Presidente da CPMI diz que convocação de irmão do Lula é ‘urgente’

Posted On Sexta, 10 Outubro 2025 03:36
Avalie este item
(0 votos)
Frei Chico, irmão do presidente Lula, voltou ao radar da CPMI do INSS Frei Chico, irmão do presidente Lula, voltou ao radar da CPMI do INSS

Senador cita operação da PF e quer depoimento de Frei Chico em grupo de investigação

 

 

Por Lis Cappi

 

 

A operação da PF (Polícia Federal) deve impulsionar uma possível convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico”, na CPMI que apura o esquema de fraudes ligados a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

 

O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta quinta-feira (9), que a convocação do sindicalista — que é irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — é “urgente”.

 

“Pelo esquema montado no desvio de dinheiro descontado indevidamente de aposentados, eu entendo que é urgente colocarmos em votação a convocação do chamado Frei Chico, irmão do presidente Lula”, afirmou Viana.

Como justificativa, o senador atribuiu decisões tomadas pelo Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos). Ele prevê colocar o tema em votação na sessão da próxima quinta-feira (16).

“Nós precisamos entender qual foi a influência política, quem deu essa ordem e, de agora para frente, nós precisamos chamar autoridades aqui novamente. Inclusive, se precisar, o controlador-geral da União”, completou o presidente da CPMI.

 

Frei Chico é vice-presidente do Sindnapi, que foi alvo de nova fase da operação da Polícia Federal na apuração de fraudes ligadas ao INSS. O sindicato, por meio de nota, afirmou que ainda não teve acesso ao inquérito policial para se manifestar frente ao caso.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}