Por Edson Rodrigues

 

Esta será uma semana importante para o processo sucessório estadual, em que muitas articulações e decisões estarão sendo tomadas nos bastidores políticos, concentradas nas duas e mais fortes candidatas ao Senado, Kátia Abreu e Dorinha Seabra.

 

"QUANDO O ESPÍRITO NÃO ACOMPANHA A MATÉRIA"

 

Apesar da deputada federal Dorinha Seabra contar com o apoio dos deputados da base de sustentação política do governador Wanderlei Barbosa, que busca a sua reeleição, e dela também ter o apoio público da maioria dos filiados ao Republicanos, em um cenário em que todos esses atores rejeitam veementemente apoiar Kátia Abreu, de acordo com informações obtidas pelo nosso Observatório Político, Dorinha pode ser vítima de uma grande reviravolta, no linguajar das raposas políticas, do “vai e vem” ou do “estica e encolhe”.

 

PALÁCIO ARAGUAIA FICARÁ COM KATIA ABREU

Segundo um grão mestre político, ouvido reservadamente pelo Observatório Político de O Paralelo 13, o governador Wanderlei Barbosa, em nenhum momento, fez qualquer declaração negativa sobre seu apoio à reeleição de Kátia Abreu.  Muito pelo contrário: ele reconhece a importância que foi – e está sendo – o apoio de Kátia à sua gestão. O grão mestre completa avaliando que as conversações para a definição do Palácio Araguaia por Kátia Abreu estão avançadas, faltando apenas um ajuste entre Kátia, seu filho, o senador Irajá Abreu e com os candidatos proporcionais do PSD, para que a escolha de Wanderlei Barbosa seja publicamente anunciada.

 

O grão mestre finalizou afirmando que a questão dos deputados estaduais que apoiam Wanderlei Barbosa, mas se negam a apoiar Kátia Abreu, será discutida em uma outra etapa.

 

Conforme afirmou nosso amigo, irmão e colega de profissão, Cléber Toledo, em seu portal de notícias na manhã desta segunda-feira, a única forma de a professora Dorinha não apoiar Wanderlei será o senador Eduardo Gomes vir a ser candidato ao governo – em outra reviravolta.

 

Como em política nada é exato, ainda há a opção de Kátia Abreu ignorar o apoio do Palácio Araguaia e resolver tomar outros rumos.

 

Como disse o governador Wanderlei Barbosa ao portal Gazeta do Cerrado, da nossa amiga, Maju Cotrim, “estamos aguardando uma posição dos Abreu sobre o apoio do senador Irajá à nossa candidatura à reeleição.  Não tem como a senadora ficar em nossa base e o Irajá em outra ‘embarcação’”.

 

Logo, para Wanderlei Barbosa bater o martelo e fecha publicamente com a senadora Kátia Abreu, partindo ambos para a reeleição, compondo uma mesma chapa majoritária, só falta o posicionamento dos Abreu, declarando seu apoio conjunto – Kátia e Irajá – à reeleição de Wanderlei.

 

Juntando todos esses “pontos”, o desenho que se forma, ao final, é a confirmação de que a opção de Wanderlei Barbosa para o Senado será por Kátia Abreu.

 

A conferir!

 

Posted On Segunda, 16 Mai 2022 14:12 Escrito por

Venceu nesta quarta, 11 de maio, em primeiro lugar, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto Nacional (TO), indicada pela deputada federal Professora Dorinha (DEM/TO) para o agraciamento do Prêmio Brasil Mais Inclusão. Na categoria 'Mérito João Ribas', a associação irá receber menção honrosa, pela Câmara dos Deputados, no dia 30 novembro deste ano.

 

Com Assessoria

 

“A associação desenvolve um importante trabalho no País, especialmente no Tocantins. Merece todo reconhecimento. São trabalhos que mudam a vida das pessoas com deficiência. Essas iniciativas é um incentivo para que questões ligadas à educação inclusiva sejam mais valorizadas nas políticas públicas sociais e educacionais”, destacou Dorinha.

 

A instituição desenvolve ações de extrema relevância para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas áreas de educação especial, assistência social, saúde, esporte, cultura e lazer. Além da abrangência de suas ações, a APAE Porto Nacional (TO) também envolve as famílias dos assistidos.

 

Prêmio

 

A escolha ocorreu nesta manhã de forma remota, por meio de votação secreta pelos parlamentares que compõem o Conselho Deliberativo e pelos membros titulares da Comissão.

 

O Prêmio é uma homenagem anual à empresas, entes federados (União, estados e municípios), entidades (ONGs, OSCIPs) ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação.

 

Ao todo, foram escolhidos dez agraciados com diplomas de menção honrosa. Metade da premiação é dedicada à Personalidades e Entes Federados, que concorrem na categoria “Mérito Darci Barbosa”. A outra metade é dedicada à empresas, ONGs e entidades, que concorrem na categoria “Mérito João Ribas”.

 

 

Posted On Quarta, 11 Mai 2022 17:12 Escrito por

Em mais uma ação beneficente realizada em favor de instituições que realizam trabalhos sociais, a grande loja Maçônica Moral e Virtude, nº 24, com sede em Palmas, capital do Tocantins entregou, no último sábado (07) duas cadeiras de rodas ao Abrigo João XXIII em Porto Nacional.

 

Com Assessoria

 

Os equipamentos foram entregues pelo Venerável Mestre Luiz Fernando, juntamente com o Hospitaleiro da Loja, Eltier Junior Postal, à dona Geralda dos Santos, uma das responsáveis pela busca de apoios ao Abrigo. Na ocasião, Luiz Fernando disse que observou muitas necessidades na casa de acolhida dos idosos e acredita ter acertado na escolha da instituição para receber as Cadeiras de Rodas. “A dona Geralda nos recepcionou muito bem e nos recebeu apresentou os idosos, contou suas histórias e nos mostrou alguns afazeres para os quais também estamos dispostos a fazer o possível para ver se conseguimos ajudar mais”, ressaltou

 

"A aquisição das cadeiras pela Loja Maçônica reforça uma das prioridades da instituição, que é proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas desassistidas por outras instituições. Essas cadeiras vão poder garantir um pouco mais de conforto aos idosos que vivem na Casa de Repouso Abrigo João XXIII e, consequentemente, aos cuidadores que os acompanham diariamente”, afirmou o Venerável Mestre Luiz Fernando.

 

O Venerável Mestre da loja ressaltou que a instituição está sempre de prontidão a ajudar àqueles que necessitam e o fazem pela sociedade e pelas pessoas que não têm a quem recorrer. “Temos que fazer o bem, independente se é uma loja maçônica, independente se é grande empresário, eu creio que é o papel do ser humano, a partir do momento que você pode, você deve ajudar o próximo”, pontuou.

 

De acordo com Geralda dos Santos, “essa doação foi muito gratificante e oportuna, pois nós estávamos com a quantia exata de cadeiras e precisamos sempre ter uma reserva. Além disso, algumas peças já estavam precisando ser trocadas. Foi ótima essa doação e na hora certa”, declarou a responsável por receber os itens.

 

 

Posted On Quarta, 11 Mai 2022 15:53 Escrito por

Nesta quarta-feira, 11 de maio, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto Nacional (TO), indicada pela deputada federal Professora Dorinha (DEM/TO), é uma das instituições que concorrem para o agraciamento do Prêmio Brasil Mais Inclusão, na categoria 'Mérito João Ribas', a ser concedido pela Câmara dos Deputados. A escolha ocorrerá, às 11 horas, de forma remota, por meio de votação secreta pelos parlamentares que compõem o Conselho Deliberativo e pelos membros titulares da Comissão.

 

Da Assessoria

 

Neste sentido, Professora Dorinha desenvolve também um importante trabalho de reconhecimento na Câmara dos Deputados na indicação de instituições tocantinenses que realizam a inclusão de pessoas com deficiência no Estado. Em 2016, por exemplo, a APAE de Colinas foi agraciada. Dois anos depois, em 2018, foi a vez da Federação de Pais e amigos do Tocantins (Feapaes) ser reconhecida também com o Prêmio Brasil Mais Inclusão.

 

"O trabalho da APAE é belíssimo e merece todo o nosso reconhecimento", destacou. A solenidade de premiação está prevista para o dia 30 de novembro. A instituição desenvolve ações de extrema relevância para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas áreas de educação especial, assistência social, saúde, esporte, cultura e lazer. Além da abrangência de suas ações, a APAE Porto Nacional (TO) também envolve as famílias dos assistidos.

 

Reconhecimento

 

Dorinha destaca ainda que, "são trabalhos que mudam a vida das pessoas com deficiência. Essas iniciativas é um incentivo para que questões ligadas à educação inclusiva sejam mais valorizadas nas políticas públicas sociais e educacionais", acrescentando, que outros dois prêmios concedidos pela Câmara dos Deputados, e indicados por ela, reconheceram o trabalho brilhante desenvolvido por instituições tocantinenses.

 

Em 2017, Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida como Dona Raimunda quebradeira de coco, recebeu o diploma mulher-cidadã Carlota Pereira. Em 2019, foi consagrada a Escola Mundo Autista de Araguaína para receber o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas de Inclusão em Saúde Mental promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família da Casa. A instituição é a terceira do Brasil e a primeira da Região.

 

Posted On Terça, 10 Mai 2022 13:47 Escrito por

A deputada federal Professora Dorinha (União/TO) indicou, neste ano de 2022, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto Nacional (TO) para o agraciamento do Prêmio Brasil Mais Inclusão, a ser concedido pela Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A escolha será feita através de votação secreta pelos parlamentares que compõem o Conselho Deliberativo e pelos membros titulares da Comissão.

 

"Por atuar em prol do desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, vamos reunir esforços para fazer da APAE de Porto Nacional uma das instituições premiadas. O trabalho da APAE é belíssimo e merece todo o nosso reconhecimento", explicou Dorinha. A solenidade de premiação está prevista para o dia 30 de novembro.

 

A instituição desenvolve ações de extrema relevância para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas áreas de educação especial, assistência social, saúde, esporte, cultura e lazer. Além da abrangência de suas ações, a APAE Porto Nacional (TO) também envolve as famílias dos excepcionais.

 

Prêmio

 

O Prêmio é uma homenagem anual à empresas, entes federados (União, estados e municípios), entidades (ONGs, OSCIPs) ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação.

 

Ao todo são dez agraciados contemplados com diplomas de menção honrosa. Metade da premiação é dedicada à Personalidades e Entes Federados, que concorrem na categoria "Mérito Darci Barbosa". A outra metade é dedicada à empresas, ONGs e entidades, que concorrem na categoria "Mérito João Ribas".

Posted On Terça, 26 Abril 2022 14:38 Escrito por
Página 1 de 38

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-506.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias