PSDB INTERVÉM E DISOLVE DIRETÓRIO ESTADUAL. PARTIDO, NO TOCANTINS, AGORA É DE CINTHIA RIBEIRO

Posted On Quinta, 05 Março 2020 05:27
Avalie este item
(0 votos)

Decisão colegiada seguiu parecer da relatora, deputada federal Geovania de Sá (SC), que cita violações à disciplina, à fidelidade e à ética partidárias por parte do Diretório estadual

 

Por Edson Rodrigues

 

A Executiva Nacional do PSDB aprovou, por unanimidade, parecer do Conselho de Ética favorável à intervenção no diretório estadual do partido no Tocantins. Em reunião nesta quarta-feira (04), a direção nacional também nomeou a comissão que vai atuar no estado.

 

Os membros são Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas – presidente; Olinto Neto, deputado estadual – secretário-geral; Edmilson Vieira – tesoureiro; Luana Ribeiro, deputada estadual; Laurez Moreira, prefeito de Gurupi; Valdemir Barros, prefeito de Pium e João Pedro Claret.

 

A decisão da executiva Nacional corrobora vários veredictos da Suprema Corte, em Brasília, baseadas no princípio de que as decisões tomadas por partidos em nível nacional, em colegiado, são soberanas se seguirem as normas contidas no estatuto da legenda.

 

JUDICIALIZAÇÃO, NÃO

Trocando em miúdos, o Tribunal Superior Eleitoral jamais interferiu ou  modificou decisões internas dos partidos, o que coloca fora de cogitação a judicialização dessa decisão, aventada pelo presidente deposto do Diretório Estadual, Ataídes Oliveira.

 

A situação é semelhante a acontecida quando a senadora Kátia Abreu conseguiu uma intervenção nacional no diretório estadual do, então, PMDB, então presidido pelo saudoso deputado federa Jr. Coimbra, que recorreu – e perdeu – em todas as instâncias.

 

 A prefeita fez uso das  Nas redes socias e postou:

 

Foi por unanimidade que, pela primeira vez na historia do PSDB Tocantins, uma mulher assume o comando do partido no estado. Um glorioso presente em pleno mês da Mulher.

 

Por unanimidade todos os membros da executiva nacional acompanharam o voto da relatora Giovannia de Sá, presidente do diretório de Santa Catarina. Pra fechar com chave de ouro é unânime a decisão do PSDB nacional em apoiar nossa reeleição, levando em consideração que Palmas é uma das mais capitais mais bem avaliadas do Brasil, segundos institutos respeitados. Isso demonstra claramente o meu comprometimento e trabalho em prol de uma sociedade democrática e ética.

 

Estamos muito felizes! É um alívio para todos os filiados. Expresso toda a minha gratidão aos amigos e aliados que estiveram ao meu lado nos momentos mais difíceis e me deram o suporte para chegar até aqui. Rumo ao renascimento do PSDB Tocantins forte como deve ser, com valores e princípios que sempre nos nortearam e respeitando o legado do nosso ex-governador Siqueira Campos.

 

Vamos resgatar o protagonismo do partido no nosso Estado. Agora é foco total nas eleições 2020 a começar pela valorização dos líderes e filiados do partido. #psdbtocantins #psdbpelobrasil #eleicoes2020 #maismulheresnapolitica

 

 

Essa situação leva a prefeita de Palmas – e nova presidente do PSDB Estadual – Cinthia Ribeiro, a uma condição de segurança jurídica.  Cinthia, em um ato de sabedoria e equilíbrio, manteve a deputada estadual Luana Ribeiro na Comissão estadual. 

 

Vale lembrar que Luana Ribeiro era, até a decisão, presidente do PSDB Metropolitano de Palmas, e é filha do saudoso senador João Ribeiro, de quem Cinthia é viúva, que foi um dos fundadores do partido no Tocantins.

 

EFEITOS COLATERAIS

A mudança de comando no PSDB tocantinense terá uma série de efeitos colaterais – e profundos – em vários Diretórios e Comissões Provisórias,  nos quais os pré-candidatos a prefeito e a vereador eram aliados de Ataídes Oliveira, assim como os ligados à deputada estadual Luana Ribeiro, que deve perder o trono da comissão metropolitana de Palmas nos próximos dias.

 

Os novos nomes que assumirão os cargos mais importantes do PSDB em Palmas e no interior devem ser anunciados por Cinthia Ribeiro, em momento oportuno. Com isso, muitos desses pré-candidatos que contavam com o tempo do Horário Gratuito de Rádio e TV, assim como o polpudo Fundo Partidário tucano, podem ficar, literalmente, “com as calças na mão”.

Não que Cinthia Ribeiro vá fazer uma caça às bruxas.  Ela sabe quem tem valor e patrimônio político, mesmo entre os que faziam oposição velada a ela dentro do partido. Mas, mudanças, ajustes e adequações são automáticos quando há troca de comando, logo, é bom que alguns pré-candidatos revejam seus conceitos.

 

LIGAÇÃO HISTÓRICA COM PALMAS E COM O TOCANTINS

O PSDB sempre foi um partido muito presente na história do Tocantins.  No governo de Fernando Henrique Cardoso, um dos fundadores da legenda, o Estado viveu momentos de protagonismo no cenário nacional, tendo recebido recursos federais até então emperrados em Brasília.

 

A ponte que liga Palmas a Paraíso do Tocantins, que leva o nome de “Ponte da Amizade Presidente Fernando Henrique Cardoso”, só foi possível graças á intervenção do próprio Fernando Henrique Cardoso, então presidente da república.

 

FHC, como entraria para a história política do Brasil, foi de suma importância para a consolidação do Estado do Tocantins.  Partiram dele as liberações de recursos para mais de três mil quilômetros de rodovias, para a Usina Luiz Eduardo Magalhães, para a construção do Hospital Geral de Palmas e para diversas outras obras que serviram de base para que o Tocantins mudasse de estágio em relação ás demais unidades da federação.

 

 

Secretário Carlos Braga e o Ex-presidente Fernando Henrique cardoso

 

A ligação de FHC com o Tocantins é tão intensa, que o ex-presidente foi agraciado com o título de “Cidadão Tocantinense”, entregue pelo então deputado estadual Carlos Braga, hoje secretário de governo de Cinthia Ribeiro.

 

Cinthia Ribeiro, mesmo que indiretamente, está refazendo elos importantíssimo e de muita significância para o Tocantins, trazendo de volta um PSDB unido, que muito contribuiu para que o Tocantins se transformasse em realidade.

Última modificação em Quinta, 05 Março 2020 08:35

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-502.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias