Por: Edson Rodrigues e Edivaldo Rodrigues
O Observatório Político de O Paralelo 13 destaca um dado revelador da recente pesquisa de intenção de votos para o governo do Tocantins, realizada pela empresa Paraná Pesquisa: 71% dos entrevistados ainda não têm candidato ou candidata definido para as eleições de 2026.
Esse número não é apenas um dado estatístico. É um convite e, ao mesmo tempo, um alerta às pré-candidaturas ao Palácio Araguaia. A grande dica está dada e quem deseja conquistar o eleitorado precisa apresentar mais do que nomes ou alianças, precisa mostrar um projeto de governo sólido, realista e capaz de mobilizar sonhos e esperanças para os próximos quatro anos de gestão.
A sociedade tocantinense é formada por diferentes setores: trabalhadores, juventude, funcionalismo público, agronegócio, lideranças religiosas, lideranças políticas, profissionais liberais, investidores, movimentos sociais, dentre outros. Todos querem respostas. Quais serão os eixos prioritários de um futuro governo? Como se pretende desenvolver a economia, garantir serviços públicos de qualidade e respeitar o meio ambiente? O eleitor espera clareza, propostas concretas e viabilidade.
O dado dos 71% de indecisos é, na prática, um presente às pré-candidaturas. Revela que há espaço, e muito, para convencer e fidelizar o voto. Mas também representa um desafio inadiável, afinal não basta antecipar o processo sucessório em alianças e movimentações políticas. É preciso dar o próximo passo, colocar na mesa uma discussão séria sobre o futuro do Tocantins.
O eleitor tocantinense nunca esteve tão bem informado. Redes sociais, blogs, portais de notícias, jornais impressos e digitais, rádios e TVs abastecem diariamente cada cidadão com informações e análises. Vivemos em um novo tempo, em que não há espaço para amadores. A política exige profissionalismo, preparo e visão estratégica.
A sucessão estadual, até aqui, está em aberto. E o que definirá os rumos da eleição de 2026 não será apenas quem tem mais poder de articulação, mas quem souber apresentar ao povo tocantinense um projeto de governo à altura de suas expectativas.
Até os próximos capítulos.