Portuense é premiado em Festival de Fotografias Militares

Posted On Sexta, 06 Novembro 2020 03:48
Avalie este item
(0 votos)

4º festival de fotografias militares premia fotógrafos que registram as ações do Exército Brasileiro

 

Com Assessoria do EB

 

Brasília (DF) – “Antes de registrar uma boa imagem, a fotografia se faz primeiro em nosso cérebro”, revela o Cabo Leonardo Passos Silva, primeiro lugar na categoria internet. Ele é integrante da Bateria de Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, localizada na cidade de Guarujá (SP). A frase do Cabo Passos descreve sua intenção ao registrar o tiro do Gepard, no ano de 2019. Uma obra que deixou separada para participar do 4º Festival de Fotografias Militares, promovido pelo Centro de Comunicação Social do Exército.

 

O Festival reuniu cerca de 300 fotografias, registradas por mais de 70 participantes que acompanham, com suas lentes, as atividades da Força Terrestre nas mais distintas regiões do País. Patrocinado pela Fundação Habitacional do Exército (FHE), o concurso tem como objetivo ressaltar os valores e as tradições militares do Exército Brasileiro. Sua realização destaca civis e militares que possuem habilidades na área de fotografia e descobre novos talentos, de forma a contribuir para o Sistema de Comunicação Social do Exército.

 

A cerimônia de premiação foi presidida pelo General de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, Chefe do Estado-Maior do Exército. O evento contou com a participação do Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão Richard Fernandez Nunez, que destacou que o Festival de Fotografias Militares atende a uma das diretrizes do Comandante do Exército Brasileiro no sentido de fortalecer a Comunicação Social. Ele ressaltou que a participação de profissionais de distintas cidades mostra o crescimento do Festival de Fotografias Militares.

 

O fotógrafo Gabriel Leite Azambuja, da cidade de Pelotas (RS), que é aspirante a oficial temporário da reserva, contou que sua fotografia tem um caráter especial. “A história dessa foto é interessante porque, primeiro, atirei com o Morteiro 81, sofri o impacto daquele momento e, depois, pude registrar essa imagem que mostra o poder de fogo de um morteiro”, relata o fotógrafo fã das mídias sociais do Exército Brasileiro.

 

Já Luciano Lopes de Sousa é um fotógrafo conhecido pelas diversas operações militares das quais participou. Vencedor do certame pela segunda vez (2018-2020), ele acompanhou o tiro do Astros 2020, a convite do General de Brigada Valério Luiz Lange, Comandante de Artilharia do Exército, de quem recebeu o diploma de participação e o prêmio de primeiro lugar. A foto de alta exposição revela uma cortina de luzes formada pelo tiro de cinco viaturas do Programa Estratégico Astros 2020.

 

O 2º Sargento Wagner Ribeiro Pires, tocantinense de Porto nacional, mas que trabalha em Brasília, está entre os premiados no 4º Festival de Fotografias Militares, promovido pelo Centro de Comunicação Social do Exército.

 

Resultado do 4º Festival de Fotografias Militares:

 

Categoria Geral:

 

1º lugar - Sr Luciano Lopes de Sousa (Santa Maria -RS);

2º lugar - 2º Sgt Wagner Ribeiro Pires (Brasília - DF);

3º lugar - Asp Of R/2 Gabriel Leite Azambuja (Pelotas - RS).

 

 

Última modificação em Sexta, 06 Novembro 2020 04:00

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-504.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias