COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Terça, 17 Novembro 2020 04:46
Avalie este item
(0 votos)

SENADOR EDUARDO GOMES, O GRANDE VITORIOSO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

O senador Eduardo Gomes montou um QG em Palmas, onde recebia todos os companheiros que o procuravam.  Percorreu milhares de quilômetros para levar seu apoio aos candidatos – de vários partidos – no interior, que o ajudaram a se eleger o senador mais votado em 2018.  O resultado de todo esse empenho, foram vitórias em 87 dos 139 municípios tocantinenses.

Agora, Gomes deve ir para Brasília articular ajudas importantes para todos os companheiros que estiveram com ele nessa caminhada, e também para aqueles que mostraram a hombridade de lhe pedir auxílio, mesmo não o tendo apoiado.

A intenção do senador é estender a mão para todos.

 

CAIO É REELEITO PREFEITO DE IPUEIRAS

Após uma batalha acirrada nas urnas, Caio Augusto conseguiu sua reeleição em Ipueiras, por uma diferença de apenas 24 votos.

Caio conseguiu resgatar a dignidade do município, ao torna-lo adimplente junto aos Tribunais de Contas e à CGU e, a partir de agora, o município está apto a receber recursos e convênios estaduais e federais, desafogando a economia e abrindo novos horizontes.

O prefeito de Ipueiras contou com o apoio do senador Eduardo Gomes, dos deputados federais Dorinha Seabra e Carlos Gaguim e do presidente da Assembleia Legislativa, Toinho Andrade, entre outros.

Com a prefeitura com o nome limpo, Caio Augusto tem tudo para fazer uma ótima administração.

 

DR. THIAGO VENCE EM PINDORAMA

O médico Thiago Tapajós é o novo prefeito de Pindorama, eleito com o apoio do atual prefeito, Sílvio do Gás, do senador Eduardo Gomes, do deputado federal Vicentinho Jr., e do diretor-geral do ministério do Turismo, Vicentinho Alves, ex-senador da república.

Dr. Thiago começará sua gestão com, pelo menos, 10 milhões de reais em caixa, oriundos de uma emenda impositiva do deputado federal Vicentinho Jr., que serão utilizados na área do Turismo.

Esses recursos são um trabalho em conjunto de Eduardo Gomes e de Vicentinho Alves, que, juntos, conseguiram o empenho dos recursos.

 

AÍLTON ARAÚJO ELEGE SEU SUBSTITUTO EM SANTA ROSA

Com 52% dos votos válidos, o candidato Levi, apoiado pelo prefeito Aílton Araújo, em Santa Rosa, venceu o pleito desse domingo, ficando o segundo colocado com 35% dos votos.

Levi traz consigo o apoio do senador Eduardo Gomes e do deputado Eduardo do Dertins, que estiveram na cidade, participando do grande comício de encerramento da campanha, no Distrito de Cangas.

Agora, Levi contará não apenas com o apoio do próprio senador Eduardo Gomes, como do prefeito, Aílton Araújo, que irá assumir um cargo no governo de Jair Bolsonaro, convidado por Eduardo Gomes.

 

PSB DE AMASTHA ELEGE APENAS UM PREFEITO

O ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, que sonhou com uma grande frente oposicionista a fazer prefeitos pelo interior do Estado e eleger o vereador Thiago Andrino prefeito de Palmas, terá que se contentar apenas com a prefeitura de Silvanópolis, onde o candidato do PSB, Gernivon, foi eleito com 69,78% dos votos válidos.

Ao que parece, Amastha terá que reformular seus projetos de poder, partindo de um município do interior e sem muitos dos “companheiros” que até acrescentaram o seu sobrenome em suas postulações, e acabaram amargando duras derrotas.

 

SOLANGE DUAILIBE É ELEITA EM PALMAS

O ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, “fez o dever de casa” na coordenação da campanha de sua esposa, ex-deputada estadual, Solange Duailibe.

Na última quinzena da campanha, um entendimento, articulado pelo senador Eduardo Gomes, trouxe Raul e Solange para a base de apoio da prefeita Cinthia Ribeiro, o que acabou sendo ótimo para as partes envolvidas.

Solange Duailibe volta à vida pública pela porta da frente, eleita pelo povo, e a prefeita Cinthia Ribeiro ganha mais uma vereadora em sua base política.

 

MDB É A LEGENDA CAMPEÃ EM NÚMERO DE PREFEITURAS

Nesse domingo (15) aconteceu o primeiro turno das eleições 2020 nos municípios brasileiros, com exceção de Macapá, devido ao apagão que perdura há dias. Dos 5.567 municípios, o MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos no país, com 766 candidatos eleitos, até agora. Seguido pelo PP (672), PSD (640), PSDB (497) e DEM (458).

No Brasil todo, apenas 57 cidades terão um segundo turno de votações para prefeito. Esse número representa 60% dos 95 municípios com mais de 200 mil eleitores.

 

DEM FOI O QUE MAIS CRESCEU

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido que mais cresceu em número de candidatos eleitos foi o DEM. Em 2016, o Democratas havia elegido 268 prefeitos, obtendo um aumento de 190 vitórias neste ano. Ao todo, o partido acumulou 458 prefeituras este ano, com oito a caminho do segundo turno.

Outros dois partidos que tiveram um aumento no número de vitórias, em comparação às últimas eleições municipais, foram o PP com mais 177, totalizando 672 este ano, e o PSD com mais 101, acumulando 640 prefeitos.

As maiores quedas em número de prefeituras conquistadas, se comparado as eleições passadas, foram o PSDB com menos 302; MDB – também o que mais obteve vitórias desde 2004 – com menos 278; e PT com menos 65 prefeitos eleitos, em relação a 2016. O Partido dos Trabalhadores vem oscilando desde 2012, quando obtiveram 638 prefeituras, decaindo para 254 em 2016, e, agora, 189. Para o segundo turno, o PT conta com 15 candidaturas.

 

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-504.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias