PORTO COMPLETA 160 ANOS DEMONSTRANDO SUA IMPORTÂNCIA POLITICA COM PRESENÇA DE MINISTRO E PALANQUE DIVIDO ENTRE GOVERNO E OPOSIÇÃO

Posted On Quarta, 14 Julho 2021 08:52
Avalie este item
(0 votos)

Nesta terça-feira, 13, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel deu as boas-vindas ao ministro do Turismo, Gilson Machado, ao governador Mauro Carlesse, ao vice, Wanderlei Barbosa, ao presidente da Assembleia legislativa, Toinho Andrade, ao deputado federal Vicentinho Jr., aos deputados estaduais Valdemar Jr. e Ricardo Ayres, nas comemorações aos 160 anos de emancipação política de Porto Nacional, a Capital da Cultura Tocantinense

 

Por Edson Rodrigues

 

O governador Mauro Carlesse chegou ao aeroporto de Porto Nacional 15 minutos antes da chegada do ministro, que veio em um jato da Fab. Carlesse estava acompanhado do secretário interino de Comunicação, Vieira de Melo – o titular, Élcio Mendes está de férias –, do secretário da Ação Social, José Messias, do secretário da Indústria e Comércio, Tom Lira e do assessor governamental José Humberto.

 

Estiveram presentes, também, o secretário executivo do ministério do Turismo, ex-senador Vicentinho Alves, o chefe de gabinete do ministério do Turismo, Ercy Filho, o assessor especial do gabinete do ministério do Turismo, Arnaldo Bahia, o atual secretário Extraordinário do governo do Estado, Otoniel Andrade, do Diretor Geral de Comunicação e Publicidade da Assembleia Legislativa Legislativa do Estado além de vereadores e lideranças políticas.

 

 Governador e o presidente AL Antonio Andrade em visita ao museu do Seminário São José

 

Todos prestigiaram a visita do ministro Gilson Machado, condecorado com a Comenda Dr. Francisco Ayres, uma das principais horárias em reconhecimento a benfeitorias ou atos importantes para a cidade de Porto Nacional.

 

A solenidade teve lugar na Praça  do Centenário, marco simbólico da cidade e, ao fazer uso da palavra, o ministro mostrou ser tocantinense de coração, afirmando que “mora” no Estado e que já fez um show em Porto Nacional, na época em que cantava em festas e bares, empresariado por seu amigo pessoal, Arnaldo Bahia, a bordo de um “potente Fiat 147”, no qual partiram para uma série de eventos até Araguaína, ocasião em que o carro “furou o pneu quatro vezes, mas conseguimos chegar à tempo”.

 

 Governador e ministro do Turismo vistoriam as obras de construção da ponte sobre o Rio Tocantins

 

O ministro continuou falando do seu amor pelo Tocantins, citando a escolha do Cantão, no Norte do Estado, para o lançamento de uma campanha nacional de turismo e mostrou que tem muita coisa planejada para que o turismo no estado “exploda” e seja divulgado como merece.

 

CONSTRANGIMENTO E DESPRESTÍGIO DE VICENTINHO ALVES

 

Gilson Machado agradeceu a todos que o prestigiaram em sua passagem por Porto Nacional. O único fato que chamou à atenção dos presentes, de forma negativa, foi que o ex-senador Vicentinho Alves, secretário executivo do próprio ministério do Turismo, sequer foi convidado para formar palanque com as demais autoridades. Durante seu pronunciamento, em que lembrou de suas andanças pelo Tocantins com Arnaldo Bahia, lembrou que é amigo do deputado estadual Valdemar Jr., tendo, inclusive composto um jingle para sua campanha – e cantou um pedaço da música – , saudou seu chefe de gabinete, Ercy Filho, ex-prefeito de Dianópolis, afirmando que tem sido “apertado” por Ercy por mais recursos para o Estado e para os Municípios, na hora de agradecer ao seu secretário executivo no Ministério, chamou o ex-senador Vicentinho Alves de “Vicentinho Jr.”.  O ministro ainda tentou corrigir, mas o ato foi notado e comentado como se tivesse sido feito de propósito. Ficou patenteado o desprestigio do portuense com seu chefe, um dos ministros mais próximos do presidente Jair Bolsonaro.

 

TROCA DE FARPAS

 

Nos pronunciamentos das autoridades locais, o deputado federal Vicentinho Jr. não poupou farpas ao governador Mauro Carlesse, afirmando que para sua felicidade “conseguimos a conquista da PEC dos Pioneiros, em que tivemos o apoio de toda a bancada federal, um deles muito importante, que foi o do senador Eduardo Gomes que, como líder do governo federal conseguiu um entendimento com os líderes de bancada para colocar a PEC em pauta”, numa clara indireta a Mauro Carlesse.

 

 Governador e demais autoridades em visita ao Seminário São José

 

Vicentinho Jr. também cobrou do governador a federalização da BR-010, entre Natividade e Palmas, que o governo federal já autorizou, faltando apenas a transferência da administração da rodovia para a União, para que os usuários possam ter mais segurança com a recuperação do trecho.

 

Mas, Mauro Carlesse não se fez de rogado, e deu o troco na hora, cara a cara com Vicentinho Jr., afirmando que não é contra a PEC, mas que governa um Estado e irá à Brasília tentar resolver esse imbróglio que coloca em risco as contas do Tocantins: “se cumprida, a PEC vai inviabilizar financeiramente o Estado que, após vencer três eleições em um mesmo ano, encontrou os cofres vazios, salários atrasados, prefeituras, fornecedores, prestadores de serviço, servidores públicos, tudo atrasado. A Saúde pública sucateada, sem ambulâncias, com as farmácias dos hospitais desabastecidas. Nós organizamos as finanças, recolocamos o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal, tínhamos a programação para repassar, pelo menos, seis milhões de reais para cada município, para que realizem obras locais, para pagar progressões e promoções, mas nada disso será possível se tivermos que cumprir essa PEC”, afirmou.

 

Vale ressaltar que o governador Mauro Carlesse também recebeu a Comenda Dr. Francisco Ayres, pelos bons serviços prestados à população de Porto Nacional.

 

EDUARDO GOMES MANDA RECADO

 Senador Eduardo Gomes em Comissão no Senado Federal

 

O senador Eduardo Gomes, líder do governo de Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, não pode estar presente ao evento por conta de sua agenda apertada em Brasília, acompanhando as votações no Plenário do Senado, mas enviou um vídeo, postado nas redes sociais, saudando os portuenses e as lideranças presentes, falando da importância da PEC dos pioneiros, mas salientando que o mais importante, no momento é a união de forças para não deixar o Tocantins ser abalado em um momento de pandemia, em que uns precisam cuidar dos outros, e que está, em Brasília, cuidando das demandas do governador Mauro Carlesse em nome do povo tocantinense, não esquecendo de parabenizar Porto Nacional pela data ressaltando que “Porto é o berço e o cenário das batalhas travadas para que o Tocantins seja, hoje, o orgulho de todos os tocantinenses”.

 

 

Última modificação em Quarta, 14 Julho 2021 09:08