Devido ao aumento do número de casos de infecção pela Covid-19, a prefeitura de Porto Nacional publicou o Decreto nº 093 que dispõe sobre as novas medidas restritivas como forma de amenizar o aumento da propagação do vírus no município. O decreto entra em vigor a partir dessa sexta-feira (15)

 

Com Assessoria 

De acordo com o prefeito Ronivon Maciel, foi avaliada a realidade atual do município e a prefeitura procurou deliberar em conjunto não só com os órgãos, mas também com vários segmentos da sociedade. “Sabemos que o grau de responsabilidade dos gestores é muito grande e, por isso, já estamos tomando todas as medidas cabíveis, principalmente as preventivas”.

Segundo consta no decreto, ficam suspensas as atividades presenciais na rede pública e privada de ensino fundamental e médio. E somente as atividades práticas/laboratoriais presenciais em instituições de ensino superior da área da saúde estão autorizadas.

Determinou-se o funcionamento parcial das feiras livres, igrejas e templos, comércio em geral, funerárias e academias que deverão seguir os protocolos de uso de máscara,higienização das mãos e distanciamento constantes no Decreto, e o monitoramento de sinais e sintomas dos colaboradores.

A venda de bebida alcóolica está autorizada em bares, restaurantes, conveniências, distribuidoras, balneários e clubes até às 23h desde que obedeçam aos requisitos dispostos no art. 16 do decreto.

O uso de máscara permanece sendo obrigatório em todo e qualquer órgão público e demais estabelecimentos. Assim como disponibilidade, na entrada e saída, de material de higienização das mãos.
Está proibida a realização de eventos públicos e privados de qualquer natureza, em ambientes abertos ou fechados, assim como atividades relacionadas ao Carnaval 2021. Reuniões particulares em residências devem respeitar o limite de até 15 pessoas e devem obedecer aos protocolos de distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos.

Também consta multa para os estabelecimentos em caso de descumprimento das normas estabelecidas observadas as medidas específicas para cada atividade ou categoria do estabelecimento.
De acordo com a Secretária de Saúde, Lorena Martins, esse aumento de casos é reflexo do comportamento da população que reduziu os cuidados exigidos. “As pessoas precisam seguir as medidas de proteção recomendadas e preconizadas pelo ministério da saúde,evitando aglomerações, utilizando a máscara de forma correta, higienização das mãos e, quem for do grupo de risco, ficar em casa”, reforçou a secretária.

As medidas foram tomadas em conjunto com o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública da Covid-19 (COE), poder executivo,representantes do comércio, empresários, entidades religiosas e outros segmentos da sociedade.

As determinações do decreto foram pensadas levando em consideração a conciliação entre a continuidade das medidas restritivas de prevenção ao novo Coronavírus e a manutenção das atividades do comércio para não comprometer o emprego e a renda dos cidadãos portuenses.

 

 

Posted On Sábado, 16 Janeiro 2021 05:44 Escrito por

ANÁLISE POLÍTICA - PORTO NACIONAL

 

“Se os prazeres são maiores na expectativa, lembre-se que isso também é verdade para os problemas” 

 

ELBERT GREEN HUBBARD

 

Por Edson Rodrigues

 

Um novo ciclo político começa a ser construído na Capital da Cultura Tocantinense, Porto Nacional, que optou pela renovação política e terá pela frente quatro anos sob a gestão de Ronivon Maciel.

 

As expectativas são de que o prefeito eleito entenda que é necessária uma administração transparente e que busque uma convivência harmônica com os demais poderes, com o governo do estado e com os parlamentares estaduais e federais, que proporcione parcerias que tragam benefícios ao Município.

O prefeito Ronivon Maciel teve o prestigio do senador Irajá Abreu em sua posse

 

Porto necessita de um governo que não “ponha fogo” nas pontes de diálogo como fez a última administração, que pode ter comprometido o desenvolvimento do município, e a vitória de Ronivon revelou que o povo queria uma administração diferente, impondo uma derrota coletiva aos grupos políticos que há mais de 30 anos se revezavam na gestão do município.

 

RENOVAÇÃO NA EQUIPE

Ronivon Maciel também apostou na renovação na formação do seu primeiro escalão de secretários, colocando novos nomes que recebem, assim como o prefeito, a oportunidade de mostrar como se faz uma gestão sem os vícios da velha política, resgatando Porto Nacional do ostracismo, promovendo condições para a instalação de novas empresas e indústrias no município, no polo industrial de Luzimangues e no tradicional Parque Industrial, criando condições para que o comércio local também se beneficie, movimentando a economia de forma a gerar empregos e renda para os cidadãos.

 

LEGISLATIVO

Tomaram posse, também, os vereadores eleitos e reeleitos pelos eleitores, que reforçaram o desejo de mudança, promovendo uma renovação de 75% no Legislativo Municipal, buscando uma Câmara com pessoas mais próximas e mais conhecedoras das demandas de cada setor, formando um “time” com uma nova mentalidade e com novas possibilidades.

 

Deixamos, aqui, aos eleitos para o Executivo e para o Legislativo, nossos votos de sucesso, com as bênçãos de Nossa Senhora das Mercês e do nosso Padre Luso, torcendo para que não decepcionem o povo que apostou alto nessa transformação e nessa renovação dos quadros políticos da nossa Capital da Cultura.

 

Tomaram posse, além do prefeito Ronivon Maciel e do seu vice, Joaquim do Luzimangues, os vereadores Gilian Fraga, do Solidariedade, Soares Filho, do Solidariedade, Rosangela Mecenas, do Republicanos, Joelma dos Luzimangues, do Republicanos, Gustavo do Mini Box, do PTB, Tony Andrade, do PTB, Janes Cleiton, do PTB, Charles Sousa, do PT, Firmino Rocha, do PSL, Adael, do PSD, João Justino, do PROS, Jefferson Lopes, do MDB, Geylson Neres, do MDB, Pim Junior, do DEM, e o tenente Salmon Pugas, do DEM.

 

Posted On Segunda, 04 Janeiro 2021 06:04 Escrito por

Na manhã desta quinta-feira, 03, na Câmara Municipal de Porto Nacional, Policiais Militares, corpo pedagógico e demais funcionários do Colégio Militar do Tocantins - Unidade IX Custódia da Siva Pedreira, foram homenageados com outorga de Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados na unidade de ensino. Honraria proposta pelo vereador Prof. Sebastião com aceitação de todos os legisladores da casa.

 

Com Assessoria

Uma moção de aplausos proposta pelo vereador Prof. Sebastião foi concedida aos militares, professores e demais funcionários pioneiros do Colégio Militar de Porto Nacional, como reconhecimento pelo excelente serviços prestados a sociedade portuense.

Participaram da solenidade o Sub Cmte do 5º BPM MAJ QOA Soares, CAP QOPM Emerson Diretor do CMTO – IX e demais militares do CMTO, Presidente da Câmara Municipal de Porto Nacional Ver. Toni Andrade, o vereador Prof. Sebastião autor da moção e demais legisladores.

O Presidente da Câmara Vereador Toni Andrade no ato representando o Dep. Estadual Toinho Andrade destacou em sua fala que, grande é a confiança depositada na equipe de policiais militares que atuam no CMTO, pois acredita nos resultados que a instituição Polícia Militar entrega à sociedade. Já o vereador Prof. Sebastião ressaltou que essa homenagem faz-se necessária pois inegável é o sucesso do trabalho do CMTO-IX.

O legislador destacou que como professor ele conhece a realidade de uma sala de aula, e pode conhecer in loco os resultados de uma escola que tem hierarquia como valor. Para ele, disciplina é foco, e com foco com um aluno tem capacidade de construir seu conhecimento. Destacou a importância desse trabalho em parceira entre escola e polícia, ensino e disciplina, e parabenizou todos os professores e militares que se empenham para o sucesso da instituição de ensino.

O Sub Cmte do 5º BPM Major Soares, ressaltou em sua fala que ao realizar seu trabalho, o militar não o faz esperando reconhecimento, mas fica feliz ao recebê-lo, pois é reflexo de um trabalho realizado com zelo, empenho, dedicação e amor, e parabenizou a equipe pioneira. O Cap Emerson, diretor do CMTO – IX falou sobre as expectativas da sociedade que vieram junto com a implantação da escola, ressaltou os esforços de todos os militares, professores e demais funcionários que se doaram para alcançar os melhores resultados para a instituição de ensino. Destacou os resultados positivos da escola no IDEB, dos alunos no mercado de trabalho e aprovação de vários alunos da 3ª série ao ensino superior. Destacou que esses resultados só foram possíveis com a união de esforços de toda a comunidade escolar CMTO – IX desde o processo de implantação até os dias atuais.

Encerrando a cerimônia, todos os militares, professores e demais funcionários homenageados receberam outorga de moção de aplausos dos legisladores presentes.

 

Posted On Sexta, 04 Dezembro 2020 05:32 Escrito por

“A gratidão faz a gente enxergar a vida com outros olhos” 

SURAMA JURDI

 

 

Por Edson Rodrigues

 

O presidente do MDB de Porto Nacional, Arlindo da Rebram, em conversa com O Paralelo 13, fez questão de ressaltar o sentimento de gratidão do partido para com a população portuense.  Particularmente, em sua candidatura a vereador, em 46 dias de campanha, Arlindo conseguiu chegar à suplência, recebendo 490 votos, todos obtidos de forma espontânea, conquistado com muita saliva, sola de sapato e empenho junto ao eleitorado.

Presidente do MDB Arlindo da Rebram, Marcelo Miranda e Dulce Miranda 

 

Arlindo foi taxativo ao afirmar que é preciso respeitar a vontade da população, da maioria dos eleitores e que, agora que os palanques foram desmontados, é hora de torcer para que Porto Nacional seja bem administrada pelo prefeito eleito Ronivon Maciel.

