LAUREZ DEMARCA TERRITÓRIO EM PALMAS, ARAGUAÍNA E NO BICO

Posted On Quinta, 18 Setembro 2025 11:01
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

 

O governador interino Laurez Moreira não perdeu tempo em desenhar o mapa da sua estratégia para 2026. Em pouco menos de um mês de comando do Palácio Araguaia, ele vem costurando apoios, atraindo lideranças regionais e montando um time que deixa claro que não pretende ser coadjuvante no embate sucessório contra a senadora Professora Dorinha Seabra, hoje líder absoluta nas pesquisas de intenção de voto.

 

Costuras finas no tabuleiro da Capital

 

 

Laurez até acreditava que teria o apoio do prefeito Eduardo Siqueira, mas o surgimento do G-5, - composto por Eduardo Siqueira, prefeito de Palmas, Wagner Rodrigues, gestor de Araguaína, Josi Nunes de Gurupi, Ronivon Maciel de Porto Nacional e Celso Morais, de Paraíso - um grupo de prefeitos que já declarou apoio a Dorinha, alterou os planos. Para não ficar isolado, o interino abriu as portas do governo para a ex-prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan e seu marido, o deputado estadual Eduardo Mantoan, que passaram a integrar sua base política.

 

Na noite da última quarta-feira (17), Laurez recebeu oficialmente Cinthia no Palácio Araguaia, em sua primeira agenda pública após o falecimento de sua mãe, Niclair Alves Caetano. O encontro, agendado pelo próprio governador, reforçou o alinhamento político. Durante a reunião, Cinthia pregou união e disse que “é hora de unir forças, superar diferenças e construir um projeto sólido para o Tocantins”.

 

A Secretaria de Infraestrutura também ganhou reforço com a nomeação de técnicos de confiança do casal, ampliando a presença do grupo Mantoan no governo interino.

 

Araguaína: a jogada de mestre

 

 

Na maior cidade do norte tocantinense, Laurez fez um movimento ousado ao trazer o ex-prefeito Ronaldo Dimas para a Secretaria de Planejamento. A escolha tem peso político e simbólico, já que Dimas, além de gestor reconhecido, é pai do deputado federal Tiago Dimas, um dos nomes mais influentes da região. Para completar, o ex-deputado César Halum assumiu a Secretaria de Agricultura, ampliando a rede de articulação em Araguaína e entorno.

 

Bico do Papagaio

 

Na região do Bico, a aposta foi em Homero Barreto Júnior, agora secretário executivo da Secretaria de Governo. Ele carrega o peso político de uma família tradicional, com histórico de mandatos, prefeitos e cargos estratégicos, como a Superintendência da Codevasf, ocupada por seu pai, Homero Barreto. Homero Júnior chega com a missão de ser a ponte entre o governador interino e as lideranças locais.

 

Montando o time para 2026

 

Se por um lado Laurez busca imprimir sua marca, por outro manteve nomes fortes da gestão Wanderlei Barbosa, como o secretário da Indústria e Comércio, Beto Lima, que vem atraindo investidores e conduzindo um projeto de desenvolvimento para o Tocantins até 2045. A permanência de Beto e de outros técnicos sinaliza continuidade em áreas sensíveis, ao mesmo tempo em que o governador interino dá sua própria cara ao primeiro escalão.

 

Laurez aposta na formação de um grupo político e administrativo sólido, sem ruídos de corrupção, para se apresentar em 2026 como alternativa viável ao eleitorado. O jogo está só começando, mas o interino já mostrou que sabe como marcar território, em Palmas, em Araguaína e no Bico.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}