PARABÉNS PORTO NACIONAL PELOS 282 ANOS DE FUNDAÇÃO E 159 ANOS DE EMANCIPAÇÃO: MUITO JÁ FOI FEITO E MUITO POR FAZER

Posted On Segunda, 13 Julho 2020 07:54
Avalie este item
(1 Votar)

Por Edson Rodrigues

 

O Paralelo 13, com sede em Porto Nacional há 32 anos, circula em todo o Tocantins levando notícias, artigos e editoriais de interesse público, sempre com foco na informação de qualidade, imparcial e verdadeira, na conscientização e no respeito às instituições e, principalmente aos seus leitores, dedica este editorial de comemoração aos 282 anos de fundação e 159 anos de emancipação política do nosso município, ao Serviço Municipal de Saúde Pública, sob a direção da secretária, Dra. Ana Cristina e sua equipe de profissionais de Saúde, em reconhecimento ao belo trabalho que vem sendo desenvolvido nesse setor que já era vital e que se mostrou essencial para a população.

 

RECONHECIMENTO

A atuante secretária de Saúde, Dra. Ana Cristina (foto) e sua equipe merecem todo o nosso reconhecimento pela excelência dos serviços desenvolvidos não só neste período de enfrentamento à pandemia de Covid-19, mas desde o início de sua gestão, salvando vidas e poupando as famílias portuenses de todo o sofrimento que o adoecimento ou a morte de seus membros pode causar.

 

Com ações técnicas e planejadas, aplicadas de forma coordenada em todas as unidades de Saúde da cidade, com o aval do prefeito Joaquim Maia, que não permite nenhuma interferência política no setor, a secretaria de Saúde de Porto Nacional vem mantendo as farmácias públicas abastecidas, os atendimentos dos laboratórios clínicos e de radiologia e os exames de tomografia em funcionamento incessante, sempre com um atendimento humano e cordial.

É esse trabalho que proporciona, hoje, que as famílias portuenses possam comemorar o aniversário da cidade juntas, em suas casas, seguindo as orientações e isolamento social e com a certeza de Recber toda atenção do Serviço de Saúde Pública, caso seja necessário, na certeza de ser uma prioridade no cotidiano do município.

 

ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DO CORONAVIRUS

Neste período sombrio de pandemia de Covid-19, o trabalho da Secretaria de saúde de Porto Nacional tem sido o melhor possível, sempre buscando o aperfeiçoamento e a melhora no atendimento em todas as unidades, sem exceção.

 

Com pouco mais de 55 mil habitantes, Porto nacional tem 507 pacientes diagnosticados (pouco mais de 1% da população) e concentra sete mortes pela doença.

Sabedora da necessidade de estar ainda mais capacitada para tratar dos infectados sintomáticos, a Secretaria de Saúde inaugurou na última sexta-feira (10) a primeira Unidade de Referência à Covid-19 da cidade .

 

O atendimento na unidade será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, inclusive nos feriados. Entre os atendimentos disponíveis, estão os testes rápidos e avaliações médicas. A estrutura tem recepção, sala de acolhimento, três consultórios, sala de observação com capacidade para até cinco pacientes, salas para preparação de medicamentos e testagem, dois banheiros e uma lavanderia. Casos complexos ou graves não serão atendidos neste local.  O prédio fica no setor Nova Capital, ao lado do Ceme e SAE, e perto da Unidade de Pronto Atendimento do Município (UPA). Os atendimentos serão pré-agendados e direcionados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e UPA.

 

Essa nova unidade faz parte do planejamento elaborado para manter investimentos em infraestrutura, equipamentos, mobiliários, melhores condições de trabalho para os servidores da Saúde, que tem sido o grande diferencial da gestão da Dra. Ana Cristina, que ainda prima pela garantia de Equipamentos de proteção Individual – EPIs – para todos os trabalhadores das 30 unidades de saúde Pública da rede municipal de Saúde. A postura técnica, comprometida, assertiva e de liderança da secretária  tem permitido muitos avanços na rede municipal tem rendido ótimas avaliações da Secretaria Estadual da Saúde e do próprio Ministério da Saúde.

 

PARABÉNS

É dessa maneira que O Paralelo 13 quer parabenizar a cidade de Porto Nacional pelo seu aniversário de criação.  Dando visibilidade a quem cuida do povo portuense com dedicação, seriedade, comprometimento e, principalmente, com muito carinho.

 

A Dra. Ana Cristina é a personificação, hoje, do município de Porto Nacional, mostrando em sua atuação á frente da Secretaria da Saúde, todo o respeito que os portuenses merecem e como se deve trabalhar na gestão da área mais essencial para o bem-estar de uma população.

Parabéns, Porto Nacional!

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-502.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias