Tocantins inicia aplicação das provas do Saeb

Posted On Terça, 16 Novembro 2021 13:52
Avalie este item
(0 votos)
Celestina reforça a importância de os estudantes fazerem as provas para avaliar a qualidade do ensino  Celestina reforça a importância de os estudantes fazerem as provas para avaliar a qualidade do ensino

As avaliações estão sendo aplicadas nas escolas durante toda a semana. A Seduc orienta os estudantes a fazerem as provas para avaliar a qualidade do ensino e da aprendizagem

 

Por Josélia de Lima

 

As escolas do Tocantins realizam, nesta semana, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estudantes matriculados nas turmas do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª e 4ª série do ensino médio. O Saeb consta de provas de Língua Portuguesa e Matemática, que poderão ser aplicadas no período de 8 de novembro a 10 de dezembro.

 

O Saeb é uma avaliação nacional, preparada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem a finalidade de nortear os indicadores educacionais na elaboração de políticas públicas para o Brasil, regiões, estados e municípios. Como também, serve para avaliar a qualidade e a eficiência da educação básica, e subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas no setor da educação.

 

Celestina Souza, gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), explicou que é importante que os estudantes façam as provas. “Por meio do desempenho dos alunos na avaliação do Saeb, juntamente com o fluxo de aprovação, reprovação e evasão escolar, a instituição de ensino tem o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, frisou.

 

É importante também lembrar que as provas serão realizadas obedecendo a todas as recomendações dos órgãos de Vigilância Sanitária. “Durante a realização das provas, as turmas serão dividas em duas e somente permanecerão na escola, os alunos que farão as provas do Saeb, medidas para evitar aglomeração. E será observado o uso de máscaras, a higienização das mãos”, frisou Celestina.

 

Conexão Saeb

 

Para preparar os estudantes para as avaliações do Saeb, a Seduc preparou um material de orientações para gestores, professores e estudantes. E orientou as escolas a realizarem simulados do Saeb, com o objetivo de esclarecer os alunos sobre as provas, como preencher os cartões respostas e os procedimentos que devem tomar, como guardar os aparelhos celulares nas mochilas, entre outros.

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-505.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias