VICENTINHO JR. NA ESTRADA, COM ÓTIMO DESEMPENHO
Uma das poucas certezas que se tem na política tocantinense é a de que o deputado federal Vicentinho Jr. é uma pessoa e um político abnegado. Quando decide fazer alguma coisa, vai até o fim.
E assim vem sendo a sua pré-candidatura ao Senado em 2026. Vicentinho Jr. simplesmente não para. Sem economizar banda de pneu nem sola de sapato, passa todo tempo livre que tem visitando suas bases, confirmando e garantindo apoios às suas pretensões políticas, que estão focadas em uma das duas vagas para o Senado Federal.
Nos bastidores, seu ótimo desempenho nos contatos com as bases vem chamando a atenção. E, por sua personalidade e qualidades políticas, Vicentinho Jr. não pode, nunca, ser subestimado pelos seus adversários.
E a sua vitória será, também, uma vitória de Porto Nacional, que voltará a ter um Senador da República, depois do Padre Maia e do pai do próprio Vicentinho Jr., Vicente Alves.
Porto Nacional merece!
JOSÉ DIRCEU DIZ QUE BOLSONARO NÃO DEVE IR PARA A PRISÃO
O ex-todo-poderoso dos dois primeiros governos de Lula, José Dirceu, afirmou em entrevista que o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por golpe de Estado pelo Supremo e em prisão domiciliar, não tem condições de ficar preso, por ser "muito instável" e sem "autocontrole", além de enfrentar um quadro de saúde sensível no momento.
Para ele, é justo, portanto, que Bolsonaro fique em casa, nas mesmas condições atuais do também ex-presidente condenado Fernando Collor de Mello.
Dirceu entende bem de prisão: foi preso cinco vezes — uma na ditadura, outra no mensalão e três vezes na Operação Lava Jato.
PODEMOS DE EDUARDO SIQUEIRA QUER CAIADO NO PARTIDO E CANDIDATO A PRESIDENTE I
O Podemos, partido do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, pode se tornar uma das maiores forças políticas do Brasil, caso a tendências atuais permaneçam até outubro do ano que vem.
O deputado federal Glaustin da Fokus, presidente do Podemos em Goiás, confirmou em entrevista à mídia nacional que o partido prepara o terreno para receber o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) como candidato à presidência da República em 2026.
Um encontro entre o chefe do executivo goiano e Renata Abreu, presidente do diretório nacional da legenda está agendado para o próximo dia 18 de outubro. O movimento ocorre após o impasse político provocado pela superfederação entre União Brasil e Progressistas e pelo recente embate entre Caiado e o senador Ciro Nogueira (PP).
Caiado é o governador mais bem avaliados do Brasil, com impressionantes 88% de aprovação popular, é inteligente, preparado, experiente e, acima de tudo, casca-grossa: nunca entra numa briga pra perder.
PODEMOS DE EDUARDO SIQUEIRA QUER CAIADO NO PARTIDO E CANDIDATO A PRESIDENTE II
De acordo com Glaustin, as conversas com a direção nacional do Podemos já começaram. A deputada federal Renata Abreu, presidente do partido, e Everaldo, considerado uma das principais lideranças internas da sigla, devem se reunir com Caiado em Goiânia ainda neste mês.
O deputado defende que o Podemos é hoje uma das legendas mais estruturadas da centro direita e com afinidade ideológica com o governador goiano. “O Podemos é, para um partido de porte médio, uma das melhores opções para ele. É um partido conservador, com quase 20 deputados federais e quatro senadores atuantes em estados como Minas, Pará, Paraná e Mato Grosso do Sul, que podem somar forças ao projeto”, destacou.
CAMINHADA PELA ANISTIA COLOCA BRASÍLIA EM ALERTA
A Polícia Militar do Distrito Federal vai reforçar a segurança na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (7), em Brasília. Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão convocando a população para participar de uma “caminhada pela anistia”.
A concentração será na Catedral e deve seguir até a alameda José Sarney, próximo ao Congresso. O movimento é organizado pelo pastor Silas Malafaia e tem sido divulgado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — filho do ex-presidente — e outros parlamentares.
A PM não divulgou o número de policiais empregados na ação. Mas informou que também haverá atuação do Batalhão de Choque e ronda com cavalos e cães.
Numa gravação divulgada nas redes sociais, Malafaia alfinetou: disse que, ao contrário das manifestações da esquerda, o evento não contará com cantores e compositores. “Os artistas são as famílias das pessoas injustiçadas”.
LENHA NA FOGUEIRA: FACHIN QUER COMANDO CIVIL PARA FORÇAS ARMADAS
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, defendeu nesta segunda-feira (6) que, para a manutenção da Constituição de 1988 e da democracia, é necessária a separação real dos Poderes e as Forças Armadas sob controle de autoridade civil, em referência ao presidente da República.
A declaração ocorreu durante a cerimônia de encerramento da Semana da Constituição, que completou 37 anos no último domingo (5). O evento ocorreu no Museu do STF com a exibição de um documentário.
"Uma Constituição resistente nasce não apenas do direito, mas de uma cultura democrática que a sustenta e a defenda. O primeiro pilar dessa resiliência é a separação real e equilibrada dos Poderes; em segundo lugar, as Forças Armadas sob a autoridade do poder civil", disse o ministro.
LULA PENSA EM TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO EM TROCA DA REELEIÇÃO
O Palácio do Planalto sabe que, mesmo que se esforçasse muito, não teria condições de implantar a tarifa zero para transporte público ainda no ano que vem. A medida, porém, é vista como um trunfo fundamental para turbinar a campanha de reeleição, como apurou a Estadão/Broadcast.
O prazo para colocar o projeto de pé é exíguo antes que a lei eleitoral possa impedir uma novidade dessa magnitude. E o esboço do que poderia ser o programa é tão preliminar no momento que não teria nem como apresentar cenários à população por agora.
Um estudo sobre o custo da gratuidade do transporte público em todo o território nacional foi pedido por Lula ao Ministério da Fazenda em agosto.
Resta saber quem vai pagar a conta...
PT VAI PAGAR CURSO REDES SOCIAIS PARA MILITÂNCIA
O Partido dos Trabalhadores (PT) vai ofertar, na próxima semana, uma série de oficinas com o objetivo de aproximar filiados e possíveis candidatos às redes sociais.
Um dos objetivos, segundo dirigentes da sigla, é impulsionar o uso de mídias digitais nas campanhas de 2026.
Empossado em agosto, o presidente nacional do partido, Edinho Silva, é uma das vozes que defendem reestruturar a comunicação da sigla.
Por quatro dias, militantes do partido terão painéis para entender e aprender mais sobre as principais plataformas digitais.
EM ANO PRÉ-ELEITORAL GOVERNO LULA AUMENTA EM 110% GASTOS COM PUBLICIDADE
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) mais que dobrou os gastos com publicidade na internet no último ano.
Desde janeiro, foram gastos R$ 69 milhões, 110% a mais do que os R$ 33 milhões no mesmo período de 2024.
A pasta tem apostado em influenciadores para furar a bolha petista nas redes sociais, após ter perdido de lavada em engajamento na campanha eleitoral contra Bolsonaro e após um primeiro semestre deste ano dominado por notícias negativas, como a crise do PIX, alta no preço dos alimentos e escândalo do INSS.