Sobe para 225 registros de intoxicação por metanol no país; 13 mortes são investigadas

Posted On Segunda, 06 Outubro 2025 04:21
Avalie este item
(0 votos)
Alexandre Padilha criou sala de situação para lidar com os casos Alexandre Padilha criou sala de situação para lidar com os casos

Ao todo, 16 casos já foram confirmados e 209 estão em investigação

 

 

Por Thays Martins

 

 

O Ministério da Saúde informou, neste domingo (5), que subiu para 225 o número de notificações de possíveis casos de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebida alcoólica no país. Desses, 16 já foram confirmados e 209 estão em investigação. As informações são da sala de situação, criada pelo Ministério da Saúde.

 

Do total de registros, 192 são em São Paulo (14 confirmados e 178 em investigação). Além de São Paulo, outros 12 estados já têm notificações: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados.

 

Casos confirmados e suspeitos:

 

Distrito Federal - 1 (suspeito)

Goiás - 2 (suspeitos)

Mato Grosso do Sul - 5 (suspeitos)

Mato Grosso - 1 (suspeito)

Pernambuco - 10 (suspeito)

Paraná - 2 (suspeitos) e 2 (confirmados)

Rondônia - 1 (suspeito)

São Paulo - 178 (suspeitos) e 14 (confirmados)

Piauí - 2 (suspeitos)

Rio Grande do Sul - 2 (suspeitos)

Rio de Janeiro - 1 (suspeito)

Paraíba - 1 (suspeito)

Ceará - 3 (suspeitos)

13 mortes são investigadas

Ao todo, 15 mortes foram registradas. Dessas, duas já foram confirmadas, ambas no estado de São Paulo. Outras 13 estão em investigação: sete em São Paulo, três em Pernambuco, uma no Mato Grosso do Sul, uma na Paraíba e uma no Ceará.

Compra de antídotos

 

Neste domingo (5), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a importação de 2.600 frascos de Fomepizol, antídoto para casos de intoxicação por metanol. O medicamento não tem registro no Brasil, por isso está sendo importado de forma emergencial.

 

São 2500 frascos adquiridos pelo Ministério da Saúde e 100 frascos doados pelo fabricante.

 

No sábado (4), o Ministério da Saúde também iniciou a distribuição de etanol farmacêutico. As 580 ampolas foram enviadas para Pernambuco (240), Paraná (100), Bahia (90), Distrito Federal (90) e Mato Grosso do Sul (60), que pediram reforço no estoque.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}