 

O presidente do MDB portuense afirmou que, dentro do partido, tudo será feito para que o prefeito, Joaquim Maia, realize uma transição tranquila, em que até o fim de dezembro todos os servidores estejam com seus salários quitados, aproveitando para agradecer o apoio recebido do presidente estadual do MDB, Marcelo Miranda e da deputada federal Dulce Miranda, que participaram pessoalmente da campanha na cidade e que, segundo ele, foram fundamentais para que o partido esteja presente na Câmara Municipal com dois vereadores eleitos.

 

REORGANIZAÇÃO

Por meio da pessoa do seu presidente, Arlindo da Rebram, o MDB de Porto Nacional conseguiu reestruturar o diretório municipal, depois de mais de oito anos constando como irregular no TER, resgatando a história do partido na cidade, que tem uma longa folha de serviços prestados, citando as gestões de Jurimar Macedo, Dr. Euvaldo e de Marcelo Miranda que, quando governador prestigiou a cidade com vários de seus filhos em cargos do primeiro ao quinto escalão da administração estadual, tendo a cidade sido contemplada com pavimentação asfáltica, casas populares, investimentos pesados na Educação, com a construção de unidades escolares, com a compra da sede que abriga a Delegacia de Ensino, com a reforma e ampliação do Hospital regional, do Hospital Tia Dedé e outras ações que simbolizaram o reconhecimento da importância da Capital da Cultura do Tocantins.

 

“O MDB portuense não merecia estar relegado a uma simples agremiação.  Precisávamos desse reconhecimento e dessa renovação para que possamos, a partir de agora, ser tratados com a importância que sempre tivemos no cenário político tocantinense”, concluiu Arlindo da Rebram.

 

Posted On Quinta, 03 Dezembro 2020 16:24 Escrito por

Visita ocorreu na tarde desta terça-feira, 24

Por Jarbas Coutinho

 

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Antonio Andrade, cumpriu agenda de trabalho na tarde desta terça-feira, 24, em Porto Nacional onde, acompanhado da secretária de Estado da Infraestrutura e presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Juliana Passarin, vistoriou o andamento das obras da ponte sobre o Rio Tocantins, que está sendo construída na cidade. A ponte integra o programa Governo Municipalista, implementado pela atual gestão estadual, que prevê a complementação da infraestrutura do Tocantins nos 139 municípios.

 

A ordem de serviço para as obras da nova ponte de Porto Nacional foi assinada em setembro de 2019, mas as obras estavam sendo executadas com recursos próprios do Estado. Com a assinatura do contrato de empréstimo com o Banco de Brasília (BRB), em outubro, no valor de R$ 149 milhões, o Governo do Tocantins vive a expectativa de que as obras ganhem um novo impulso, uma vez que a ponte constitui o principal elo de Porto Nacional à BR-153.

 

“Estou feliz porque pude ver de perto que a ponte deixou de ser um sonho e já é uma realidade. Estivemos no canteiro de obras e vimos a quantidade de serviço pronto e temos a convicção que daqui a dois anos essa ponte estará pronta para ser inaugurada. São mais de R$ 140 milhões injetados na economia do nosso município e cerca de mil pessoas terão a oportunidade de trabalho nesse período. Agradecemos ao governador Mauro Carlesse e ao vice-governador Wanderlei Barbosa pelo desprendimento para agilizar o financiamento junto ao BRB, que vai permitir mais agilidade dessa tão esperada obra”, pontuou Antonio Andrade.

 

A secretária da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin, destacou a visita como um momento especial para o Governo do Tocantins, porque é uma prioridade do governador Mauro Carlesse que saiu do papel. “As obras estão dentro do cronograma estabelecido com a empresa e o que percebemos nessa visita é que a cada dia aumenta a quantidade de funcionários e novos equipamentos”, comentou.

 

O representante da Rivoli no Tocantins, empresa responsável pela obra, Matteu Rossi, destacou que a empresa está empenhada em acelerar o andamento das obras. “Está previsto para o mês de dezembro a chegada do equipamento para fundação o que vai permitir que em janeiro seja realizada algumas fundações. A expectativa é que possamos entrar na água no próximo ano, que é o ponto crítico de toda a obra”, ressaltou.

 

Financiamento

 

A antiga ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional foi construída em 1979. Mas em virtude das más condições foi interditada pelo Governo do Tocantins em 2019. A travessia passou a ser monitorada e destinada apenas para veículos de pequeno porte. Já a passagem dos veículos de carga passaram a ser realizadas por balsas, o que tem causado transtornos. O Governo do Tocantins agiu rápido e depois de ter o aval da Assembleia Legislativa, viabilizou um empréstimo junto ao BRB para construção da nova ponte. O contrato de financiamento foi assinado pelo governador Mauro Carlesse e pelo presidente da instituição, Paulo Henrique Bezerra Costa, no dia 15 de outubro, em Brasília.

 

Posted On Quarta, 25 Novembro 2020 05:00 Escrito por
Página 1 de 23

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-504.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias