Naturatins recebe curso de recuperação de nascentes e matas ciliares no Parque Estadual do Cantão

Posted On Sexta, 23 Janeiro 2026 14:59
Avalie este item
(0 votos)
Atividades de práticas foram realizadas pelos brigadistas do Parque Estadual do Cantão Atividades de práticas foram realizadas pelos brigadistas do Parque Estadual do Cantão

 

Com aulas práticas e teóricas, as atividades foram promovidas pelo Senar, entre os dias 19 e 22

 

 

Por Vinicius Venâncio

 

 

 

Servidores do Parque Estadual do Cantão (PEC), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), finalizaram, nesta quinta-feira, 22, o curso de recuperação de nascentes e matas ciliares. O curso foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o órgão ambiental.

 

O curso, voltado para os servidores do PEC, iniciou suas atividades na segunda-feira, 19, e finalizou nesta quinta-feira, 22. O objetivo é fazer a recuperação de nascentes e matas ciliares e contou com aulas teóricas e práticas, onde foi ensinado a identificação das nascentes e a recuperação usando o método caxambu.

 

Para o supervisor do Parque, Cleber Cavalcante, o curso ajuda a enriquecer o trabalho da Unidade de Preservação (UC). “É de grande importância para o Parque Estadual do Cantão. Agradeço ao nosso parceiro Senar, por proporcionar essa oportunidade de aprimorar o conhecimento de nossos brigadistas, que vai ser muito útil e contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos de campo”, disse Cleber.

 

O instrutor do curso, James Lages, destaca o papel fundamental tanto das nascentes como das matas ciliares, que atuam como filtro natural, ajudam a estabilizar o solo e diminuir o impacto das chuvas, controlando a erosão e o assoreamento dos cursos hídricos. “A restauração desses ambientes, sobretudo em propriedades rurais e próximas a mananciais, é fundamental para o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade de longo prazo”, afirmou o professor.

 

A brigadista Maria do Socorro participou do curso e destacou a sua relevância tanto para os servidores, quanto para a unidade de conservação. “É de suma importância esse curso para que a gente possa aprender a localizar as nascentes dos córregos e rios, além de várias maneiras de manusear e recuperar. Esse curso é de grande valia para o trabalho de preservação ambiental que os brigadistas desenvolvem no Parque”, afirmou.

 

 

 

 

 

Daniel Vorcaro diz à PF que conversou com Ibaneis sobre venda do Banco Master ao BRB

 

Banqueiro foi ouvido em inquérito que apura suspeitas de irregularidades na negociação

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}