Imprimir esta página

LÍDERES TRANSMITEM CIVILIDADE

Posted On Domingo, 18 Mai 2025 07:45
Avalie este item
(0 votos)

 

Como já falamos em análises anteriores – mas nunca é demais enfatizar – o Tocantins atravessa um momento político inédito em sua história, que é a boa convivência entre as maiores lideranças políticas do Estado, que vêm demonstrando amadurecimento, entendimento e foco em resolver, primeiro, as questões inerentes ao desenvolvimento do Tocantins e, consequentemente, o bem estar do seu povo

 

 

 

A palavra correta para as atitudes do governador Wanderlei Barbosa, do senador e primeiro vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, da senadora Dorinha Seabra, do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, atuais principais condutores da política tocantinense é “civilidade”.
Está no dicionário a definição de civilidade: “conjunto de formalidades adotadas pelos cidadãos entre si para demonstrar consideração e respeito mútuo; boas maneiras”.
E essa civilidade está implantada, também, nas movimentações partidárias das quais os líderes políticos fazem parte, mostrando que o exemplo das coisas positivas não precisa de esforço para ser seguido e adotado por todos.

POLÍTICA MODERNA

Estamos vivenciando no Tocantins um momento de paz institucional, que faz parte de práticas politicas mais assertivas e mais modernas, que deixa o acirramento de discussões, bravatas e picuinhas políticas no passado, e adota o diálogo, a boa convivência, o reconhecimento das qualidades individuais e coletivas e a busca pelo exercício dos reais mandamentos da política.

 

A prática política adotada por Wanderlei Barbosa, Eduardo Gomes, Dorinha Seabra, Eduardo Siqueira Campos e Amélio Cayres, permite que mesmo estando em partidos diferentes, tendo ideologias e objetivos políticos diferentes – e, em alguns casos, até grupos políticos diferentes – eles subam em um mesmo palanque, parabenizem as ações positivas adotadas por cada um deles, critiquem construtivamente e pontem onde há problemas a serem resolvidos e somem forças na busca de recursos federais, na abertura de portas, para manter o Tocantins nos trilhos do desenvolvimento, e na resolução de demandas em todas as áreas, principalmente na Saúde, na Educação, na segurança pública, na questão de moradias, na infraestrutura e nas ações sociais, proporcionando melhores dias para os seus cidadãos.

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 vê nesses atos e atitudes dessas lideranças uma real renovação do modo de fazer política no Tocantins, o que pode ser o prenúncio de novos tempos, de maior empatia entre os políticos e o povo – como deveria ser, sempre – e de mais esperança em um futuro promissor.

Este momento é muito saudável para a história política tocantinense, pois não foi preciso que paraquedistas viessem pra cá para assumirem o protagonismo no bom momento econômico e social do Estado, para a inédita representatividade política que temos, com o senador Eduardo Gomes vice-presidente do Senado Federal e para promover essa harmonia entre as principais lideranças.

Essa é a maior prova de que nossos atuais líderes políticos estão preparados, evoluídos, capacitados e compromissados para serem nossos verdadeiros representantes, buscando pelo bom exercício político, resolver as demandas e melhorar a vida do povo tocantinense.

FORA DA CURVA

Apesar desse novo patamar de qualidade alcançado pelas principais lideranças políticas tocantinenses, há alguns políticos que até podem ser chamados de “líderes”, pois têm carreira e militância, mas sua forma de agir sempre os manterá no baixo clero, esperneando e tentando evoluir, mas impedidos pela sua própria forma de fazer política, sem escrúpulos, lançando mão de fake News contra seus adversários maiores, pois sabem que a única maneira de ser como eles, é tentar diminuí-los. Sua única estratégia política é o achaque, o denuncismo, a fofoca, a sabotagem, apostando no “quanto pior melhor”, tentando desestabilizar governos e mandatos, para ver se sobra alguma migalha para si.

São pessoas que estarão sempre fora da curva, a tentar atrapalhar a vida dos outros ao invés de buscar conhecimento, entendimento e evolução política.

Nesta reflexão de domingo, o Observatório Político de O Paralelo 13 quer parabenizar nossos líderes políticos que souberam evoluir e entenderam seus papéis na condução do nosso Estado, e convocar a todos para que eternizemos as boas práticas políticas que pairam sob os céus tocantinenses.
Amém!!

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)