COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 01 Setembro 2025 06:11
Avalie este item
(0 votos)

FUXIQUEIROS SEM CREDIBILIDADE

Há um grupo ínfimo de fofoqueiros de plantão, imbuído de disseminar boatos e fake News com o objetivo específico de provocar um distanciamento entre o governador Wanderlei Barbosa e o senador Eduardo Gomes, vice-presidente do Senado Federal.

Os dois, porém, do alto de sua experiência e sapiência política, estão mais que vacinados contra essa verdadeira peste que insiste em infectar parte da política tocantinense.

Pois os dois estão devidamente imunizados e já demonstraram amadurecimento político suficiente para saber que podem estar em um mesmo palanque em 2026.

 

CARLOS BRAGA DANDO TEMPO AO TEMPO

O ex-presidente da Câmara Municipal de Palmas e diversas vezes secretário estadual e municipal, com extensa folha de serviços prestados ao Tocantins e a Palmas, vem dando tempo ao tempo, aguardando o momento certo de se pronunciar, anunciando seu posicionamento em relação às pré-candidaturas ao Palácio Araguaia.

No momento, esse verdadeiro prócer da política tocantinense conversa com suas bases em busca de um ponto de convergência que seja sólido o suficiente para definir qual candidatura irá apoiar ao governo do Tocantins.

 

EDUARDO SIQUEIRA SE MANTÉM FIRME EM SUA PALAVRA

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos já deixou claro que a senadora Dorinha Seabra receberá seu apoio ao governo.

Mas, como já anunciou publicamente, seu foco é na gestão da Capital do Tocantins, onde vem desenvolvendo um trabalho elogiado por todos, com um apoio popular acima dos 80%.

O foco é tamanho que Eduardo nem fala nem comenta sobre o processo sucessório de 2026, e espera chegar o momento certo para discutir sobre o assunto e colocar sua liderança e influência políticas a serviço da sua candidata.

Um sinal claro que não quer deixar as picuinhas e articulações da sucessão estadual contaminarem a sua gestão tão bem executada até agora.

Sinal de sabedoria....

 

JAIR FARIAS COM DORINHA E EDUARDO GOMES

O deputado estadual e pré-candidato a deputado federal Jair Farias vem fazendo com louvor o seu proselitismo político, levando os nomes de Dorinha Seabra, como sua candidata ao governo e de Eduardo Gomes para o Senado, por todos os municípios – e são muitos – que tem percorrido nos últimos dias.

Jair Farias é conhecido por trabalhar de acordo com os preceitos da boa política. Não fala mal de nenhum adversário e tem nos projetos e planejamentos políticos o cerne de suas conversas com as bases.

E é exatamente por isso que é considerado um líder político diferenciado e vem conseguindo mais e mais apoiadores em diversos segmentos da sociedade tocantinense, o que pode fazer de Jair Farias um dos deputados federais mais bem votados em 2026.

 

SEGUNDO TURNO INEVITÁVEL PARA O GOVERNO EM 2026

Independentemente de surgir uma quarta candidatura ao governo do Tocantins em 2026, as três atuais pré-candidaturas – Dorinha Seabra, Amélio Cayres e Laurez Moreira – por si só, já garantem a realização de um segundo turno.

A única possibilidade de não haver segundo turno será a base governista decidir por se unir em torno de uma só candidatura, criando condições de vitória já no primeiro turno.

E, como em política nada é exato, nadica de nada pode ser descartado em termos de acordos políticos e acomodações de forças em uma eleição majoritária.

Mas, isso é coisa só para 2026...

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS I

Em Porto Nacional a população quer ver a prestação de contas dos seus representantes na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e no Senado.

Em outras palavras, é chegada a hora de saber quem é quem. Quem realmente indicou, empenhou e colocou recursos de emendas impositivas na conta da prefeitura.

Outdoors citando milhões, sem obras inauguradas, não passam de fake News.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS II

Aos nobres parlamentares que representam Porto Nacional nos Legislativos Estadual e Federal, vale lembrar que as obras de duplicação da rodovia Porto/Palmas, a cargo do Denit, são tocadas com recursos diretos do tesouro federal e, não, por emendas impositivas.

Logo, é uma obra sem “pai nem mãe”. Nem adianta fazer teste de DNA....

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS III

 

Chegou o momento dos que receberam o voto de confiança da população portuense e foram conduzidos aos parlamentos estadual e federal mostrarem no papel, preto no branco, os comprovantes das transferências de milhões de reais em recursos federais à prefeitura de Porto Nacional, que apregoaram nesses últimos três anos.

Chega de blábláblá.

O Observatório Político de O Paralelo 13 está de olho!

 

STF INICIA JULGAMENTO DE BOLSONARO NESTA TERÇA-FEIRA

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar a cúpula da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro na terça-feira (2) por tentativa de golpe de Estado, no que é apontado por especialistas como um dos julgamentos mais importantes da história da Suprema Corte.

O ex-presidente é acusado de cinco crimes, entre eles a tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Outro julgamento marcante na Suprema Corte neste século foi o caso do Mensalão, que condenou políticos de partidos aliados ao governo do presidente Lula por receberem dinheiro em troca de apoio no Congresso Nacional.

 

CONDENADOS NO MENSALÃO RECEBERAM INDULTO OU FORAM ANISTIADOS. TODOS SOLTOS

 

 

O julgamento do Mensalão foi um dos mais longos da história do Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 13 de março de 2014 foi concluído, sem possibilidade de recurso, após mais de oito anos tramitando na Corte. Na época, 24 dos 38 réus foram condenados. Nenhum permanece preso.

Em 2021 todos já haviam saído do regime fechado. Poucos ainda cumpriam prisão domiciliar e 17 estavam com penas extintas em razão de indultos concedidos pelos ex-presidentes Dilma Rousssef (PT) e Michel Temer (MDB).

Na lista dos anistiados, que tiveram suas penas revogadas por decisão do próprio STF, estão nomes como o do ex-ministro José Dirceu; do ex-deputado Roberto Jefferson; do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares; e do ex-deputado João Paulo Cunha.

 

 

IMPRENSA INTERNACIONAL COBRIRÁ JULGAMENTO

O julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus terá cobertura de imprensa internacional. Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), 66 jornalistas estrangeiros se cadastraram para fazer a cobertura da análise do caso na Primeira Turma.

Ao todo, 501 profissionais de imprensa estão inscritos para acompanhar o julgamento no tribunal.

A Primeira Turma da Corte tem cinco sessões marcadas para analisar o caso, nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.

 

STF LIBERA “PLATEIA” EM JULGAMENTO

 

Em um procedimento inédito, o Supremo também fez o credenciamento de pessoas interessadas em acompanhar a deliberação de forma presencial.

Segundo a Corte, foram 3.357 inscrições de interessados, entre advogados e cidadãos. No entanto, como o público tem 150 lugares reservados, serão atendidos os pedidos dos primeiros 1.200 inscritos. Eles vão se revezar nos turnos da manhã e da tarde, ao longo das sessões marcadas.

O grupo vai assistir por um telão na sala da Segunda Turma, que fica um andar acima do local do julgamento.

O julgamento dos acusados de participação no Mensalão, que aconteceu no plenário do Supremo, também teve a participação do público. Mas a entrada no plenário, à época, era por ordem de chegada.

 

TARCÍSIO DIZ QUE SE FOR ELEITO PRESIDENTE, INDULTARÁ BOLSONARO

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que sua primeira medida se vier a ser presidente da República seria conceder um indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele foi questionado se concederia o indulto em entrevista ao Diário do Grande ABC. "Na hora. Primeiro ato. Porque eu acho que tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado", afirmou.

Ele voltou a negar, porém, a intenção de se candidatar à presidência em 2026.

"Eu não sou candidato à presidência, vou deixar isso bem claro. Todo governador de São Paulo é presidenciável, pelo tamanho do estado, um estado muito importante", pontuou.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
Mais nesta categoria: COLUNA FIQUE POR DENTRO