Governador Wanderlei Barbosa vai retomar as atividades do projeto de geração de renda Recriarte

Posted On Quarta, 10 Novembro 2021 17:04
Avalie este item
(0 votos)
Governador Wanderlei Barbosa irá reestruturar projeto de geração de renda Recriarte Governador Wanderlei Barbosa irá reestruturar projeto de geração de renda Recriarte Foto: Aldemar Ribeiro

Projeto coordenado pela Setas conta com quatro núcleos em Palmas e atua no interior de maneira itinerante

 

Por Laiane Vilanova

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias, visitou na manhã desta quarta-feira, 10, a unidade do Projeto Recriarte, localizada no Jardim Aureny I, região sul de Palmas. Durante a visita, o Governador afirmou que irá reestruturar as unidades do projeto para que cursos de geração de renda voltem a ser ofertados para a população.

 

O projeto Recriarte é desenvolvido em Palmas, de maneira permanente, e em municípios do interior, de maneira itinerante, com o intuito de incentivar e apoiar mães de família a se profissionalizarem e buscarem sua própria renda. Atualmente, o projeto conta com três núcleos localizados nos Jardins Aureny I, Aureny II, Taquari e na Arno 32. Devido à pandemia da covid-19, as atividades, que eram realizadas presencialmente, tiveram que ser suspensas.

 

Os cursos oferecidos pelo Recriarte são gratuitos e disponibilizados nos quatro núcleos de Palmas, durante todo o ano, para pessoas acima de 16 anos 

 

O governador Wanderlei Barbosa afirmou, durante a visita, que irá articular com a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, a destinação de emendas parlamentares para a reestruturação do projeto e a retomada já para o próximo ano. “Esse é um trabalho que iremos retomar a partir de agora com o nossos deputados, para que nos ajudem com emendas que serão usadas para a manutenção dos equipamentos, aquisição de novos utensílios e demais necessidades. Um projeto como o Recriarte, que tem um extraordinário alcance social, precisa ser cuidado e é isso que nós faremos”, ressaltou.

 

Em 2019 (antes da pandemia), o projeto Recriarte capacitou cerca de 3,5 mil pessoas em 52 municípios do Tocantins. De acordo com a Setas, 60% dos alunos do projeto conseguem inserção no mercado de trabalho após a finalização dos cursos.

 

“Um projeto como o Recriarte, que tem um extraordinário alcance social, precisa ser cuidado e é isso que nós faremos”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa 

 

O titular da Setas, José Messias, destacou que a meta, ao retornar com as atividades presenciais, é superar o número de pessoas atendidas em 2019. “A nossa equipe já está toda capacitada para atender a população, tanto aqui em Palmas quanto no interior. Com a diminuição da pandemia e a reestruturação do projeto, nós conseguiremos atender cerca de 4 mil pessoas em todos os nossos núcleos, capacitando-as para o mercado de trabalho”, pontuou.

 

Os cursos

 

O projeto Recriarte oferece, à população, uma série de cursos como: panificação, cabeleireiro, manicure, bordado, pintura em cerâmica, arte em retalhos, patchwork, confecção em bonecas de pano, tapeçaria, tapetes em tela, costura básica, ponto pena, ponto russo, crochê diverso, bordado em sandálias, entre outros.

 

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias, afirmou que a expectativa é de que as atividades retornem em 2022 e atendam 4 mil pessoas 

 

Os cursos oferecidos pelo Recriarte são gratuitos e disponibilizados nos quatro núcleos de Palmas, durante todo o ano, para pessoas acima de 16 anos. As famílias em situação de vulnerabilidade social têm preferência.

 

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-505.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias