Semus alerta sobre cuidados com doenças respiratórias no período chuvoso

Posted On Terça, 04 Janeiro 2022 06:22
Avalie este item
(0 votos)
Tempo chuvoso é propício para a propagação de vírus de doenças respiratóriasTempo chuvoso é propício para a propagação de vírus de doenças respiratórias Tempo chuvoso é propício para a propagação de vírus de doenças respiratóriasTempo chuvoso é propício para a propagação de vírus de doenças respiratórias Fofo: Raiza Milhomem

Variação da temperatura pode aumentar a incidência de síndromes gripais

 

Com Assessoria

O período chuvoso em Palmas traz uma grande variação da temperatura entre quente e frio, o que provoca uma maior circulação de vírus causadores de doenças respiratórias, especialmente, a Influenza. Para evitar a contaminação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Capital disponibiliza desde julho de 2021 a vacina contra Influenza para a população acima de seis meses de idade. Além disso, a Semus alerta para a manutenção das ações básicas de prevenção, como o uso de máscaras, lavar bem as mãos, evitar levá-las ao rosto, usar álcool 70º e seguir com o distanciamento social, ou seja, evitar aglomerações.

 

De acordo com a biomédica sanitarista da Semus, Fernanda Fernandes, diante da situação de pandemia ocasionada pela Covid-19, as pessoas precisam redobrar ainda mais os cuidados preventivos. “Nesses períodos de chuva, a tendência é que as pessoas acabem ficando em locais com pouca ventilação muito próximas uma das outras”. Fernanda ressalta que essa proximidade pode levar a maior contaminação, reafirmando a necessidade de continuar com os cuidados intensificados no início da pandemia.

 

A biomédica reforça que a população deve buscar tomar as doses das vacinas disponíveis contra a Influenza e a Covid-19. “Muito importante estar com o calendário de vacinação em dia”, afirma Fernanda, ao lembrar que a primeira e segunda doses da Covid-19 estão disponíveis para a população acima de 12 anos com e sem comorbidades e a dose de reforço para a população acima de 18 anos que tenha completado quatro meses da aplicação da segunda dose.

 

Atendimento

 

Em casos de sintomas leves de síndromes gripais e para que seja descartada ou confirmada a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), a Semus recomenda que a população procure uma das Unidades Sentinelas, a 503 Norte e a Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, no horário de 7 às 19 horas. Aos sábados, domingos e feriados, este atendimento é realizado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sul e Norte.

 

As UPAs também são a porta de entrada para os casos de síndromes gripais com sintomas mais graves. A coordenadora de Urgência e Emergência, Dahyene Cris Alves Silva, explica que os pacientes com sintomas respiratórios graves devem procurar uma das UPAS para evitar possíveis complicações. “Já se o paciente está com sintomas respiratórios leves, uma unidade sentinela deve ser procurada para descartar ou confirmar uma contaminação pela Covid-19”, ressaltou ela.

 

Recomendações

 

O Ministério da Saúde orienta medidas de higiene para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, tais como:

Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir e não retirar a máscara protetora do nariz e boca quando espirrar ou tossir;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter os ambientes bem ventilados;

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados).

 

Se apresentar sintomas gripais:

 

Procurar atendimento nas unidades sentinelas em busca do diagnóstico de uma possível contaminação para Covid-19.
Hidratar-se e alimentar-se bem;

Manter repouso;

Ficar atento ao surgimento de sinais de gravidade como: persistência da febre, desconforto respiratório, dificuldade para respirar;

Se surgirem sinais de gravidade, procurar atendimento médico rapidamente.

 

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-505.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias