MDB antecipa escolha de candidato à presidência do Senado após avanço de Pacheco

Posted On Sexta, 08 Janeiro 2021 09:05
Avalie este item
(0 votos)

Diante das movimentações do candidato Rodrigo Pacheco (DEM-MG) pela presidência do Senado, o MDB quer antecipar a definição do nome que pretende lançar na disputa

 

Por Bárbara Baião

 

A bancada se reunirá na próxima quinta-feira, 14, em busca de um consenso. A expectativa é para que o encontro já tenha a participação de dois novos filiados: os senadores Veneziano Vital do Rego (PB) e Rose de Freitas (ES).

 

Em paralelo, uma ala do partido, dono da maior bancada da Casa, ainda tenta atuar para garantir uma posição de neutralidade do Palácio do Planalto. A ofensiva é encabeçada pelos dois líderes do governo, senadores Eduardo Gomes (MDB-TO) e Fernando Bezerra (MDB-PE), que têm um novo encontro agendado com o presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (8).

Apesar do esforço, segundo relatos feitos à CNN, o presidente tem emitido sinais de que estaria fechado com o nome de Pacheco, já que o fiador da candidatura é o atual mandatário do Senado, Davi Alcolumbre, do DEM. O nome também conta com o respaldo, nos bastidores, do senador Flavio Bolsonaro, do Republicanos.

 

Se a configuração for mantida, a leitura de uma parte da bancada é que só restará ao MDB ir para a disputa com um candidato que represente maior independência em relação ao Executivo. Nessa direção, dois nomes são cogitados: Simone Tebet e Eduardo Braga.

 

Nos cálculos de emedebistas, o cenário ideal para viabilizar a candidatura é iniciar a campanha com o apoio do bloco formado pelo Podemos e o PSDB, que soma 17 parlamentares.

As siglas têm reunião marcada para a próxima sexta, dia 15. Os tucanos, com sete senadores, já indicaram que pretendem seguir o princípio da proporcionalidade e apoiar o nome da maior bancada da Casa.

 

Outro apoio considerado estratégico para o MDB é o do Progressistas, com 7 senadores. A cúpula da sigla avalia a possibilidade, e deve tomar uma decisão até semana que vem. Dentro da bancada, há uma preferência pelo nome de Braga, líder do partido no Senado, que mantém conversas com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-504.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias