Da Assessoria
Personalidades e instituições que prestam relevantes serviços na área social e da saúde foram homenageadas, nesta terça-feira, 12, na primeira edição da Comenda Santa Dulce dos Pobres, em Sessão Solene no Senado Federal. Entre os presentes, o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, destacou a importância do trabalho de líderes e entidades que transformam vidas por meio da solidariedade.
A cerimônia, presidida pelo senador Eduardo Girão, reconheceu, in memoriam, a própria Santa Dulce, representada por sua sobrinha Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, e homenageou ainda o médico Henrique Prata, da Fundação Pio XII (Hospital de Amor); Frei Hans Stapel, da Fazenda da Esperança; a Comunidade Filhos da Misericórdia – Fundação São Padre Pio de Pietrelcina (PB); a Fundação Altino Ventura (PE); a Associação Peter Pan (CE) e a Obra Social Dona Meca (RJ).
Durante a sessão, Eduardo Girão fez referência direta à atuação de Eduardo Gomes em prol de instituições de saúde e acolhimento. “Faço questão de dar meu testemunho: desde que conheci o senador Eduardo Gomes, ele sempre foi um baluarte da causa da Fazenda da Esperança. O doutor Henrique Prata também me falou do apoio dele ao Hospital de Amor do Tocantins. Que Deus abençoe e retribua o que tem feito por essas e outras instituições”, afirmou.
Em seu discurso, Eduardo Gomes prestou homenagem aos agraciados. “Cumprimento a todos em nome do Frei Hans Stapel e do dr. Henrique Prata, brasileiros que modificaram para melhor a vida de milhões, mostrando que, por intermédio da solidariedade, é possível servir, fazendo o bem”, declarou.
A Comenda Santa Dulce dos Pobres, criada para reconhecer iniciativas de impacto social e humanitário, homenageia a primeira santa nascida no Brasil, conhecida como “o anjo bom da Bahia”, e reforça o papel do Senado no estímulo à solidariedade e ao trabalho voluntário.