Governo do Tocantins abre inscrições para Residência Médica no norte do estado

Posted On Quinta, 15 Janeiro 2026 05:38
Avalie este item
(0 votos)
Inscrições vão até dia 31 de janeiro, exclusivamente pelo site do Unitpac Inscrições vão até dia 31 de janeiro, exclusivamente pelo site do Unitpac

Programas oferecem 19 vagas para formação de médicos em sete especialidades

 

 

Por Dayana Nascimento

 

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), abriu as inscrições para os Programas de Residência Médica 2026. Ao todo, são ofertadas 19 vagas, disponibilizadas pela Comissão de Residência Médica do Hospital Regional de Araguaína (Coreme/HRA) e pela Escola Tocantinense do SUS Doutor Gismar Gomes (Etsus), em parceria com a Afya Centro Universitário (Unitpac).

 

As vagas ofertadas estão distribuídas entre as seguintes especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Cirurgia Cardiovascular, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade. As atividades práticas dos residentes serão realizadas no Hospital Regional de Araguaína (HRA), na rede municipal de saúde e no Hospital Dom Orione, proporcionando vivência em diferentes níveis de atenção.

 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a formação de profissionais qualificados e o fortalecimento da rede pública de saúde, especialmente no norte do estado. “A Residência Médica é um investimento estratégico que qualifica profissionais e amplia o acesso da população a uma assistência mais resolutiva, além de incentivar a permanência de médicos na região”, afirma.

 

A gerente de Ciência e Inovação em Saúde da Etsus, Rosimeire Menez, destaca que a qualificação tem o objetivo de ampliar a assistência à saúde no norte tocantinense. “A Residência Médica no Norte do Tocantins representa um marco essencial para fortalecer a assistência especializada na região, permitindo que novos médicos se formem e permaneçam atuando onde a população mais precisa, contribuindo para qualificar e expandir o SUS no território”, ressalta.

 

As inscrições vão até dia 31 de janeiro, exclusivamente pelo site do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac).

 

https://araguaina.afya.com.br/noticias/inscricoes-abertas-para-processo-seletivo-residencia-medica-2026 ). Demais informações estão no edital.

 

Etapas e critérios do processo seletivo

 

O processo seletivo será realizado em duas etapas, comuns a todas as especialidades, sendo uma prova objetiva, com pontuação máxima de 90 pontos; e uma análise curricular, com até 10 pontos, ambas de caráter classificatório. A prova objetiva será aplicada no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac), localizado na Avenida Filadélfia, nº 568, Setor Oeste, em Araguaína, com início às 8h15 e duração total de quatro horas.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}