Desfile faz parte das comemorações oficiais do aniversário da capital mais jovem do país
Por Rafael de Oliveira
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou, nesta terça-feira, 20, do desfile cívico-militar em comemoração aos 36 anos de fundação da cidade de Palmas. O evento reuniu autoridades, estudantes, militares e a população no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, para celebrar a trajetória de luta, crescimento e consolidação da capital tocantinense, a mais jovem do país.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, estava acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa parabenizou Palmas pelo aniversário e reforçou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da capital. “Neste momento tão importante da história de Palmas, quero desejar a essa cidade linda um feliz aniversário e muito crescimento. Que Deus abençoe todos os palmenses, que sempre acreditaram nesta terra. Reforço ao prefeito Eduardo Siqueira que o Governo do Tocantins segue à disposição para seguir trabalhando em parceria para melhorar a vida das pessoas e em prol do desenvolvimento da cidade”, destacou o chefe do Executivo.
Prefeito Eduardo Siqueira Campos relembra história de Palmas e ressalta a parceria com o Governo do Tocantins e os avanços conquistados para a capital
Em clima de comemoração, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, ressaltou a importância do alinhamento com o Governo do Tocantins para o crescimento do município. “Eu e o governador Wanderlei Barbosa temos a grande oportunidade de demonstrar nosso compromisso com Palmas, trabalhando pelo melhor para a cidade e garantindo benefícios à nossa população. Esse alinhamento é muito importante e representa um momento de grandeza para todos nós. Nestes 36 anos de história, há muito o que comemorar. A nossa parceria tem sido fundamental, e a cidade vem sendo beneficiada com grandes projetos”, assegurou o prefeito de Palmas.
Aniversário de Palmas
Moradora da região antes da fundação da capital, Marilene Pereira de Souza acompanhou o desfile pela primeira vez e desejou parabéns para a cidade de Palmas
O tradicional desfile cívico-militar para homenagear a fundação, história e cultura integra a programação comemorativa pelos 36 anos de Palmas e ocorre após as celebrações no Paço Municipal, na Praça do Bosque dos Pioneiros, onde foram realizados o hasteamento das bandeiras, a execução dos hinos e o corte do bolo comemorativo. O desfile reuniu cerca de 2.400 participantes, envolvendo 22 instituições, incluindo a Banda de Música dos Fuzileiros Navais do 3º Batalhão de Proteção e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Brasília com apresentação cultural; a Capitania Fluvial do Araguaia; 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado; Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); Polícia Federal; dentre outras entidades civis e militares; e escolas municipais e estaduais.
A Orquestra, o Coral e a Escola de Música da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) são representados por 240 jovens. No pelotão da Guarda Metropolitana de Palmas, participam 97 guardas recém-formados, além de integrantes no desfile montado e motorizado. A corporação também é responsável pela segurança do circuito do desfile, com a atuação de guardas metropolitanos.
As escolas da rede municipal de ensino se apresentaram com aproximadamente 1.000 alunos, organizados em pelotões e acompanhados por suas respectivas fanfarras. Participaram do desfile as Escolas de Tempo Integral (ETIs) Padre Josimo; Fidêncio Bogo; Eurídice de Mello; Caroline Campelo, Margarida Lemos; Anísio Teixeira e Almirante Tamandaré; e a rede estadual com mais de 400 estudantes do Centro de Ensino Médio de Taquaralto e o Colégio Esportivo Cívico-Militar Santa Rita de Cássia.
Desfile faz parte das comemorações oficiais do aniversário da capital mais jovem do país
Marilene Pereira de Souza, 50 anos, é uma das centenas de moradores que estavam presentes para acompanhar o momento. Moradora da região antes da fundação de Palmas, em 1989, ela expressou orgulho e emoção ao relembrar sua trajetória na capital mais jovem do país. “Nasci em 1974, quando aqui [Palmas] ainda era o estado de Goiás. Fui criada e cresci em Taquaruçu, e esta é a primeira vez que vou a um desfile de aniversário de Palmas. Estou aqui na grade com muita alegria e expectativa de acompanhar. Vivi muitas dificuldades e momentos aqui, e é onde pretendo morar sempre. Fico alegre de ver o quanto a cidade cresceu. Desejo parabéns a Palmas e que continue em progresso”, expressou a moradora Marilene.
“Moro em Palmas há mais de 25 anos. Já vivi na região Norte e agora moro na região Sul. Achei o desfile muito bacana, este ano foi muito bonito. É muito bom de ver e ouvir, porque lembramos da nossa história e mostra a proximidade das forças de segurança com a população”, compartilhou o morador pioneiro Raimundo Vargas Milhomem, que também acompanhou a comemoração.