PF mira relação de filho de Lula com "Careca do INSS"

Posted On Quarta, 07 Janeiro 2026 13:40
Avalie este item
(0 votos)
Empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha Empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha

Polícia Federal informou ao STF ter encontrado menções a um dos filhos do presidente nas investigações sobre fraudes em descontos associativos

 

Por Anita Prado

 

 

A Polícia Federal (PF) vai investigar se existe alguma relação entre Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, com o empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", no âmbito do inquérito sobre desvios em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

A PF informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter encontrado citações do filho do presidente da República durante as apurações. O ministro André Mendonça é o relator do caso.

 

Menções ao nome de Lulinha

Segundo a Polícia Federal, as menções surgiram em diálogos e documentos apreendidos em buscas e apreensão realizadas nas residências de suspeitos. A informação foi revelada pelo Estadão e confirmada pelo SBT News.

 

A defesa de Fábio Luís diz que ele não tem relação com fatos apurados no INSS e que há vazamentos seletivos com fins políticos para atingir o filho do presidente.

 

Uma das linhas de investigação analisa a possibilidade de um vínculo oculto entre Fábio Luís e o empresário Antônio Camilo Antunes, apontado como um dos principais alvos da operação Sem Desconto.

 

A suspeita é de que essa eventual relação teria ocorrido por meio da empresária Roberta Luchsinger, amiga de Fábio Luís e conhecida do empresário.

 

Na quinta fase da operação, deflagrada em dezembro, Roberta Luchsinger foi alvo de busca e apreensão. Segundo a PF, foi nesse material que surgiram referências ao nome de Fábio Luís.

 

A investigação está em fase inicial.

 

O "Careca do INSS" está preso desde setembro do ano passado, sob suspeita de liderar um esquema milionário de descontos irregulares em benefícios previdenciários, mantido mediante pagamento de propina a agentes públicos.

 

Na última fase da investigação, também foi preso o filho dele, Romeu Antunes.

 

Antes da divulgação dessas informações, a CPMI do INSS chegou a votar um pedido de convocação de Fábio Luís Lula da Silva, mas o requerimento foi rejeitado. Um novo pedido deve ser analisado após o recesso parlamentar.

 

O que diz a defesa de Fábio Luís

Em nota enviada ao SBT News, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, que representa Fábio Luís, afirmou que não é surpresa a tentativa de incluir o nome do cliente em "vilanias e supostos malfeitos". Segundo a defesa, ele não tem relação direta ou indireta com os fatos apurados no INSS e segue tranquilo.

 

A nota afirma ainda que os vazamentos são seletivos e têm objetivo político-eleitoral, com a intenção de atingir Fábio Luís, sua família, o Partido dos Trabalhadores e o governo. A defesa informou que vai solicitar providências ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para que sejam apuradas as circunstâncias desses vazamentos.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}