Governo do Tocantins leva Caravana das Mulheres a São Félix com mais de 500 atendimentos e foco em cidadania

Posted On Segunda, 27 Abril 2026 16:05
Avalie este item
(0 votos)

Ação integrada amplia acesso a serviços essenciais e reforça presença do Estado em municípios do interior

 

 

Por Lorena Lira

 

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realizou na sexta-feira, 24, no município de São Félix do Tocantins, mais uma edição da Caravana das Mulheres – Todas Fortes por Elas, iniciativa que leva serviços essenciais e ações de cidadania diretamente à população.

 

A ação resultou em 542 atendimentos gratuitos, abrangendo áreas como saúde, documentação, assistência social, orientação jurídica e qualificação profissional. Entre os serviços ofertados, destacam-se 188 atendimentos odontológicos, 62 atendimentos médicos, 92 atendimentos da Justiça Eleitoral e 98 emissões de documentos de identificação.

 

Coordenadora do projeto, Edleya Cursino, destaca que a Caravana cumpre um papel estratégico na interiorização das políticas públicas. “Estamos levando serviços essenciais para mais perto de quem precisa. A Caravana organiza e integra atendimentos que impactam diretamente a vida das pessoas, especialmente das mulheres, garantindo acesso a direitos e fortalecendo a rede de apoio no Estado”, afirmou.

 

Ação resultou em 542 atendimentos gratuitos, abrangendo áreas como saúde, documentação, assistência social, orientação jurídica e qualificação profissional

 

O prefeito Gecimar Xavier ressaltou a importância da ação para o município. “Essa iniciativa facilita o acesso da população a serviços que muitas vezes não estão disponíveis de forma contínua na cidade. É um reforço importante, que traz resultados concretos e atende diretamente quem mais precisa”, pontuou.

 

Além dos atendimentos institucionais, a Caravana também promoveu ações voltadas à autonomia e geração de renda, como oficina de temperos, cortes de cabelo e emissão de Carteira de Trabalho, ampliando oportunidades para a população local.

 

A iniciativa foi realizada em parceria com instituições públicas e privadas, garantindo a diversidade e a abrangência dos serviços ofertados. Participaram da ação a Afya – Faculdade de Ciências Médicas, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a Defensoria Pública, a Justiça Eleitoral e a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). A programação também contou com a colaboração da profissional Érica Hair, com atendimentos de trancista, além do apoio da Prefeitura de São Félix.

 

Com foco na inclusão e no fortalecimento da cidadania, a Caravana das Mulheres consolida uma estratégia do Governo do Tocantins de ampliar o alcance das políticas públicas, garantindo presença efetiva nos municípios e promovendo dignidade para a população.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}