Da Assessoria
A senadora Professora Dorinha deu mais um passo fundamental para reduzir o déficit habitacional em Palmas e reafirmar a política pública de moradia como instrumento de cidadania. No último dia 03 foi assinado o contrato para a construção do Residencial Esperança, dentro da modalidade Entidades (PMCMV-E/FDS) do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
O empreendimento prevê a construção de 192 apartamentos, distribuídos em 12 torres de quatro pavimentos, com investimento de R$ 33,6 milhões, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) via Caixa Econômica Federal. Os recursos não terão cobrança de juros e a execução está prevista para ser concluída em 24 meses, após mais de 12 anos de espera por centenas de famílias.
A senadora destacou o significado do empreendimento. “Sou entusiasta do Minha Casa, Minha Vida e tenho trabalhado para garantir mais recursos para o Tocantins e para o Brasil. O Residencial Esperança simboliza a importância do programa como instrumento de transformação social. Ao receberem as chaves, as famílias conquistam mais que uma moradia: conquistam dignidade, segurança e cidadania”, pontuou Dorinha, que agradeceu ao presidente Lula, ao ministro das Cidades Jader Filho, à Caixa Econômica Federal pela conquista.
A assinatura foi viabilizada pela Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins (FACOMTO), entidade proponente do projeto. Para o presidente da federação, Professor Erivelton, trata-se de um marco histórico. “É um momento em que centenas de famílias realizam o sonho da casa própria. Além das moradias, o Residencial Esperança garantirá dignidade e qualidade de vida para a população.”
Estrutura do empreendimento
As unidades terão 45,85 m², dois dormitórios e estacionamento. A Prefeitura de Palmas complementará a obra com R$ 545,9 mil em infraestrutura externa, conforme previsão da lei orçamentária.
A operação será acompanhada por comissões técnicas (CAO e CRE), garantindo transparência, fiscalização e o uso adequado dos recursos públicos.
O secretário municipal de Habitação de Palmas, Marlem Ribeiro, destacou que o município está preparando as vias de acesso e a urbanização do novo bairro. “Nosso compromisso é entregar um conjunto habitacional em condições superiores às iniciais, com infraestrutura adequada e qualidade para quem mais precisa.”
Um dos futuros moradores, o borracheiro André, um dos futuros moradores, expressou o sentimento coletivo. “É um sonho realizado, graças a Deus! E graças à nossa senadora Professora Dorinha, ao presidente Lula e aos coordenadores da FACOMTO, que sempre lutaram pelo povo. Hoje podemos dizer que esse sonho se tornou realidade.”