Governador Wanderlei Barbosa autoriza nomeação de 20 novos professores efetivos para a Unitins

Posted On Terça, 05 Agosto 2025 15:46
Avalie este item
(0 votos)
Ação representa um marco para o sistema de educação superior estadual, que soma mais profissionais da educação no quadro efetivo Ação representa um marco para o sistema de educação superior estadual, que soma mais profissionais da educação no quadro efetivo Foto: Adilvan Nogueira

Com novas posses, instituição ultrapassa 150 docentes nomeados por meio do concurso de 2023

 

 

Por Guilherme Lima

 

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, autorizou, nesta terça-feira, 5, a nomeação de 20 novos professores efetivos para a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O ato ocorreu durante o 3° Treinamento para Técnicos Administrativos da Unitins, realizado em Palmas e representa um marco para o sistema de educação superior estadual, que soma mais profissionais da educação no quadro efetivo.

 

Mais de 130 professores já foram empossados após a realização do concurso público da Unitins nº 001/2022, cujas provas ocorreram em 2023. Com a nova autorização, o quadro efetivo da universidade totaliza mais de 150 novos professores nomeados por meio desse último certame.

 

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância de fortalecer o ensino superior no Tocantins por meio da valorização dos profissionais que contribuem para o avanço da educação e o desenvolvimento do estado. “Temos orgulho da nossa universidade. A Unitins é uma referência e temos plenas condições de elevar ainda mais o seu patamar, colocando o Tocantins em destaque na educação superior. Vamos continuar valorizando os nossos professores e tenho a satisfação de autorizar a nomeação de mais 20 docentes que agora passam a integrar o quadro efetivo da universidade”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.

 

Do ponto de vista orçamentário e financeiro, a nomeação de docentes efetivos não implicará em aumento significativo nas despesas da Unitins, já que os novos servidores substituirão contratos temporários. A medida representa a regularização da força de trabalho e tende a reduzir litígios judiciais envolvendo candidatos classificados no concurso.

 

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, reforçou o compromisso do Governo do Tocantins com a educação superior e ressaltou o empenho do governador em trazer melhorias para a Unitins. “Comemoramos a chegada de mais de 20 novos professores efetivos, que fortalecem o ensino, trazem mais estabilidade à carreira e incentivam a pesquisa científica. Isso reflete o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a estrutura e o avanço da nossa universidade”, pontuou o reitor.

 

Capacitação profissional

 

Cerca de 400 técnicos administrativos da Unitins participaram, nesta segunda, 4, e na terça-feira, 5, do treinamento institucional promovido pela universidade. A ação é voltada ao fortalecimento das competências profissionais dos servidores e reúne colaboradores dos câmpus de Augustinópolis, Araguatins, Dianópolis, Palmas, Paraíso do Tocantins e de 15 polos do programa TO Graduado.

 

A iniciativa integra a política institucional de capacitação contínua e tem como foco a atualização de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e o alinhamento às práticas e diretrizes da Unitins. Além disso, o treinamento promove a integração entre os servidores, estimulando um ambiente de trabalho mais colaborativo, ético e engajado.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}