CEM Felix Camoa na Semana das Culturas indígenas

Posted On Quarta, 13 Abril 2022 16:44
Avalie este item
(2 votos)

O Centro de Ensino Médio Félix Camoa, de Porto Nacional, Proporcionou a seus estudantes a experiência e o contato com as tradições de povos indígenas do Estado.

 

Da Redação

 

Levar ao estudante os valores da diversidade cultural dos povos e trocas de experiências nas áreas do conhecimento humano entre outras foran trabalhados na escola. Além de fortalecer o reconhecimento de suas organizações sociais, suas tradições, seus saberes, seus fazeres e seus valores, buscando sua valorização, promoção e preservação.

 

Foram trabalhados na escola várias áreas do conhecimento em aulas, que se iniciaram no dia 11 e teve o encerramento dia 13.

Entre as muitas atividades destacamos: a professora Thais Gabrielle - Esporte indígena (aula explicativa e confecção de cartazes);

 

Professoras: Rayane/Maria/ Eliene - Vocabulário indígena ilustrado;

 

Professora: Jacy - Variação lingüística indígena;

 

Professora: Valdemiza – Fez trabalhos sobre Arte indígena;

 

Professora: Jéssica- Plantas medicinais indígenas;

 

*Foi trabalhando um artigo sobre plantas medicinais indígenas;

 

*As plantas medicinais usadas pelos indígenas no Tocantins;

 

*Dinâmica com exposição de imagens das plantas e roda de conversa;

 

Entre as trocas de conhecimento a área das línguas indígenas bem como os troncos (macro-jê  Avá-canoeiro.). As dificuldades em preservar a Língua mesmo tendo educação formal indígenas nas aldeias, foi debatido.

 

Entre os participantes da Semana das culturas indígenas as Etnias Xeretes e Gavião se fizeram representar por alunos da UFT, com o apoio do Programa de Educação Tutorial para estudantes indígenas (PET Indígena NEAI/UFT Conectando Conhecimentos), do Campus da UFT em Porto Nacional, sob a coordenação professor André Demarchi.

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-506.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias