Da Assessoria
A senadora Professora Dorinha (União) participou, na noite de quinta-feira, 13, da solenidade de posse da nova reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Santana, e do vice-reitor Marcelo Leineker. Realizado no câmpus de Palmas, o evento marcou o início de uma gestão histórica: a professora Maria Santana tornou-se a primeira reitora negra da instituição.
Em meio a celebrações e apresentações culturais, a senadora reafirmou seu apoio à nova gestão e à defesa da educação pública. A parlamentar ressaltou a importância de fortalecer a UFT em todas as suas dimensões : ensino, pesquisa e extensão, e abordou um tema de grande relevância para a comunidade acadêmica e a população tocantinense: a viabilização do Hospital Universitário (HU).
“O Hospital Universitário está longe de ser um hospital apenas da Medicina. É um hospital do Tocantins, um espaço de formação e qualificação para todas as áreas, um compromisso com a pesquisa, a extensão e, acima de tudo, com a inovação”, declarou.
Ao longo de sua trajetória política, a senadora já destinou mais de R$ 163 milhões à universidade. O hospital, por sua vez, terá um custo estimado em R$ 306 milhões, com recursos provenientes do governo federal, da bancada tocantinense e do governo estadual.
Em seu discurso, a professora Dorinha destacou a trajetória da reitora Maria Santana e lembrou que “cota não é esmola” e que “educação pública não é favor, é direito” e que a posse de Maria Santana, educadora com notória atuação em extensão universitária e na defesa de causas indígenas e da igualdade racial “simboliza um novo ciclo de esperança e luta por uma universidade pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada”.
A nova reitora agradeceu o apoio da senadora: “Quero agradecer a presença e o apoio da senadora Dorinha, uma parceira de longa data na defesa da educação”.