Município e Estado fortalecem integração para ampliar ações de segurança pública em Palmas

Posted On Sexta, 10 Outubro 2025 03:40
Avalie este item
(0 votos)

Representantes da Prefeitura da Capital e do Governo Estadual debateram cooperação técnica

 

 

Por Jéssica Sá

 

Representantes da Prefeitura de Palmas e do Governo do Estado se reuniram nesta quinta-feira, 9, na Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), para alinhar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da segurança pública municipal. Participaram do encontro o secretário-chefe de Gabinete do Prefeito, Carlos Júnior; o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal; o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), inspetor Gilmar Fernandes; o chefe de gabinete da SSP, Luciano Cruz e o secretário estadual de Segurança Pública, delegado Bruno Azevedo.

 

O secretário Carlos Júnior destacou a importância de estreitar a relação institucional entre Município e Estado e anunciou que será estudado um termo de cooperação para aprimorar a integração das forças. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a relação entre a segurança pública do município e o Estado. Vamos trabalhar na construção de um termo de cooperação que permita a troca de informações e o alinhamento operacional, em prol da segurança pública da nossa população”, afirmou Carlos Júnior.

 

Reorganização

 

Durante a reunião, também foram abordadas as mudanças estruturais definidas pela Medida Provisória nº 06, de junho de 2025, que alterou a organização da administração municipal. A partir da MP, a Guarda Metropolitana passou a ser vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito, e a Central de Controle e Comando (CCC), antes ligada à Secretaria de Mobilidade Urbana, foi transferida para a GMP, assim como a Defesa Civil. A legislação prevê que as atividades de monitoramento sejam vinculadas à segurança pública municipal, o que reforça a necessidade de integração com os órgãos estaduais.

 

Parceria

 

O comandante da GMP, inspetor Gilmar Fernandes, destacou o comprometimento da gestão com a segurança da população e colocou a corporação à disposição das forças estaduais.

 

“O prefeito preza muito pela segurança pública do nosso município. A Polícia Civil pode contar com a Guarda Metropolitana; estamos à disposição para colaborar e somar forças”, afirmou.

 

Integração

 

O secretário estadual de Segurança Pública, delegado Bruno Azevedo, ressaltou que a parceria com a GMP é estratégica para aprimorar os serviços oferecidos à população.

 

“Essa parceria é extremamente importante porque visa aprimorar o serviço prestado à população. O termo de cooperação vai referendar nossas ações, trazendo maior legitimidade jurídica e integração entre as forças. A Guarda já atua em conjunto com a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, e agora vamos fortalecer ainda mais essa interação que tem gerado ótimos resultados para a sociedade”, disse.

 

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}