A centenária e colhedora Porto Nacional foi palco de encontro de jornalistas

 

 

Da Redação 

 

 

O jornalista e escritor Edivaldo Rodrigues e sua esposa Luciene Tavares receberam em sua residência em Porto Nacional uma dezena  de jornalistas da  ABRAJET (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) , momento em que novos membros foram credenciados. E receberam o  aval do presidente nacional da entidade, o experiente jornalista tocantinense Luiz Pires.

 

O encontro na residência do casal na manha do sábado dia 6 de dezembro, momento em que  não só jornalista mais membros da sociedade local discutiram sobre o turismo. O jornalista Edivaldo Rodrigues que é membro da instituição como relatou, a entidade tem como uma de suas finalidades não só divulgar destinos, mas  valoriza as riquezas culturais e naturais do estado, dando visibilidade as comunidades, eventos, atrativos e iniciativas que movimentam a economia, geram emprego e fortalecem a identidade tocantinense.

 

 

 

Desde sua fundação em 1992, a Abrajet Tocantins tem desempenhado um papel fundamental na promoção do turismo tocantinense, atuando com compromisso e profissionalismo na cobertura jornalística especializada do setor.

 

Ao longo de sua trajetória, a entidade tem sido uma parceira estratégica do turismo sustentável, defendendo práticas responsáveis, incentivando o turismo regional e contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas do setor.

 

O senador e vice presidente do Senado Eduardo Gomes  compareceu ao evento, onde novamente demonstrou seu apoio a entidade, quando falou da importância do turismo como fator de desenvolvimento, econômico social e cultural.

 

O casal anfitrião está de parabéns  pelo apoio a essa importante entidade e por suas contribuições significativas ao fortalecimento do turismo no Tocantins.

 

 

Posted On Domingo, 07 Dezembro 2025 05:56 Escrito por O Paralelo 13

 

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Duerita Pereira de Carvalho conta com 1.324,27 m² de área construída e capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos ou 188 em período integral

 

 

Por Débora Gomes

 

 

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado, 29, da inauguração da primeira creche pública de Luzimangues, distrito de Porto Nacional. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Duerita Pereira de Carvalho, localizado no Loteamento Porto Seguro, representa um importante avanço para a comunidade, ao oferecer uma estrutura moderna e equipada para atender crianças de 1 a 5 anos.

 

Governador Laurez Moreira reforça compromisso com a educação infantil na entrega do CMEI Duerita Pereira de Carvalho

 

Durante a solenidade, o governador destacou o compromisso do Estado com a educação. “Queremos dar a oportunidade para que todos possam vencer na vida. O poder público tem o dever de melhorar a vida das pessoas e de oferecer oportunidades a todos. Fico feliz quando vejo uma inauguração como esta. No nosso governo, é prioridade cuidar bem da educação”, salientou Laurez Moreira.

 

A creche possui 1.324,27 m² de área construída e capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos, ou 188 em período integral. O investimento total ultrapassa R$ 4 milhões.

 

Presente na cerimônia, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, destacou o impacto da obra para o distrito. “Vivemos em um distrito em franco crescimento e hoje [sábado, 29] temos a grata oportunidade de entregar a primeira creche aos moradores de Luzimangues, com a presença do governador Laurez Moreira. Para mim, é uma alegria. Ele conhece este distrito e é um homem com um legado exemplar para nós”, ressaltou o gestor.

 

Diretora Walkiria Messias Fernandes de França celebra a entrega do primeiro CMEI de Luzimangues, destinado à educação infantil

 

A diretora da unidade, Walkiria Messias Fernandes de França, também celebrou o momento. “É a primeira creche do distrito de Luzimangues. Um grande marco para a população. Já era aguardada há muito tempo e vai atender a primeira infância. É um marco porque as mães precisam deixar seus filhos na creche para poderem trabalhar. A comunidade esperava muito por essa entrega”, enfatizou.

 

Infraestrutura

 

O CMEI Duerita Pereira de Carvalho conta com 10 salas de atividades infantis, berçário com salas específicas, fraldários, solário e sala de amamentação, além de lactário completo, cozinha industrial e refeitório. A estrutura inclui ainda pátio coberto, playground, sala multiuso, espaços pedagógicos amplos e acessíveis, sanitários adaptados para crianças e pessoas com deficiência, lavanderia, almoxarifado e áreas de apoio.

 

Prefeito Ronivon Maciel celebra a entrega da primeira creche de Luzimangues, obra aguardada há anos pela comunidade

 

A moradora Aline Melquides de Sousa, que pretende matricular o filho de um ano no CMEI, reforçou a satisfação da comunidade. “Para nós é um privilégio. Moro aqui há 13 anos e essa creche sempre foi um sonho. Nunca tivemos uma creche no distrito. Esta é a primeira, e meu filho vai estudar aqui. Estou muito feliz”, ressaltou.

 

Homenagem

 

 

Conforme a Prefeitura de Porto Nacional, a escolha do nome do CMEI homenageia Duerita Pereira de Carvalho, uma das figuras mais atuantes de Luzimangues.

 

Moradora Aline Melquides de Sousa destaca a importância da nova creche para as famílias de Luzimangues

 

Pioneira no distrito, Duerita dedicou sua vida ao trabalho comunitário, atuando como professora, feirante e liderança respeitada, sempre envolvida em causas sociais e na construção do território local.

 

 

Posted On Domingo, 30 Novembro 2025 03:47 Escrito por O Paralelo 13

O novo serviço possibilita tratamento em alterações auditivas precoces a recém-nascidos

 

 

Por Ananda Santos

 

 

Ananda Santos/Governo do TocantinsComo resultado dos esforços do Governo do Tocantins em entregar melhorias em saúde para a população tocantinense, o Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD) realizou pela primeira vez na segunda-feira, 24, exame de teste da orelhinha em recém-nascido. A maternidade referência para a população da região de saúde Amor Perfeito, com 117.502 pessoas, agora conta com o novo serviço, que proporciona detecção de problemas de audição e possibilidade de tratamento em alterações auditivas precoces.

 

“A ampliação dos serviços neonatais em todo o Estado é uma das nossas metas e proporciona mais qualidade de vida para a população usuária do Sistema Único de Saúde. Os cuidados nos primeiros dias de vida são determinantes para um crescimento saudável”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.

 

“Minha bebê foi a primeira recém-nascida a ter alta do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, com o teste da orelhinha realizado, estou muito feliz”, afirmou a paciente do HMITD, Maisa da Silva.

 

A paciente Maria Eduarda, mãe de recém-nascido no HMITD afirmou que, “fiquei muito feliz e achei muito importante esse teste porque, hoje eu sei que o meu filho não tem problema auditivo”.

 

A filha da paciente do HMITD, Maisa da Silva foi a primeira bebê que realizou o teste da orelhinha no hospital

 

Segundo o diretor-geral do HMITD Hélio Barros, “nós estamos muito felizes e gratos com esse novo serviço que podemos oferecer aos nossos pacientes, que é o teste da orelhinha. Era um serviço muito desejado, aguardado e hoje está sendo realizado com a nossa equipe de fonoaudiólogas, pois recebemos apoio das equipes da SES-TO e Governo do Tocantins. Nossos profissionais fizeram treinamento no Hospital Dona Regina e assim conseguimos implantar esse novo serviço aqui no HMITD, que é uma conquista para Porto Nacional e toda a região que atendemos. É um benefício muito grande, pois é um teste especial e importante que precisa ser feito em todos os bebês, eu fico muito feliz por ter esse serviço aqui”.

 

“O teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um exame simples, rápido e indolor, realizado ainda na maternidade, geralmente nas primeiras 24h a 48h de vida do bebê. A implantação desse teste diretamente no hospital é uma medida essencial de saúde pública e é fundamental para garantir um início de vida mais saudável e pleno para a criança. Ele assegura diagnóstico precoce, tratamento rápido e melhores oportunidades de desenvolvimento para cada bebê. É um cuidado simples, mas que pode fazer toda a diferença na vida da criança”, afirmou a fonoaudióloga do HMITD, Lorena Guimarães Corrêa Lima.

 

“Nós agora estamos realizando o teste da orelhinha, e é com muito orgulho e prazer que eu e a também fonoaudióloga Lorena vamos ofertar os atendimentos. Estamos empenhadas em realizar os testes que proporcionarão mais saúde para os bebês atendidos aqui na maternidade”, afirmou a fonoaudióloga do HMITD, Thusley Braga Costa.

 

O teste da orelhinha

 

O teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame realizado para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. O teste é rápido e indolor, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF) recomenda a realização do exame antes da alta hospitalar. Caso detectado alterações, o bebê deve passar por mais avaliações, exames complementares e se preciso é encaminhado para realizar precocemente o tratamento das alterações auditivas, que inclui terapias de fonoaudiologia, consultas visando utilização de aparelhos ou implantes. Todo o serviço e acompanhamento são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

Posted On Quarta, 26 Novembro 2025 14:15 Escrito por O Paralelo 13

Existem pessoas que a alma é tão leve que flutua entrelaçada aos sentimentos de bem-quererencia, e do pertencentimento popular. Esse é o caso do portuense João Silva Reis, o popular "João do Puba", um cidadão amado e admirado por muitos, que nesse último dia 8 de novembro comemorou, abraçado à esposa, Maria do Socorro, filhos netos e demais familiares, 70 anos de uma trajetória vivenciada no plano da moral, do companheirismo e, principalmente, do amor aos que o cercam.

 

 

Por Edivaldo Rodrigues e Edson Rodrigues

 

 

O encontro festivo, em que dezenas de admiradores e familiares se manifestaram com expressivo contentamento e embebidos de felicidade, aconteceu no Espaço Rabelo, no setor Planalto, em Porto Nacional, oportunidade em que a fé, o amor e especialmente o companheirismo e a amizade, formaram a coroação do natalício de "João do Puba".

 

 

Um número incontável de amigos, admiradores e familisres lotaram o Espaço Rebelo desde o final da manhã desse grande dia em que "João do Puba" foi reverenciado por esposa, amigos, filhos e netos que emocionaram os presentes com depoimentos nascidos do fundo do coração, levando um senhor de 70 anos as lágrimas na companhia de muitos dos presentes.

 

 

"João do Puba", o mais longevo colaborador do Paralelo 13, com 30 anos de dedicação a esse que é um dos principais veículos de comunicação do Tocantins, merece nosso carinho admiração e respeito, pois ajudou a fazer desse jornal o que ele é hoje, um ícone no processo de informar com clareza, seriedade e responsabilidade o povo tocantinense. É por tudo isso e muito mais que ele merece nosso respeito e admiração.

 

 

Parabéns, amigo/irmão!

 

 

Posted On Sábado, 08 Novembro 2025 19:16 Escrito por O Paralelo 13

Por Geraldo Neto 

 

Acatando requerimento do Ministério Público do Tocantins (MPTO), a Justiça determinou que o estado do Tocantins e a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) realizem, de forma permanente e contínua, o monitoramento e a recuperação da ponte sobre o Córrego São João, localizada no anel viário da Rodovia TO-050, no município de Porto Nacional.

 

A decisão é fruto de uma ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Thaís Cairo, que estabelece que os responsáveis elaborem um cronograma detalhado de execução das obras e apresentem relatórios mensais de acompanhamento, enquanto a estrutura estiver em uso.

 

Entre as medidas determinadas, estão a realização de obras de contenção e reforço estrutural, a estabilização do aterro de encontro e a manutenção do pavimento asfáltico, sempre que necessário. O descumprimento da decisão implica multa diária de R$ 3 mil, além da possibilidade de responsabilização por crime de desobediência.

 

A ação

 

A ação foi motivada pela constatação, desde 2020, de deformidades estruturais na ponte, especialmente no aterro de encontro da laje de transição. Segundo o MPTO, os problemas, que incluem fadiga asfáltica e processo erosivo, representam um risco potencial à segurança de pedestres e veículos.

 

O MPTO destacou que as medidas anteriormente adotadas pelo estado e pela Ageto foram paliativas e insuficientes, não solucionando o problema de forma definitiva, o que motivou o ajuizamento da ação civil pública.

 

 

 

Posted On Quinta, 06 Novembro 2025 05:06 Escrito por O Paralelo 13
Página 1 de 90