Homenagens e shows musicais marcaram a abertura da 4ª edição da Feira Literária Portuense

Posted On Sexta, 06 Agosto 2021 05:31
Avalie este item
(0 votos)
 Abertura oficial da 4ª Feira Literária Portuense – Flip Abertura oficial da 4ª Feira Literária Portuense – Flip Fotos: Edi Marquez

O evento conta com aproximadamente 200 escritores e participação de Academias de Letras do Estado e do Brasil

 

 Por: Mychelle Tauane

 

O Prefeito Ronivon Maciel, escritores homenageados e convidados estiveram presentes na abertura oficial da 4ª Feira Literária Portuense – Flip, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 05, dentro do 1º Circuito Turístico Cultural de Audiovisual. A FLIP segue até o dia 08 de agosto e terá a participação de aproximadamente 200 escritores. Palestras, espaço café literário, exibição de vídeos, apresentações culturais e musicais estarão entre as ações da programação, que está sendo transmitida pelo canal do Youtube da prefeitura de Porto Nacional (https://www.youtube.com/c/prefeituradeportonacional).

 

Para Ronivon Maciel, “mesmo vivendo diante de um cenário pandêmico, a realização da 4ª edição da Feira Literária Portuense é de grande valor para a história de Porto Nacional. Me sinto honrado em poder contribuir com a história e a cultura do nosso povo portuense e como Gestor Municipal venho cuidando com muito zelo, amor e dedicação do nosso acervo intelectual, por entender que eventos com a grandeza da Flip são necessários para somar com a literatura e a cultura portuense”, disse.

 

Durante a abertura, o Presidente da Academia de Letras e Artes de Porto Nacional - ALAPORTO, Edvaldo Rodrigues, parabenizou a realização da 4ª edição e relembrou o início da história cultural no município. “Desde o século 18 Porto Nacional vem construindo cultura. Hoje, na abertura da 4ª edição da Flip, parabenizo o Prefeito Ronivon Maciel pelo que está fazendo para manter acesa a chama cultural e intelectual de nossa cidade. Mesmo o mundo atravessando um cenário pandêmico, Ronivon Maciel não deixou de realizar uma das mais importantes manifestações culturais dos últimos tempos”, destacou.

 

Artistas abrilhantaram a noite com apresentações musicais

 

 

O primeiro dia da Feira Literária Portuense foi abrilhantado pelos artistas portuenses, Marcos Diovany, Mantovas e João Berchamans (Torres), violinista que apresentou o recital de Violão Autoral.

 

Homenageados

 

O evento tem como Patrono Nacional, o Escritor Bernardo Élis (in memorian), da Academia Brasileira de Letras – ABL e como Patrono Regional, o escritor Wátila Misla, da Academia Dianopolina de Letras. Como escritora destaque, a escolhida da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense é a escritora Francisquinha Laranjeira, Imortal e ex-presidente da Academia Palmense de Letras, já o Café Literário homenageia a portuense, escritora e imortal da ALAPORTO, Elvanir Matos Gomes (Quininha).

 

Organização

 

A organização da 4ª edição da Flip está a cargo da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e tem como colaboradores a Biblioteca Municipal Elí Brasiliense e a Academia de Letras e Artes de Porto Nacional – ALAPORTO. Além da Flip de 2021 conta com a participação de 11 Academias de Letras do Tocantins, da Bahia, do Pará e do Maranhão. Também tem o apoio de diversas editoras e livrarias.

 

Colaboradores

São colaboradores da Feira Literária, a Universidade Federal do Tocantins – UFT; o Instituto Federal do Tocantins – IFTO; a Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS; o Centro Universitário Luterano de Palmas – ULBRA; o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto – ITPAC e o Centro Universitário Católica do Tocantins, além de editoras, livrarias, e diversas Academias de Letras. Academia Palmense de Letras (APL), Academia de Letras de Paraíso (ALP), Academia Dianopolina de Letras (ADL), Academia Gurupiense de Letras (AGL), Academia de Letras de Divinópolis (ALD), Academia de Letras de Araguacema (ALA), Academia de Letras do Brasil – Ceará (ALB/CE), Academia de Letras de Imperatrizense (ALI/MA), Academia Barreirense de Letras (ABL/BA), Academia de Letras de Araguaína (ACALANTO), Academia Infantojuvenil de Literatura de Gurupi (AIJL).

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-505.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias