Durante a ação, equipes multiprofissionais distribuíram materiais informativos
Por Hiago Muniz
O município de Paranã recebeu, nesta quinta-feira, 1º, as ações da Operação Caminhos Seguros, que está sendo realizada em diversas regiões do Tocantins ao longo deste mês. A iniciativa tem como objetivo reforçar o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio de atividades de orientação, prevenção e acolhimento.
A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com as forças de segurança pública estaduais e municipais.
No Tocantins, a ação integra o Plano Estadual de Atuação Integrada de Segurança Pública e tem como base o mapeamento de áreas consideradas vulneráveis.
Em Paranã, a Polícia Civil em parceria com a Prefeitura, Polícia Militar e Conselho Tutelar realizaram uma carreata. As equipes multiprofissionais distribuíram materiais informativos. O foco é ampliar o acesso à informação, fortalecer a rede de apoio local e estimular a denúncia de casos de abuso e exploração sexual.
De acordo com o oficial investigador da 99ª Delegacia de Paranã, Átila Ferreira de Lima, a ação realizada na cidade reforça o compromisso das forças de segurança com a proteção da infância e a importância de atuar diretamente em regiões onde os índices de violência são mais elevados. “Essa ação tem como objetivo reduzir os casos de violência contra crianças e adolescentes no município de Paranã, onde os índices são preocupantes. Precisamos enfrentar esse cenário com seriedade e trabalhar para diminuir esses números por meio da prevenção e da atuação integrada das instituições", destaca.
A Operação Caminhos Seguros segue mobilizando esforços em todo o Estado, reforçando o compromisso das forças envolvidas com a defesa dos direitos da infância e adolescência.