TOCANTINS PODE SER UM DOS POUQUÍSSIMOS ESTADOS A SAIR DA PANDEMIA COM SALDO POSITIVO

Posted On Segunda, 22 Junho 2020 07:28
Avalie este item
(0 votos)

Governo Mauro Carlesse, unido com o Legislativo Estadual, vem colhendo resultados importantes para a população e a economia do Estado

 

Por Edson Rodrigues

 

Desde a sua eleição para presidir o Parlamento Tocantinense que Mauro Carlesse vem governando em colegiado, da mesma maneira com que conseguiu chegar ao governo do Estado, após a cassação de Marcelo Miranda.

Carlesse foi eleito para o mandato tampão e reeleito para um mandato de quatro anos. Sua ascensão foi marcada pelo apoio e união com a maioria absoluta deputados e, nesta caminhada do atual mandato, quando detém todos os poderes reservados a um governador, encontrou um verdadeiro amigo na figura do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Toinho Andrade, que conseguiu construir uma unidade entre os seus pares, sem que haja qualquer resquício de subserviência ao Executivo, mas, sim, de harmonia entre os Poderes, quase que em um ambiente familiar, em que críticas e sugestões são avaliadas e aceitas ou não, sem se transformar em picuinhas desnecessárias e contraproducentes, em que cada poder exerce sua autonomia, mas sempre pensando em conjunto as ações e as providências que devem ser tomadas.

 

ENFRENTANDO A TURBULÊNCIA

A relação de harmonia entre o Executivo e o Legislativo tocantinenses pode ser equiparada ao comando de uma aeronave, onde o Executivo é o piloto e o Legislativo o copiloto, em um voo com destino ao progresso e ao desenvolvimento que, no momento, passa por uma grande turbulência, chamada pandemia de Covid-19.

Essa turbulência persistente, que já ceifou a vida de dezenas de cidadãos, é do tipo da que não pode ser contornada, tem que ser enfrentada face a face.  E a “aeronave Tocantins”, sob o comando dos Poderes Executivo e Legislativo, com ótimas equipes de auxiliares, poder ser um dos primeiros estados da federação a encontrar um ponto de equilíbrio em meio ao problema que enfrenta, e apesar da perda de vidas – das quais nenhuma deixou de receber a assistência médica necessária – ter um saldo positivo.

 

A pandemia da Covid-19 é um fator que não mexe apenas com o Sistema de Saúde Pública.  Foram – e ainda são – necessárias, ações drásticas, como o isolamento social e o fechamento do comércio. Enquanto isso, o governo do Estado precisa ser forte e tomar medidas imediatas e pontuais.

 

O salário do funcionalismo foi mantido em dia, rodovias vêm sendo asfaltadas e recuperadas, maquinário pesado foi adquirido com recursos próprios e os compromissos de repasses constitucionais para os municípios vêm sendo cumpridos à risca, além das emendas impositivas que viram obras de pavimentação, postos de saúde e prédios escolares entre outras.

 

APOIO SOCIAL

O governo do Estado vem, há meses, distribuindo cestas básicas e kits de higiene pessoal para as famílias de menor poder aquisitivo, assim como para os estudantes da rede estadual de Ensino – após determinação expressa do governador Mauro Carlesse - , mototaxistas, artistas da terra, que trabalham em bares que ficaram fechados, artesãos que não puderam exibir seus produtos, dentre outras categorias impactadas com as medidas de restrição de mobilidade.

 

NOVA PONTE INICIADA

Apesar de não estar sendo divulgado nem usado como “palanque eleitoral”, o canteiro de obras da nova ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional está a pleno vapor, graças a aplicação de recursos próprios do governo do Estado.  Muita coisa já está adiantada, aguardando apenas a liberação do empréstimo junto ao Banco Regional de Brasília, aprovados pelo Legislativo, sob o comando do presidente Toinho Andrade.

 

UM GUERREIRO NO CONGRESSO NACIONAL

O senador Eduardo Gomes, líder do governo de Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, vem sendo um verdadeiro guerreiro pelo povo tocantinense e uma pilastra de sustentação para o governo do Estado e para os 139 municípios do Tocantins.

 

Fazendo valer seu status de senador mais bem votado nas últimas eleições, Eduardo Gomes não deixa passar uma oportunidade que possa gerar recursos ou benefícios para o Tocantins, principalmente no que diz respeito ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, área em que já conseguiu enviar para o Estado toneladas de medicamentos, vestuários para os profissionais da Saúde, equipamentos hospitalares e recursos específicos para o controle da doença. Um trabalho gigantesco, sem cor partidária ou palanque eleitoral.

 

O senador Eduardo Gomes afirma sempre que foi eleito pelo povo tocantinense para trabalhar na busca de soluções para as várias demandas do estado e que o que já fez e o que está fazendo, além, claro, o que vai fazer, sempre que possível, é uma forma de agradecimento aos votos recebidos e nada além do seu papel como representante dos 139 municípios e do Estado do Tocantins.

 

Que possamos, todos os dias, levar aos cidadãos tocantinenses notícias boas como esta!

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-502.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias