aliada política. A estratégia reforça sua presença regional e pavimenta o caminho para a disputa eleitoral.
OSIRES DAMASO EM CAMPO

O empresário e ex-deputado federal Osires Damaso intensificou sua agenda pelo estado, com visitas a dezenas de municípios nas regiões Sudeste, Vale do Araguaia e Bico do Papagaio. Pré-candidato à Câmara Federal, Damaso aposta na retomada de sua trajetória política com forte presença territorial.
Reconhecido por aliados como um nome de perfil ético e agregador, o ex-parlamentar busca reconstruir sua base e se reposicionar no cenário político estadual. Sua articulação tem sido vista como um movimento consistente rumo a 2026.
ALFREDO JÚNIOR CONTA COM APOIOS EM MAIS DE 100 MUNICIPIOS

O empresário Alfredo Júnior, pré-candidato a deputado federal, vem chamando atenção pelo volume de apoios já consolidados. Segundo interlocutores, sua base alcança mais de 100 municípios, distribuídos por diferentes regiões do Tocantins.
No último fim de semana, Alfredo esteve na região Sudeste, onde se reuniu com lideranças locais para discutir propostas e alinhar bandeiras que pretende defender na Câmara dos Deputados a partir de 2027. O movimento indica uma pré-campanha estruturada e em expansão.
TIAGO DIMAS E A FORÇA DE ARAGUAÍNA

O deputado federal Tiago Dimas se posiciona como um dos nomes competitivos na disputa pela reeleição, com forte respaldo político em Araguaína, segundo maior colégio eleitoral do estado. O apoio do prefeito Wagner Rodrigues reforça sua base na região norte.
Com alta aprovação da gestão municipal, o grupo político local projeta impacto direto na votação de Dimas. A articulação fortalece seu nome dentro do cenário eleitoral e amplia suas chances no pleito de 2026.
CENÁRIO NACIONAL: ARTICULAÇÕES ANTECIPADAS
No plano nacional, os partidos já intensificam as articulações para as eleições de 2026, com foco na montagem de chapas competitivas para a Câmara e o Senado. Lideranças trabalham na construção de alianças e na definição de nomes estratégicos, especialmente em estados considerados decisivos.
A movimentação precoce reflete a disputa por espaço político em um cenário de fragmentação partidária e mudanças no comportamento do eleitorado. Nos bastidores de Brasília, o consenso é de que 2026 exigirá campanhas mais estruturadas e forte presença regional.
PLANALTO ACELERA ARTICULAÇÕES PARA 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou as conversas com partidos da base aliada de olho na construção de um palanque sólido para 2026. A estratégia passa pela ampliação do diálogo com siglas do centro, buscando reduzir resistências e garantir governabilidade no próximo ciclo.
Nos bastidores, ministros e articuladores políticos atuam para alinhar interesses regionais e fortalecer candidaturas competitivas nos estados. A antecipação do debate eleitoral reflete o cenário de polarização e a necessidade de consolidar alianças desde já.
CONGRESSO PRESSIONA POR PROTAGONISMO
Lideranças do Congresso Nacional do Brasil têm ampliado a pressão sobre o Executivo por maior protagonismo na definição de pautas estratégicas, especialmente na área econômica. O movimento evidencia uma relação cada vez mais negociada entre os poderes.
Parlamentares buscam garantir espaço na formulação de políticas públicas e na execução orçamentária, sobretudo com a proximidade do calendário eleitoral. A disputa por protagonismo tende a se intensificar nos próximos meses.
REFORMA TRIBUTÁRIA ENTRA EM NOVA FASE

A reforma tributária volta ao centro do debate em Brasília, com expectativa de avanços na regulamentação das novas regras aprovadas. O tema é considerado prioritário tanto pelo governo quanto pelo setor produtivo, que cobra mais clareza e segurança jurídica.
Especialistas apontam que a próxima etapa será decisiva para definir os impactos reais sobre estados e municípios. O desafio está em equilibrar simplificação do sistema e manutenção da arrecadação.
DIREITA REORGANIZA ESTRATÉGIA ELEITORAL
Lideranças da oposição, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, têm intensificado reuniões para reorganizar o campo da direita visando as eleições de 2026. A meta é unificar discursos e evitar a dispersão de candidaturas.
Nos bastidores, partidos avaliam nomes e estratégias regionais, buscando ampliar sua presença no Congresso e nos governos estaduais. A articulação passa também pela construção de novas lideranças.
ECONOMIA DÁ SINAIS DE RECUPERAÇÃO GRADUAL

Indicadores recentes apontam para uma recuperação gradual da economia brasileira, com melhora em setores como serviços e mercado de trabalho. O governo federal aposta na continuidade desse ritmo para sustentar o crescimento nos próximos anos.
Apesar do cenário positivo, economistas alertam para desafios como o controle da inflação e o equilíbrio fiscal. O desempenho econômico será peça-chave no ambiente político rumo a 2026.
JAIR FARIAS MOSTRA FORÇA: A CARAVANA DA VITÓRIA

O pré-candidato a deputado federal Jair Farias deve chegar ao ato de pré-lançamento das candidaturas acompanhado de um verdadeiro exército político: prefeitos, vice-prefeitos e dezenas de vereadores. O evento, que oficializa o apoio à professora Dorinha Seabra para o governo e aos senadores Eduardo Gomes e Carlos Gaguim, será também a vitrine da musculatura política de Farias. A presença maciça de lideranças municipais reforça sua estratégia de se consolidar como um dos nomes de peso na disputa proporcional.
ENCONTRO COM DESENCONTROS
O Encontro Estadual de Vereadores, realizado pela ASCAM em Palmas, deixou de ser apenas uma reunião institucional e se transformou em palco da pré-campanha. O clima foi de tensão, com plateia dividida e discursos carregados de recados. Vicentinho Júnior, pré-candidato ao governo, abriu as falas com firmeza e indiretas que ecoaram no auditório, mostrando que o evento foi muito além do protocolo.
EDUARDO GOMES É A VOZ DOS VEREADORES

O senador Eduardo Gomes, vice-presidente do Senado, fez questão de lembrar suas origens na Câmara de Vereadores de Palmas. Ao destacar o papel das câmaras municipais como bússola dos interesses coletivos, buscou se aproximar das bases e acalmar os ânimos durante sua fala no Encontro Estadual de Vereadores: “não sou correio para ficar enviando recados”, disse, em tom conciliador.
WANDERLEI X AMÉLIO: RUPTURA ANUNCIADA

A fala do presidente da Assembleia, Amélio Cayres, em defesa do governador Wanderlei Barbosa, parecia sinalizar bandeira branca. Mas o governador reagiu em tom desafiador, sugerindo abertura de CPI para investigar a venda de cestas básicas e lembrando que a Polícia Federal já havia batido à porta de todos. O recado foi duro e praticamente implodiu a relação entre os dois.
SEM CLIMA
Após os discursos, fica evidente que não há mais espaço para Amélio na base governista. A convivência pessoal, ao que parece, também se desgastou. Para que haja alguma recomposição, será necessário muito “aparar arestas”. Por ora, o episódio expõe as fissuras internas e deixa claro que a pré-campanha no Tocantins será marcada por disputas intensas e rearranjos de última hora.
STF IMPEDE CONTINUIDADE DA CPMI DO INSS I

O STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou nesta quinta-feira (26) a liminar do ministro André Mendonça que determinava a prorrogação da CPMI do INSS. Com a decisão, a comissão — que avançava sobre o caso Master — deve encerrar os trabalhos até o próximo sábado (28).
O placar foi de 8 a 2 contra a extensão da CPMI.
Veja como votaram os ministros: contra a prorrogação votaram Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Dias Toffoli, Cármen Lúcia,Gilmar Mendes e Edson. Fachin.
A favor da prorrogação: André Mendonça e Luiz Fux.
STF IMPEDE CONTINUIDADE DA CPMI DO INSS I
Instalada em agosto de 2025, a CPMI apura o esquema de fraudes a aposentadorias e pensões de segurados do INSS. Nos últimos meses, a cúpula passou a avançar sobre o Caso Master após as investigações apontarem irregularidades nos consignados do banco vinculados a benefícios previdenciários.
Esse pode ter sido o “problema”...
LULINHA LIGA PARA LULA EM MEIO À PRESSÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Em meio à apreensão no governo sobre um eventual pedido de prisão, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, ligou para o pai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada para falar, segundo aliados do petista, sobre a sua situação e a permanência na Espanha, onde vive. Relatório da Polícia Federal (PF) apontou indícios de que a saída de Lulinha do Brasil para a Europa poderia configurar uma tentativa de fuga.
Em face tensão do Palácio do Planalto com o caso e a revelação da proximidade de Lulinha com Antônio Carlos Antunes, o Careca do INSS e um dos protagonistas do escândalo, a defesa de Fabio Luís o colocou à disposição para prestar depoimento.
ESTRATÉGIA DE LULA É TENTAR ATRIBUIR FRAUDES AO GOVERNO BOLSONARO I

O voto em separado elaborado pela bancada governista para a CPI do INSS deve focar na tese de que as fraudes investigadas não foram casos isolados, mas sim resultado de um esquema estruturado e sistêmico, que vieram desde o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sustentado por falhas institucionais, mudanças normativas e atuação coordenada de agentes públicos e privados.
O documento, que deve ser apresentado como contraponto ao relatório oficial do relator Alfredo Gaspar, aponta que o esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários operou de forma organizada ao longo de uma década, entre 2015 e 2025, mas contou com omissões do governo bolsonarista para continuar operando.
ESTRATÉGIA DE LULA É TENTAR ATRIBUIR FRAUDES AO GOVERNO BOLSONARO II
A estratégia é a mesma adotada ao longo de todas as sessões da Comissão, em que a tropa de choque do governo tentou emplacar que, embora os descontos tenham aumentado durante o governo Lula (PT), o governo de Bolsonaro foi permissivo em diversos aspectos com as fraudes.
Uma das principais linhas argumentativas será de que, mesmo com alertas a autoridades sobre as fraudes, membros do governo Bolsonaro não agiram para contê-las.
Mas... e o que os membros do governo Lula também não fizeram ao ver as fraudes explodirem??
VORCARO INICIA DEPOIIMENTOS DE DELAÇÃO À PF I

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro iniciou, nesta semana, uma série de depoimentos à Polícia Federal no processo de pré-delação antes de firmar o acordo com a instituição e a Procuradoria-geral da República. Apesar da resistência inicial de Vorcaro em falar de sua relação com ministros do Supremo Tribunal Federal, a orientação de sua defesa é para que a delação não poupe ninguém que tenha envolvimento ou participação em articulações e, assim, amplie a possibilidade de redução de pena e benefícios efetivos como recompensa da delação.
VORCARO INICIA DEPOIIMENTOS DE DELAÇÃO À PF II
O discurso de não poupar ninguém pode funcionar como uma estratégia da defesa para dar peso às negociações junto aos investigadores. Mas ainda não está claro até que ponto o ex-banqueiro pretende avançar em relação a autoridades do Judiciário. Isso porque a palavra final sobre a validade de uma delação cabe ao STF, o que, na prática, pode gerar cautela por parte do delator.