Por Edson Rodrigues e Edivaldo Rodrigues
A corrida pelas duas vagas ao Senado Federal em 2026 no Tocantins começa a se desenhar de forma mais clara após o anúncio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Durante a 1ª Reunião Extraordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal, realizada virtualmente na última quinta-feira (29), Barbosa reiterou que permanecerá no cargo até o fim de seu mandato, descartando de vez qualquer possibilidade de disputar uma das cadeiras no Senado. A decisão põe fim às especulações e redefine o cenário político estadual.
PRÉ-CANDIDATURAS CONFIRMADAS

Com a saída de Barbosa da disputa, permanecem como pré-candidatos os deputados federais Alexandre Guimarães (MDB) e Carlos Gaguim (União Brasil), este último com previsão de migração para o Republicanos durante a janela partidária de abril. Além deles, os atuais senadores Eduardo Gomes e Irajá Silvestre já se colocam como postulantes à reeleição.
EDUARDO GOMES: LIDERANÇA CONSOLIDADA

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes (PL) aparece como favorito nas pesquisas de intenção de voto. Reconhecido pela liberação de recursos federais para os 139 municípios tocantinenses, Gomes reforçou sua influência ao destinar R$ 50 milhões para a capital Palmas no fim de 2025. Sua atuação durante a pandemia, quando articulou apoio logístico e hospitalar ao estado, também o consolidou como líder político de maior prestigio, reconhecimento e representatividade e lhe garantiu portas abertas e trânsito livre no governo Lula e a continuidade do seu protagonismo, mantendo o ritmo de envio de recursos e maquinários, como ambulâncias, caçambas e veículos utilitários para todos os fins, por todas as vias possíveis, sem distinção partidária, em benefício do Tocantins.

Em sete anos de mandato, Eduardo Gomes destinou mais de dois bilhões e 300 milhões de reais para os 139 municípios e governo do estado do Tocantins, de suas emendas individuais e com sua articulação politica junto ao governo federal e ministérios. Só em dezembro de 2025 foram mais de 100 milhões de reais destinados principalmente para a área da Saúde. A expectativa é que neste último ano de mandato consiga atingir a meta de três bilhões de reais.
O senador conta com o apoio declarado do governador Wanderlei Barbosa em sua candidatura à reeleição e é apontado como um dos principais aliados da senadora Professora Dorinha, pré-candidata ao governo estadual.
IRAJÁ SILVESTRE: ARTICULAÇÃO POLÍTICA E APOSTA EM CARTAS DE LULA

O senador Irajá Silvestre (PSD), filho da ex-senadora Kátia Abreu, também busca renovar seu mandato. Com forte apoio de prefeitos e lideranças municipais, Irajá tem se destacado pela destinação de recursos para saúde, educação e infraestrutura. Ao longo de seus mandatos o senador Iraja destinou mais 1,5 bilhões para os municípios Tocantinenses, emendas destinadas à saúde, educação, infra estrutura, maquinários entre outros, contemplando todos os 139 municípios do Tocantins. Destacam-se projetos como Saúde Já nas cidades de Araguaína ( clínica de especialidades), Paraíso( pronto atendimento) Formoso (clínica de especialidades) e Araguatins (maternidade) com mais de 32.100 atendimentos e e 1.200 cirurgias realizadas, sendo todas gratuitas. O projeto água no campo no valor de 40 milhões que fornece poços artesianos para mais de 1000 famílias nos municípios de Porto Nacional e região metropolitana de Palmas.Irajá articula uma frente ampla de partidos, com nominatas para deputado federal e estadual, e uma chapa majoritária liderada pelo vice-governador Laurez Moreira. O senador conta com o apoio do seu partido, do PDT, do PSB e sua estratégia é apresentar sua candidatura à reeleição ao Palácio do Planalto e à imagem do presidente Lula, que disputará a reeleição. O PT, apesar de historicamente ter desempenho modesto no Tocantins, aposta na força dos programas sociais, como Bolsa Família (146 mil famílias), Minha Casa Minha Vida (11.400 unidades familiares), Farmácia Popular (75 mil pessoas) e Pronaf (45 mil famílias de pequenos agricultores), para ampliar sua base de apoio.
CENÁRIO ELEITORAL

Com a confirmação das candidaturas, o Tocantins terá uma disputa marcada por nomes experientes e com forte presença política. Eduardo Gomes e Irajá Silvestre despontam como favoritos à reeleição, enquanto Alexandre Guimarães, presidente estadual do MDB vem construindo sua postulação ao Senado com contatos diretos com líderes regionais, prefeitos e deputados estaduais, para a formatação de uma chapa majoritária e nominatas com nomes de peso, que devem ser conhecidas até o início de abril.
Já Carlos Gaguim busca consolidar espaço com base em seu histórico político junto a prefeitos e lideranças e deve se filiar ao Republicanos, para marcar seu espaço dentro da base governista. A decisão do governador Wanderlei Barbosa de não concorrer ao Senado reforça sua estratégia de permanecer no Executivo até o fim do mandato, apoiando aliados e preparando o terreno para sua sucessão.
No Tocantins, como lembram os analistas políticos, eleições nunca foram espaço para amadores — e 2026 promete confirmar essa máxima ao pé da letra!