Com presença do governador Laurez Moreira, PMTO forma 87 novos oficiais no encerramento dos cursos CHOA/CHOM 2025

Posted On Quarta, 19 Novembro 2025 13:49
Avalie este item
(0 votos)
 Governador Laurez Moreira foi condecorado com a Medalha do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) Governador Laurez Moreira foi condecorado com a Medalha do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) Foto Luís Felipe

Solenidade no Quartel do Comando-Geral marca a ascensão dos militares ao oficialato, após 1.440 horas/aula de especialização

 

 

Por Elini Oliveira

 

 

O governador Laurez Moreira participou, na noite dessa terça-feira, 18, da solenidade que marcou a conclusão do Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (CHOA/2025) e do Curso de Habilitação de Oficiais Músicos (CHOM/2025), promovidos pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO) no pátio do Quartel do Comando-Geral (QCG).

 

Ao todo, 87 militares finalizaram a formação, sendo 64 novos integrantes do oficialato e 23 oficiais que concluíram a especialização. Com carga horária de 1.440 horas/aula, os cursos conferiram aos formandos o título de MBA em Liderança, Gestão e Assessoramento em Segurança Pública.

 

Solenidade marca a ascensão dos militares ao oficialato, após 1.440 horas/aula de especialização - Luís Felipe/Governo do Tocantins

 

O evento contou com a presença do Comandante-Geral da PMTO, Coronel QOPM Cláudio Thomaz Coêlho de Souza, e demais autoridades. A turma levou o nome do patrono, Capitão QOA Pedro Aires da Silva Filho (In Memoriam), cuja família foi homenageada durante a cerimônia.

 

Reconhecimento e foco em investimentos

 

O governador Laurez Moreira foi condecorado com a medalha do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), em reconhecimento ao seu apoio incondicional à Segurança Pública estadual.

 

O chefe do Executivo Estadual enfatizou que a promoção é um ato de valorização e não apenas um trâmite administrativo. “Hoje celebramos muito mais do que uma formatura; celebramos a vocação, a coragem e o inabalável compromisso de 87 homens e mulheres. A formação de oficial é uma verdadeira transformação. É o aprendizado de que a autoridade se sustenta não pela força, mas pelo exemplo, pelo equilíbrio e pela profunda responsabilidade. Segurança Pública não é apenas um discurso na nossa gestão. É prática, é investimento, é planejamento e é a presença efetiva do Estado onde o cidadão precisa”, ressaltou.

 

O Governador encerrou anunciando a publicação das promoções no diário oficial desta terça-feira. “Lembrem-se, nenhum desafio é maior do que a missão de servir ao Tocantins. Honrem o povo, honrem a história e saibam que a partir de hoje, seus nomes já estão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). Vocês são os novos oficiais da Polícia Militar do Tocantins!”, comemorou.

 

Durante a solenidade foi realizada a entrega das honrarias aos militares que alcançaram as primeiras colocações nos cursos - Luís Felipe/Governo do Tocantins

 

Coronel Cláudio Thomaz Coêlho de Souza, Comandante-Geral da PMTO, destacou a importância das novas lideranças para a corporação e agradeceu o apoio do governador. “É uma honra realizar essa solenidade com a promoção desses novos oficiais. As estrelas em suas platinas representam os valores que nos orientam: disciplina, coragem, ética e liderança. Lembrem-se: o oficialato não concede privilégios, mas deveres; não confere poder, mas responsabilidade. Vocês são a última barreira entre o caos e a ordem social”, enfatizou.

 

O Coronel também detalhou o plano de reaparelhamento. “O apoio substancial do Governo na valorização da nossa força é evidente. A autorização para a nomeação de novos policiais no próximo ano e o significativo reaparelhamento da Corporação são provas desse compromisso. Recentemente, recebemos 140 carabinas calibre 5,56 e 70 mil munições, e, até fevereiro, teremos a chegada de mais de 2 mil pistolas glock 9mm. Estes investimentos garantem que a PMTO continue a ser a melhor polícia do Brasil em prestação de segurança pública”, ressaltou.

 

Consagração e emoção no oficialato

 

A solenidade seguiu com a entrega das honrarias aos militares que alcançaram as primeiras colocações nos cursos, um momento de celebração do mérito acadêmico e da excelência profissional.

 

Governador Laurez Moreira destacou que Segurança Pública é prática, é investimento, é planejamento e é a presença efetiva do Estado onde o cidadão precisa - Luís Felipe/Governo do Tocantins

 

Ao longo do evento foi realizado a entrega das Espadas e Aposição de Platinas, quando familiares e padrinhos entregaram o símbolo máximo da autoridade do oficial. Para a 2ª Tenente QOA Leozina Lopes Castelo Branco, que concluiu o CHOA após 21 anos de serviço, o momento representou a realização de um sonho. “Esta é uma emoção indescritível, a coroação de um sonho de 21 anos de serviço à Polícia Militar. A conclusão deste curso não é apenas um avanço de patente, é a reafirmação do meu compromisso. Com esta nova habilitação, meu objetivo é simples e direto: cumprir com excelência e dedicação redobrada cada missão que for designada ao meu oficialato, servindo à sociedade tocantinense com toda a minha capacidade”, comentou.

 

A solenidade foi concluída com o tradicional desfile da tropa e do Batalhão Motorizado, selando a ascensão dos novos líderes da Polícia Militar do Tocantins.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}