"Tenha vergonha, Haddad", diz Tarcísio (vídeo) ao criticar aumento de impostos e ser apontado por derrubada de MP

Posted On Sexta, 10 Outubro 2025 03:44
Avalie este item
(0 votos)
Governador rebateu as críticas nas redes sociais Governador rebateu as críticas nas redes sociais

Atuação política de nomes de oposição ao governo Lula foram alguns dos entraves na negociação da MP alternativa ao IOF

 

 

Com R7 e Uol

 

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), rebateu as acusações sobre sua atuação na derrubada da MP (medida provisória) alternativa ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e chamou as falas de “ofensas e mentiras”. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador também criticou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

 

“Agora, o PT quer me acusar de ter trabalhado para evitar que o governo cobre mais impostos da população. Estou trabalhando por São Paulo, para mudar a vida das pessoas. [...] Vamos parar de inventar culpado. Tenha vergonha, Haddad. Respeite os brasileiros”, disse.

 

 

Nessa quarta-feira (8), por 251 votos a favor e 193 contra, a Câmara dos Deputados aprovou a retirada de pauta da MP alternativa ao aumento do IOF. Desse modo, a medida perdeu a validade no fim do dia.

 

O Palácio do Planalto já avalia outras medidas para compensar a falta do montante que seria arrecadado pela MP em 2026, e uma das alternativas em avaliação é retomar o próprio aumento do IOF.

Atuação de Tarcísio

A atuação política de nomes de oposição ao governo Lula, como Tarcísio e o presidente do PP (Partido Progressistas), senador Ciro Nogueira (PI), foram alguns dos entraves na negociação da medida provisória alternativa ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

 

Segundo apurou o R7, os dois procuraram diferentes parlamentares para pedir que votassem contra a proposta. Nos bastidores, a avaliação é de que essa articulação foi decisiva para influenciar deputados e senadores que ainda estavam indecisos.

Para aliados do governo, a movimentação teve um claro tom eleitoral — uma tentativa de antecipar a disputa do ano que vem.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}