Parceria entre a Unidade Prisional de Porto Nacional e o Colégio Militar Custódia da Silva Pedreira garante melhorias na infraestrutura escolar e promove oportunidades de ressocialização aos internos
Por Danilo Rodrigues
Custodiados da Unidade Penal de Porto Nacional (UPPN) realizaram a revitalização interna das salas de aula do Colégio da Polícia Militar (CMTO) Custódia da Silva Pedreira. A iniciativa foi realizada em parceria com a direção da instituição de ensino e fortalece o compromisso do Sistema Prisional em integrar os reeducandos a atividades que gerem benefícios sociais.
A atividade contou com a participação de seis reeducandos devidamente capacitados para a execução do serviço. Eles atuaram sob a supervisão direta de policiais penais, garantindo disciplina e segurança em todo o processo. A pintura das salas de aula aconteceram durante os finais de semana, evitando interferências na rotina escolar. O colégio custeou apenas os materiais utilizados, sem gastos com mão de obra.
O chefe da Unidade Penal de Porto Nacional, Rogério Gomes, destacou que a iniciativa reforça o papel do trabalho como ferramenta de transformação social. “É com grande satisfação que destacamos o trabalho realizado pelos reeducandos da UPPN que, por meio de sua dedicação e profissionalismo, contribuíram para a revitalização da estrutura física Do colégio. Continuaremos investindo em projetos que promovam o trabalho, a educação e a cidadania como caminhos reais de transformação” afirmou.
A diretora do CMTO, major Louise Martins, afirma que a iniciativa representa mais do que uma simples manutenção predial. “Desde o ano de 2019 a Unidade Prisional de Porto Nacional envia os reeducandos para a realização de ações no colégio: implantação da horta agroecológica, roçagem e limpeza do pátio escolar e neste ano de 2025 realizaram a pintura interna das salas de aula, o que contribuiu sobremaneira com o processo ensino-aprendizagem” destacou.
Portuenses,
Ao refletirmos sobre os desafios e oportunidades de nossa cidade, é inspirador lembrar que Porto Nacional sempre esteve à frente de seu tempo. Nossa logística, agronegócio, cultura e história foram construídos com visão estratégica desde o século XVIII, colocando-nos historicamente na vanguarda do desenvolvimento regional.
Em 1824, Cunha Matos, governador das armas de Goiás, descreveu nosso arraial:
“A situação do arraial é a melhor que se pode desejar; plana, sadia, eminente às maiores cheias do rio; (...) Tudo neste aprazível Arraial é novo; pode ser empório de todas as riquezas do centro-norte do Brasil, e tem um excelente terreno para levantar uma cidade mais extensa do que qualquer das mais famosas do universo.”
Décadas depois, a chegada dos frades dominicanos (1886) e, especialmente, das irmãs dominicanas (1904), transformou a educação local, preparando lavradores, mineradores, barqueiros e fazendeiros para pensar grande e construir uma cidade próspera.
Visionários como Dom Alano de Nuday, o “Missionário do Tocantins”, consolidaram a saúde, educação e integração regional, trazendo o Correio Aéreo da FAB. Francisco Ayres da Silva (1872–1957), médico, político e jornalista, mostrou a importância estratégica da cidade ao viajar de barco pelo Rio Tocantins até Belém e de carro do Rio de Janeiro a Porto Nacional, abrindo caminhos onde não havia estradas, reforçando nossa posição central em transporte e logística.
Hoje, Porto Nacional ocupa a 800ª posição no PIB entre 5.770 cidades brasileiras, mas cai para a 2.600ª posição em desenvolvimento social, revelando uma grande discrepância entre crescimento econômico e qualidade de vida da população. Isso mostra que não basta crescer; é preciso planejar de forma estratégica e participativa.
Cidades que lideram em qualidade de vida já possuem conselhos participativos, buscando nova governança, planejamento integrado e metas claras de curto, médio e longo prazo. Porto Nacional também pode — e deve — assumir esse caminho.
O Codese Porto é o projeto que conduz Porto 2038 — A Cidade de Todos Nós. É um espaço onde a comunidade define o que deseja para a cidade e como pretende chegar lá. É governança participativa, transparente e estratégica, transformando ideias em ações concretas, acompanhando resultados e promovendo desenvolvimento humano, social e econômico.
Esta é uma convocação a todos os portuenses: moradores, empresários, educadores, trabalhadores, vereadores, deputados, senadores e governantes. Venham conhecer o Codese Porto e participar ativamente. Juntos, podemos transformar nosso potencial econômico em desenvolvimento humano real, resgatando o protagonismo histórico que Porto Nacional sempre teve.
Porto Nacional sempre esteve na vanguarda. Agora é hora de mais um desafio — construir, juntos, uma cidade que seja referência nacional, comemorando 300 anos de história, em 2038, com a cidade que todos nós sonhamos.
Como reflexão final, lembramos as palavras do Jornal Folha do Norte, nº 5, 1891:
“Quase às portas de Porto Nacional existe um sertão imenso até hoje inexplorado e do qual se conhece apenas as raias extremas.”
É hora de conhecer nossa história e, ao mesmo tempo, unir forças com o progresso. Com coragem, planejamento e participação coletiva, ninguém segura esta cidade do rumo do desenvolvimento pleno.
______________
Referências:
1. Mestrado PUC-Goiás, “O Sagrado Coração de Porto Nacional”, Mariana Sardinha Barros.
2. Mestrado UFG, “Um Porto no Sertão”, Maria de Fátima Oliveira.
A Polícia Militar do Tocantins, por meio do 5º Batalhão de Polícia (5º BPM) apresenta o balanço das ocorrências de trânsito referentes ao mês de julho de 2025, e os números apontam uma redução significativa nos índices em comparação com o mesmo período de 2024
Da Assessoria
No total, a queda foi de 30,77% nos acidentes registrados. Em julho de 2024, foram 53 acidentes; já em 2025, o número caiu para 36 ocorrências.
Destaques por município
Porto Nacional: redução de 34,78%, passando de 48 acidentes em 2024 para 30 em 2025.
Silvanópolis: queda de 66,67%, com apenas 1 acidente registrado em julho de 2025, contra 3 no ano anterior.
Acidentes com vítimas
Os acidentes que resultaram em vítimas (lesioandas) caíram 21%, passando de 28 ocorrências em 2024 para 22 em 2025, oa casos de óbito caíram de 3 em 2024 para 01 em 2025.
Em Porto Nacional, a redução foi de 25%, saindo de 24 para 18 casos.
Acidentes com danos materiais

Nos casos sem vítimas, mas com danos materiais, a redução foi ainda maior: 41,67% no total — de 24 para 14 registros.
Em Porto Nacional, a queda chegou a 45%, passando de 22 para 12 ocorrências.
Atuação firme e fiscalização

Além da redução nos acidentes, a PM aplicou 23 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) relacionados a infrações de trânsito, como dirigir sem CNH, permitir ou entregar a direção a pessoa não habilitada ou com o direito de dirigir suspenso.
A atuação contou com o apoio de ações conjuntas com o Detran, Guarda Municipal e outros órgãos, fortalecendo a fiscalização e a educação no trânsito.
Combate ao “grau”
Outro destaque foi a atuação contra a prática perigosa do “grau” que coloca em risco não apenas o condutor, mas também pedestres e outros motoristas. A PM intensificou a abordagem e a aplicação das penalidades previstas em lei para coibir esse comportamento.
“Esses resultados mostram que a união de esforços e a atuação preventiva fazem a diferença. Seguiremos trabalhando para preservar vidas e garantir um trânsito mais seguro para todos”, destacou a comandante do 5º BPM, Tenente Coronel Marlene Alves Borges Machado.
5º BPM /Ascom
Veículos estão expostos para visitação até 27 de agosto, e os interessados em participar devem realizar cadastro no site da empresa organizadora
Da Assessoria
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realiza o oitavo leilão do ano, nos dias 28 e 29 de agosto, em Porto Nacional, no norte do estado. O órgão leva a leilão 408 veículos, sendo 254 sucatas e 154 de circulação, com lances variando entre R$ 20,00 e R$ 5.000,00 conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do Tocantins, nº 6.873 ( https://doe.to.gov.br/diario/5486/download )
O evento acontece na modalidade on-line, a partir das 9h com transmissão das arrematações em tempo real, pelo site da Sancar Gestão Empresarial e Logística de Veículos ( https://www.sancarleiloes.com.br/ ), empresa responsável pelo leilão. No dia 28 será leiloado as sucatas e no dia 29 será leiloado os de circulação.
Os veículos estarão expostos para visitação a partir do dia 18 de agosto e seguem até o dia 27 de agosto (um dia antes do evento). Os interessados devem realizar visitas das 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis, no pátio da empresa concessionária do Detran/TO, Av. Tocantínia, Qd. 02, Lt 03, Setor Porto Real.
Como participar?

O evento acontece na modalidade on-line, a partir das 9h com transmissão das arrematações em tempo real, pelo site da Sancar
Para participar, basta que o interessado se cadastre no site da empresa e encaminhe os documentos indicados no edital, e confirme o cadastro através de seu e-mail. O cadastramento é gratuito e indispensável para quem deseja participar do leilão.
A inscrição e os documentos serão analisados dentro de um prazo de 24 horas. Somente após a análise e aprovação da documentação exigida será efetivado o cadastro e o interessado estará habilitado para o envio de lances através do portal online. Não serão aceitos lances via e-mail, telefone ou qualquer outro meio diferente dos previstos no edital.
Conforme o edital, os veículos classificados como conservados, com placa de outro estado e que apresentarem débitos não quitados pelo valor da arrematação, terão os débitos desvinculados pelo órgão de registro, após comunicação. Para as sucatas, a pessoa que arrematar o lote só poderá aproveitar as peças após ocorrer a baixa do registro pelo estado de origem.
Quem pode participar?
Para a aquisição de veículos classificados como “conservados” poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer natureza. Já e veículos classificados como sucatas, só poderão participar pessoas jurídicas, que comprove o registro de Classificação Nacional de Atividade Econômica - CNAE, com a respectiva atividade de desmontagem, devidamente registrada no órgão executivo de trânsito do Estado ou Distrito Federal em que atuar, atendendo as condições da Lei 12.977/2014.
Não podem participar: pessoas menores de idade ou incapazes nos termos da legislação civil, servidores (ocupantes de cargos efetivos ou comissionados) do Detran, bem como estagiários e demais pessoas que possuam qualquer outro tipo de vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira ou trabalhista com o órgão.
A denúncia relaciona diversos crimes, incluindo estelionato, associação criminosa, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e coação no curso do processo
Da Assessoria
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) apresentou denúncia criminal contra 18 pessoas, integrantes de uma organização criminosa sediada no Tocantins, especializada em golpes virtuais. Foram identificadas vítimas em diversos estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Amapá, Goiás e Rio de Janeiro, além do Tocantins.
A denúncia foi apresentada pelo Gaeco/MPTO no dia 8 e aceita no dia 22 pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Palmas.
A organização passou a ser monitorada em julho de 2020, após uma mulher de Palmas realizar a transferência de R$ 4.900,00 para um golpista, induzida por uma conversa de WhatsApp em que o interlocutor se apresentava como seu filho e solicitava o dinheiro para pagamentos urgentes.
A partir disso, foram iniciadas investigações, sendo afastado judicialmente o sigilo de dados do telefone e da conta bancária utilizados no golpe. Em seguida, foi deflagrada operação de busca e apreensão, em que foram apreendidos dispositivos eletrônicos, cartões bancários e outros itens. As provas reunidas permitiram identificar a participação de cada integrante da organização.
A maioria dos denunciados reside em Porto Nacional, onde também se titularizam as contas bancárias destinatárias das transações financeiras fraudulentas. São denunciados desde os articuladores das fraudes até as pessoas que cederam suas contas bancárias à organização criminosa.
“A organização criminosa é composta por uma extensa rede de agentes, que recebiam os recursos bancários por meio de fraudes eletrônicas e os pulverizavam por meio de saques, transferências, pagamentos de boletos, operações em máquinas de cartões de crédito e outras transações, previamente organizadas e concatenadas.”, diz trecho da denúncia do Gaeco/MPTO.
A denúncia relaciona diversos crimes, incluindo estelionato, associação criminosa, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e coação no curso do processo.