Governador Wanderlei Barbosa assina termo de parceria entre Bombeiros e Unitins

Posted On Quarta, 15 Dezembro 2021 04:23
Avalie este item
(0 votos)

Assinatura ocorreu durante formatura do curso de Aperfeiçoamento de Sargento

 

Por Laiane Vilanova e Vania Machado

 

Durante a solenidade em comemoração aos 29 anos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e formatura do curso de Aperfeiçoamento de Sargento no qual formaram 39 bombeiros, realizada na manhã desta terça-feira, 14, o governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou o Termo de Parceria entre o CBMTO e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para oferta do curso tecnólogo em Gestão da Segurança Pública.

 

O governador Wanderlei Barbosa, que é paraninfo da turma de formandos, agradeceu o convite e destacou que é favorável à realização de cursos de formação regulares que resultem na promoção de militares e bombeiros. “Fica aqui a minha gratidão por terem me escolhido para ser padrinho e principalmente parabéns a todos pelo esforço. Eu espero que daqui por diante nós tenhamos cursos regulares para manter a turma dentro daquilo que esperam, recebendo suas promoções. Que a falta de um curso não iniba a possibilidade de eles serem promovidos, nem bombeiros nem policiais militares”, destacou o governador que é entusiasta da carreira militar desde que serviu ao Exército Brasileiro.

 

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressaltou que essa parceria na formação profissional entre ambas instituições é inédita e explicou como será o curso. “É uma parceria inédita no Estado, em que a Universidade Estadual do Tocantins e os Bombeiros vão promover dentro do curso de formação dos bombeiros, um curso tecnólogo em Gestão de Segurança Pública, que é em nível superior. É um curso que faz parte do catálogo do Ministério da Educação, tem duração de 1.600 horas e vai ser integrado às disciplinas de caráter específico da formação dos bombeiros”, explicou.

 

No curso tecnólogo, o bombeiro vai trabalhar habilidades quanto ao planejamento das ações e a modernização da gestão pública. “Então depois de um ano e meio do ciclo de formação, o formando vai ter, além da habilitação como soldado bombeiro, ele vai sair com curso superior em Gestão da Segurança Pública. Isso é uma vantagem enorme para a corporação e para o Governo do Tocantins porque vai ter uma mão de obra mais qualificada. Vamos ter nas ruas soldados mais qualificados para a prestação dos serviços à população”, finalizou Augusto Rezende, informando que as aulas devem iniciar em fevereiro, obedecendo ao calendário letivo da instituição.

 

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Eduardo Farias destacou os 29 anos da corporação. “Queria destacar nesse contexto em que fazemos 29 anos do Corpo de Bombeiros, onde se tornava uma companhia da nossa irmã Polícia Militar, mas nós nunca nos separamos, sempre trabalhamos juntos. É com grande alegria que chegamos a essa condição que são 29 anos de crescimento, trabalhando para a sociedade tocantinense e espero que esses anos se multipliquem dez vezes mais, porque a sociedade precisa dessas instituições de Estado", concluiu.

 

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-505.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias