Com evento especial sobre o Outubro Rosa, Adetuc e Setas se unem em prol da Saúde da Mulher

Posted On Segunda, 18 Outubro 2021 05:49
Avalie este item
(0 votos)
Realizado no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes,  programação diversificada que contou com palestras, sorteio de brindes e momentos dedicados à beleza das mulheres. Realizado no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, programação diversificada que contou com palestras, sorteio de brindes e momentos dedicados à beleza das mulheres.

Em celebração a campanha do Outubro Rosa, o evento organizado por Adetuc e Setas recebeu cerca de 50 pessoas que participaram de uma programação diversificada

 

Por Henrique Lopes

 

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) se uniram nesta sexta-feira, 15, para organizar uma tarde voltada para a prevenção da saúde da mulher.

 

Em celebração a campanha do Outubro Rosa, o evento organizado pelas entidades no teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, recebeu cerca de 50 pessoas que participaram de uma programação diversificada que contou com palestras, sorteio de brindes e momentos dedicados à beleza das mulheres.

 

Durante o encontro, que foi aberto pelo presidente da Adetuc, Jairo Mariano e o secretário das Setas, José Messias, as mulheres poderem conhecer um pouco mais do trabalho executado pela Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins, entidade formada por voluntárias, com finalidade preventiva para toda sociedade e assistencial aos pacientes de baixa renda com qualquer tipo de câncer, que atua no Tocantins desde 2001. A ação ainda arrecadou kits de alimentação e higiene para a instituição.

 

Contando sua história de superação, a bancária Luciana Batistas, que descobriu o câncer de mama aos 36 anos, emocionou a plateia que ouviu atentamente o depoimento de como foi passar pelo processo de tratamento e retirada da mama, após o diagnóstico. "Comecei a ver a necessidade de outras pessoas que passavam por aquilo e não tinham apoio. Muitas pessoas precisam só de uma palavra amiga, de um gesto de amor, para continuar o tratamento”, relatou ao mencionar a criação do grupo de apoio Mais que Vencedoras.

 

Presidente da Adetuc, Jairo Mariano, e Secretário da Setas, José Messias, destacaram importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero

 

As participantes também acompanharam a palestra com o tema "Alertas sobre o câncer de mama”, apresentada pelo farmacêutico especialista em oncologia, Lindon Jhonsom de Araújo Madalena. O evento ainda proporcionou corte de cabelo, sobrancelhas e maquiagem, durante o Workshop da Beleza, com o apoio das empresas Mary Kay e Helena Cosméticos.

 

Segundo o secretário da Setas, José Messias Araújo, é importante conscientizar a população sobre o Outubro Rosa e enalteceu também a parceria realizada entre as duas pastas. "É uma determinação do Governador Mauro Carlesse ações integradas como essa entre a Setas e a Adetuc. É o primeiro Workshop da Beleza nesse cenário de retomada das atividades presenciais e muito importante também esse atendimento em valorizar e conscientizar os servidores nessa luta contra o câncer”, completou.

 

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a integração das ações pelas secretarias permite com que mais pessoas possam ser atendidas e que os cuidados com a saúde e o bem-estar das mulheres sejam evidenciados durante o Outubro Rosa. “O Câncer de Mama é uma realidade presente no dia a dia de centenas de mulheres em todo o Estado. Por isso, estamos trabalhando, de forma integrada, para fortalecer a prevenção e fazendo o possível para que as informações sobre os cuidados cheguem a todas as pessoas”, afirmou.

 

Participando do evento, a gerente de planejamento e convênios da Adetuc, Ana Paula Moura, ressaltou que o Outubro Rosa é um momento que busca trazer conscientização sobre os cuidados com o corpo, principalmente com as mamas. "As oficinas foram espetaculares. Pude perceber no olhar das pessoas um brilho especial. Brilho esse que simboliza o amor próprio. Mulheres lindas, saindo produzidas e charmosas. Uma ação que mostra a marca de uma gestão municipalista e humanizada”, frisou.

 

Já a vice-presidente da Adetuc, Mounira Hawat, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama. “Muito além de uma questão de saúde, as ações deste outubro rosa visam trazer uma autoestima para as mulheres e mostrar que o cuidado pode chegar a cada uma delas de forma humanizada e carinhosa. O recado que queremos deixar é que os cuidados com a saúde se tornam mais eficientes quando fazemos com afeto”, completou.

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-505.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias