DAMASO COMPÕE COM AMASTHA, DE OLHO NO PRÓPRIO UMBIGO

Posted On Quarta, 18 Mai 2022 07:24
Avalie este item
(0 votos)

O coordenador da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional, deputado Osires Damaso, pré-candidato ao governo do Estado pelo PSC, acaba de abrir mão do exercício do seu mandato, outorgado e chancelado pelo povo tocantinense, para compor, politicamente, como o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, presidente estadual do PSB.

 

Por Por Edson Rodrigues

 

O fiel escudeiro de Amastha é Thiago Andrino – que chegou a acrescentar Amastha em seu sobrenome – que é o primeiro-suplente, adivinhem, do deputado federal Osires Damaso.

 

O afastamento de Damaso soa como uma retribuição ao apoio de Amastha à sua postulação ao governo do Estado, abrindo espaço para Andrino na Câmara Federal, deixando a bancada tocantinense sem seu líder, em um momento em que as articulações em Brasília, visando recursos federais para o Tocantins, têm que ser intensas e feitas por políticos tarimbados.

 

Um dos membros da nossa bancada federal comentou, reservadamente ao Observatório Político de O Paralelo 13, que esse movimento de Osires Damaso é, no mínimo, descuidado e desrespeitoso com os demais membros da bancada, com quem ele teria que ter se reunido antes de optar por abrir mão de seus dois cargos – deputado federal e líder da bancada – para, só então, tomar a decisão.

 

Trocando em miúdos, o deputado federal Osires Damaso olhou apenas para o próprio umbigo, esquecendo dos eleitores que representa, na hora de arrumar uma “forcinha” para sua pretensão de ser governador do Tocantins.

 

LUXEMBURGO QUER O SENADO

Enquanto isso, nos bastidores políticos do Tocantins, Carlos Amastha, pré-candidato a deputado federal na chapa proporcional de Osires Damaso, dá como confirmada a pré-candidatura de Wanderlei Luxemburgo ao Senado.  Essas especulações no campo estratégico podem ser a razão do distanciamento do ex-governador, Marcelo Miranda, presidente do MDB tocantinense, e também candidato a senador, das conversações com Damaso.

 

DAMASO 100% EM PRÉ-CAMPANHA

Tiago Dimas e Osires Damaso , em Palmas

 

Após o acordo firmado com o PSB de Amastha, que resultou do seu afastamento do cargo de deputado federal para que Thiago Andrino assumisse, Osires Damaso traz para sua “ficha política” uma mácula inédita, mostrando que se utiliza dos mesmos métodos da má política, ou seja, articulações e movimentações em que não há consultas às bases nem aos companheiros.

 

MARCELO MIRANDA COM EDUARDO GOMES

Na última terça-feira, Marcelo Miranda esteve reunido com o senador Eduardo Gomes, líder do governo federal no Congresso Nacional e idealizador de uma frente partidária e de lideranças classistas, religiosas e estudantis em torno da candidatura de Ronaldo Dimas ao governo do Estado e da deputada federal Dorinha Seabra ao Senado, em que foram discutidas parcerias políticas, com o MDB incluído.

 

Marcelo Miranda saiu da reunião satisfeito e elogiando os avanços das articulações de Eduardo Gomes.  Logo depois, o Observatório Político de O Paralelo 13, por meio de suas fontes em Brasília, soube da realização de outras reuniões, em um hotel na Capital Federal, envolvendo um grupo de detentores de mandatos no Congresso Nacional, incluindo o próprio Eduardo Gomes, Dorinha Seabra e Ronaldo Dimas, para tratar exatamente de acordos políticos visando a sucessão estadual.

Os resultados, só o tempo nos trará.

 

KÁTIA ABREU COM DEPUTADOS ESTADUAIS

Nosso Observatório Político vem acompanhando, em palmas, as articulações dos candidatos majoritários. No último domingo, a senadora Kátia Abreu, presidente estadual do PP e candidata à reeleição, iniciou um trabalho de concentração forças para a articulação de um pacto político com membros da Assembleia Legislativa que fazem parte da base de apoio ao governo Wanderlei Barbosa.na noite da esta terça-feira, 17, segundo nosso Observatório Político, teve início uma série de reuniões, em que a senadora recebe um deputado de cada vez.

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 vem apurando o resultado dessas reuniões, que devem ocorrer, também, ao longo desta quarta-feira, para manter nossos leitores informados sobre qualquer novidade que resulte dessas interações pessoais.

 

KÁTIA ABREU COM JOÃO NETO

 

Kátia Abreu, inclusive, já conta com um profissional de marketing para sua campanha. Trata-se do goiano, pioneiro tocantinense, João Neto, que já foi secretário de comunicação do governo do Estado e acumula várias vitórias políticas dentro e fora do Tocantins.

 

Esse é um sinal claro de que a senadora será, realmente, candidata à reeleição e que a disputa pela única vaga no Senado será em alto nível, com a postulação de vários bons nomes, como Marcelo Miranda, Dorinha Seabra, Wanderlei Luxemburgo, Ataídes Oliveira e Mauro Carlesse, dentre outros.

 

CINTHIA RIBEIRO VAI AO PALÁCIO ARAGUAIA

Com os preparativos para o 33° aniversário da Capital a todo vapor, a chefe do Poder Executivo Municipal, Cinthia Ribeiro (PSDB), esteve nesta terça-feira, 17, no Palácio Araguaia, visitando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e convidando o mesmo, para participar das festividades em comemoração a mais um ano de Palmas, que acontece nesta sexta-feira, 20.

 

No Twitter, Wanderlei Barbosa afirmou que na presença de Cinthia Ribeiro, os dois entregarão uma Escola de Tempo Integral na 206 Norte e a Alça Norte da Avenida NS-15, em Palmas.

 

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) anunciou na noite de ontem, 16, os detalhes do evento pelas redes sociais e confirmou o show de Léo Santana na Capital.

 

Segundo a Prefeita, todas as comemorações foram planejadas com muita empolgação e carinho. O itinerário começa na feira da 307 Norte com o tradicional corte de bolo, segue com desfile militar no setor Aureny III, na região sul de Palmas, e o encerramento conta show do cantor Léo Santana no espaço cultural por volta das 22h.

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-506.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias