Estado do Tocantins abre 10 leitos de UTIs para população de Porto Nacional e região

Posted On Sábado, 30 Julho 2022 04:07
Avalie este item
(0 votos)

Unidades foram entregues na quinta-feira, 28, antes do prazo previsto para entrega das obras

 

Por Aldenes Lima

 

Nesta quinta-feira, 28, o Estado do Tocantins entregou 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) convencionais, no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), para pacientes devidamente encaminhados pela Central Estadual de Regulação. A entrega faz parte da ampliação dos serviços de alta complexidade realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que abriu 81 leitos de UTI adultos (na rede pública e privada), nos últimos nove meses. Um aumento de 47,92% (de 88 para 169).

 

A oferta de leitos foi comemorada pela população acolhida no hospital. “Para nós que utilizamos o serviço é uma felicidade saber que agora não precisamos mais ser encaminhados para Palmas e ter que ficar longe de nossos familiares. Aqui é mais fácil de acompanhar” afirmou a dona de casa Maria da Conceição Silva.

 

 

Para o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) de Estado da Saúde, Afonso Piva, “esta entrega de hoje faz parte de um cronograma de ações de ampliação de leitos em todo o Estado. A previsão de entrega aqui era para o próximo dia 30, mas graças aos esforços de toda equipe da Secretaria, conseguimos antecipar este serviço e quem ganha com isso é a população tocantinense, por quem trabalhamos diariamente”, afirmou.

 

O gestor acrescentou ainda, que “neste mês já entregamos 10 leitos de UTI em Augustinópolis e seguimos em obras para abrir nos próximos dois meses, mais 10 leitos em Paraíso do Tocantins, 50 no Hospital Geral de Palmas, que também terá mais 54 leitos de Pronto Socorro. Vale lembrar que nos últimos oito meses, ampliamos em 21% os leitos de UTIs infantis, que foram de 72 para 92”, enfatizou.

 

A abertura dos novos leitos em Porto Nacional ampliará a realização de cirurgias eletivas no Estado, uma vez que a unidade agora pode fazer procedimentos mais complexos. “A entrega desta UTI é a realização de um sonho de todos que vivemos nesta região. O suporte da UTI Porto nos ajudará a fazer mais cirurgias e atender ainda melhor a população”, disse o diretor geral do HRPN, Welson Almeida.

 

HRPN

 

Além das UTIs, o HRPN passou por reestruturação interna na maioria das alas, para proporcionar melhor ambiência e bem-estar aos pacientes, acompanhantes e servidores.

 

O HRPN é referência hospitalar em atendimento de urgência e emergência, 24 horas/dia conta atualmente com 92 leitos clínicos, sendo referência para 13 municípios da Região de Saúde chamada Amor Perfeito e 2ª referência para a Região de Saúde Sudeste, totalizando 28 municípios, conforme Resolução CIB N°. 279, de 18 de outubro de 2018. Mensalmente o HRPN realiza, em média, 4.600 atendimentos e atende diretamente mais de 300 mil pessoas.

 

 

 

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-506.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias