Tributo a um grande tocantinense

Posted On Sábado, 08 Janeiro 2022 13:22
Avalie este item
(1 Votar)

EDITORIAL

 

O Paralelo 13 ocupa o espaço deste editorial para saudar um dos homens que mais lutaram pela criação Estado do Tocantins. Ele fez parte de vários movimentos em Brasília e Goiânia, integrando-se como diretor à Comissão de Estudos dos Problemas no Norte (Conorte), sob a presidência do publicitário José Carlos Leitão.

 

 

Ao lado de importantes lideranças do então Norte Goiano, participou da coleta das 70 mil assinaturas que gerou a emenda popular apresentada à Assembleia Nacional Constituinte, apoiando a criação do mais novo Estado da Federação Brasileira.

 

Como prefeito de Almas, e após a sua gestão, trabalhou incansavelmente junto à Assembleia Legislativa de Goiás e à Assembleia Constituinte de 1988 em busca da concretização do ideal emancipacionista.Historiador, articulista político e ativista cultural, nosso homenageado merece o reconhecimento pela sua luta constante em busca do  desenvolvimento do Tocantins, especialmente da região sudeste do Estado.

Milhares de assinaturas colhidas da população do norte goiano pela criação do estado do Tocantins Goianir fez parte desta luta

 

Atualmente nos brinda com análises brilhantes sobre a política tocantinense em sua coluna de opinião em O Jornal, fundado e editado por muitos anos pelo saudoso jornalista Salomão Wenceslau e que hoje é dirigido por sua esposa, Joana Castro. Recentemente demonstrou todo seu compromisso com as raízes tocantinenses ao condenar com veemência a privatização do Jalapão, na forma como estava sendo conduzida pelo governador afastado Mauro Carlesse.

 

Sua verve história se manifesta como produtor do filme “Ayrton – Meninices no coração do Brasil”, que relata a infância do tricampeão mundial de Formula 1 Ayrton Senna no interior do Tocantins entre os anos de 1970 e 1980, nas cidades de Natividade e Taipas, que à época pertenciam a Goiás. Era uma região onde o pai de Ayrton Senna tinha fazendas e o grande ídolo brasileiro costumava passar suas ´férias escolares.

 

Por isso nosso personagem merece os mais efusivos parabéns em sua data natalícia.Nesse sábado histórico, queremos desejar a este grande guerreiro muitos anos de vida para que ele possa continuar sua luta pelo desenvolvimento do Estado Tocantins e da região sudeste.

 

Parabéns, Goianyr Barbosa de Carvalho!

Temos orgulho de ser seu amigo-irmão de longa data, antes mesmo da criação do Estado do Tocantins.

 

Nós o reconhecemos como um gigante na defesa dos interesses do Estado do Tocantins.

 

A família O Paralelo 13 lhe deseja vida longa e saudável, ao lado de seus familiares e amigos. Parabéns! Parabéns! Parabéns!

 

 

 

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-505.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias