COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Sábado, 14 Novembro 2020 19:43
Avalie este item
(0 votos)

“Quando se tira o voto ao povo, o povo é expelido do centro para a periferia da história, perde o pão e a liberdade, o protesto passa a ser agitação e a greve rotulada de subversão” 

 

ULYSSES GUIMARÃES

 

EDUARDO GOMES FECHA TRABALHOS COM CHAVE DE OURO

Da mesma forma que agiu no fim da sua vitoriosa campanha para senador, Eduardo Gomes esteve, ontem, em Alvorada e em Gurupi e, depois, passou em Porto Nacional para saborear o churrasco do Pedro Tatu, acompanhado por seu amigo Zeca, alguns assessores, por este escriba e pelo nosso querido João do Puba.

Gomes estava satisfeitíssimo com os resultados das pesquisas nos municípios em que está apoiando uma candidatura, pois todos aparecem nas primeiras colocações.

Ao longo dessa campanha, o líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, visitou companheiros, gravou vídeos, participou de reuniões, carreatas e comícios, apoiando todos aqueles de quem recebeu apoio para sua eleição.

Eduardo Gomes será a peça mais importante das administrações que apoia, servindo como canal para recursos federais, via emendas impositivas, e convênios, que vão beneficiar a vida de milhares de cidadãos tocantinenses.

 

MAGDA DA SAÚDE 

A candidata a vereadora em Palmas, Magda da Saúde ou Magda do HGP, tem chances de ser a candidata mais bem votada para o legislativo Municipal, e promete ser uma parlamentar atuante, principalmente nas áreas da Saúde e da Ação Social.

Neste sábado, Magda fecha sua campanha em grande estilo, em uma grande reunião com lideranças e apoiadores da região Norte da Capital, para delegar tarefas e distribuir material de campanha para a reta final da eleição.

Ao que tudo indica, neste domingo, 15, seu número será digitado várias vezes nas urnas, em quantidade suficiente para fazer dela a candidata mais votada de Palmas.

 

SUCESSÃO MUNICIPAL DE PINDORAMA

Ao que tudo indica, o médico Thiago Tapajós será conclamado prefeito de Pindorama neste domingo.  Sua campanha teve muita aderência junto ao eleitorado jovem e aos moradores da zona rural, além dos comerciantes e empresários.

Thiago traz em sua eleição a garantia de parcerias com o governo federal, pelo apoio que tem do senador Eduardo Gomes, líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, e do seu irmão, deputado federal Vicentinho Jr, vice-líder de Jair Bolsonaro na Câmara Federal e do seu pai, ex-senador Vicentinho Alves, diretor nacional do Ministério do Turismo.

Todo esse apoio junto ao governo federal pode garantir à Pindorama um tratamento diferenciado, com muitos recursos carreados via governo federal pelos apoiadores de Thiago tapajós.

 

SUCESSÃO MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL

Pedro Henrique é candidato a vereador em Porto Nacional, onde já foi presidente da Câmara Municipal, responsável pela construção da sede definitiva da Casa de Leis, e também foi vice-prefeito.

Considerado por todos um cidadão do bem, articulado, conciliador, agregador e visionário, sua volta ao parlamento portuense será de grande valia para a população, por conta de sua experiência e capacidade.

A eleição de Pedro Henrique pode ser considerada uma vitória para o povo de Porto nacional.

 

SUCESSÃO MUNICIPAL DE GURUPI

A ex-deputada federal Josi Nunes encerrou sua campanha com uma grande reunião, que contou com a presença do senador Eduardo Gomes, do governador Mauro Carlesse e das principais lideranças que apoiam sua candidatura.

A reunião ocorreu pelo fato da chuva ter impossibilitado a carreata e o comício que marcariam o fim de sua campanha.

Josi está exultante com a virada nas pesquisas, aonde já aparece na liderança, e com o aval que vem recebendo de Gomes e de Carlesse, que significa a garantia de recursos e convênios federais e estaduais e grandes parcerias em sua administração.

 

PESQUISA IBOPE CONFIRMA LIDERANÇA DE CINTHIA EM PALMAS

A última pesquisa de intenção de voto Ibope\Rede Globo, confirma de forma cristalina a liderança da prefeita Cinthia Ribeiro na corrida eleitoral.

Esses números mostram que a população reconhece a gestão de Cinthia como ótima ou boa e que conseguiu transformar palmas em um canteiro de obras, com o apoio do senador Eduardo Gomes e da deputada federal Dorinha Seabra, que vêm garantindo recursos do governo federal, inclusive no auxílio ao combate à pandemia de Covid-19, em que Palmas vem se saindo muito bem.

O resultado dessa pesquisa revela que a sociedade entende a importância da continuidade de Cinthia à frente do Paço Municipal, para que a Capital mantenha o ritmo de crescimento e de promoção de qualidade de vida à população.

 

MULHERES AINDA SÃO MINORIA NO COMANDO DE PARTIDOS

Quase metade (44,28%) dos filiados aos partidos brasileiros são mulheres, mas elas ocupam apenas 21% dos cargos nas suas executivas nacionais. E a maioria tem consciência dessa distância. Setenta por cento das filiadas acham que não estão representadas de forma equilibrada nos principais postos de tomada de decisão de suas legendas. Os dados estão na pesquisa "As prefeitas brasileiras e os partidos políticos", do Instituto Alziras, organização não-governamental que estuda a participação das mulheres na política.

Entre as maiores dificuldades para a ascensão das mulheres nos partidos estão a falta de apoio da própria legenda, as dificuldades de financiamento de campanhas e a dupla jornada. O trabalho em dobro (no emprego e em casa) prende as filiadas às tarefas domésticas por muito mais tempo.

As pesquisadoras entrevistaram 40% das mulheres que atualmente são prefeitas. São menos de 700, em contraste com quase 5 mil homens. O objetivo foi identificar a percepção dessas governantes sobre as práticas adotadas por seus partidos para ampliar a participação feminina.

 

FACHIN DIZ QUE URNAS SÃO SEGURAS

Em resposta a declarações que colocam em dúvida a confiança do sistema eleitoral brasileiro, o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou neste sábado (14) que a "realidade prova em sentido diverso" e que tais alegações contêm alta dose de propagação de ilusões e de irresponsabilidade.

"As instituições precisam ser preservadas. Nenhum país se mantém como Estado democrático se diluir suas instituições, e o Poder Judiciário ao lado do Legislativo, Executivo, imprensa e junto de outras instituições, são essenciais para a vida em sociedade", afirmou Fachin após a cerimônia de verificação de assinaturas do sistema de totalização dos votos no TSE, uma etapa da preparação para as Eleições marcadas para este domingo (15).

O ministro também afirmou que a Justiça Eleitoral brasileira é "sólida" e desde o seu início tem produzido confiança. "Não há nenhuma demonstração até o momento de que tenha havido qualquer desvio na aplicação completa desse sistema", disse ao ser questionado sobre falas que colocam em xeque a confiabilidade do sistema eleitoral, que já vieram inclusive do presidente da República, Jair Bolsonaro, eleito em 2018.

 

TSE MUDA DIVULGAÇÃO POR CAUSA DA PANDEMIA

Em uma eleição marcada por protocolos de segurança em razão da pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) montou uma estrutura externa para abrigar o Centro de Divulgação das Eleições (CDE), que tradicionalmente é instalado dentro do prédio da Corte. O espaço servirá para receber a imprensa que acompanhará as informações disponibilizadas pelo TSE sobre o pleito, assim como as coletivas do tribunal ao longo do fim de semana.

Ainda neste sábado, às 20h30, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, fará pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão com instruções ao eleitorado.

Neste domingo, 15, dia da eleição, Barroso e Fachin visitam às 10h as demonstrações de novas tecnologias para o voto do projeto Eleições do Futuro, em Valparaíso (GO), no entorno do Distrito Federal. Às 14h, haverá entrevista coletiva em que o presidente do TSE apresentará o boletim com os principais dados da manhã, no CDE.

Depois Barroso vai o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), ligado ao Ministério da Justiça, onde acompanhará, junto ao ministro André Mendonça, o balanço da operação de segurança pública nas eleições 2020, informa o TSE.

 

AMAPÁ TERÁ ELEIÇÃO ADIADA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá decidiu nesta sexta-feira, 13, realizar os dois turnos das eleições municipais de Macapá nos dias 13 e 27 de dezembro. O novo calendário precisa ainda ser aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na quinta-feira, 12, a Justiça acatou adiar a votação devido ao apagão em 13 municípios do Estado, incluindo a capital, que sofrem com problemas de fornecimento de energia. Na quinta-feira, 12, o TSE confirmou a decisão do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu as eleições municipais em Macapá 'até que se restabeleçam as condições materiais e técnicas para a realização do pleito, com segurança da população'. Durante a sessão desta sexta-feira, o juiz Jucelino Fleury Neto defendeu a imparcialidade da corte e da decisão sobre se adiar as eleições.

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-504.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias