Sistema Nacional de Emprego (Sine) completa 50 anos com evento comemorativo em Brasília

Posted On Sexta, 10 Outubro 2025 14:03
Avalie este item
(0 votos)
Evento reuniu representantes da Rede Sine de todo país - Evento reuniu representantes da Rede Sine de todo país - Foto: Matheus Itacaramby

Sine está presente no Tocantins há 32 anos e atualmente conta com 11 postos de atendimento

 

 

Por Lara Cavalcante 

 

 

O secretário executivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Washington Vasconcelos, representou a secretária da pasta, Dra Ana Carina Mendes Souto, durante o evento em comemoração aos 50 anos do Sistema Nacional de Empregos (Sine), nesta quarta-feira,8, em Brasília.

 

Os 50 anos de serviços prestados à população pelo Sine foi celebrado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com o workshop Sine: Ontem, Hoje e Amanhã, reunindo representantes dos entes conveniados da rede, incluindo estados e municípios. Durante o evento, 37 servidores foram homenageados em reconhecimento à sua trajetória e contribuição ao longo da história do Sine.

 

Secretário executivo da Setas recebe homenagem em nome de servidora do Sine. - Matheus Itacaramby/MTE

 

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou que a Rede Sine está em processo de reconstrução e reforçou a importância da parceria com estados e municípios na prestação de serviços a trabalhadores e empresas. Ele ressaltou que conhecer o diagnóstico do mercado de trabalho em cada território é essencial para orientar de forma adequada os trabalhadores que buscam emprego. “O Sine completa 50 anos, mas ainda temos muito a aperfeiçoar, especialmente na modernização das ferramentas, com o objetivo de oferecer mais facilidade e eficiência”, ressaltou.

 

Representando o Tocantins, o secretário executivo Washington Vasconcelos reforçou o compromisso do Estado com a rede Sine e a importância do serviço para a população. “Celebrar os 50 anos do Sine é reconhecer uma política pública que transforma realidades. Temos orgulho do trabalho realizado em nossas 11 unidades e seguimos comprometidos em modernizar e fortalecer esse serviço”.

 

A servidora do Sine Tocantins, Maria Filomena Barbosa de Souza, foi uma das homenageadas. Com mais de 26 anos de atuação, ela destacou a relevância do Sistema para o Estado: “O Sine é essencial porque gera oportunidades de emprego, qualifica trabalhadores, apoia empresas nas contratações e fortalece a economia, sendo um instrumento fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Tocantins.” Sobre a homenagem, completou: “Sinto-me honrada, com a sensação de dever cumprido. Sempre procurei fazer o meu melhor, tratando a todos com respeito e carinho”.

 

Mutirão de emprego em Brasília

 

As comemorações em Brasília também contaram com um mutirão de emprego, promovido pelo MTE em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal. Realizada na Esplanada dos Ministérios, no estacionamento do MTE, a ação reuniu 40 empresas e atendeu 738 candidatos em busca de oportunidades.

 

Sine no Tocantins: 32 anos de atuação

 

No Tocantins, o Sine começou em 1993, apenas cinco anos após a criação do mais jovem Estado da Federação. Desde então, o Sistema tem se consolidado como uma das principais ferramentas de apoio aos trabalhadores tocantinenses, desempenhando papel decisivo na inclusão produtiva e no desenvolvimento econômico regional.

 

Com 37 anos de história, o Tocantins conta hoje com uma rede de 11 postos de atendimento do Sine, estrategicamente distribuídos nos municípios de Palmas (com duas unidades), Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Colinas, Guaraí, Dianópolis (com extensão em Almas), Araguatins e no Distrito de Luzimangues.

 

Essas unidades oferecem mais do que vagas de emprego: nelas, a população encontra orientação trabalhista, cursos de capacitação e programas de inclusão social, alcançando todos os 139 municípios do Estado de forma regionalizada.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}