COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Quarta, 20 Abril 2022 05:46
Avalie este item
(0 votos)

FALTA COORDENADOR POLÍTICO AO PALÁCIO ARAGUAIA

 

O governador Wanderlei Barbosa parece estar com dificuldades para encontrar um coordenador político que possua todos os requisitos para assumir o posto do grupo do Palácio Araguaia.

 Caso demore nessa tarefa, Wanderlei pode complicar um dos setores vitais para sua administração e para a tranquilidade em sua campanha visando a reeleição.

 Enquanto isso, seus adversários vão se turbinando exatamente nessa área, o que significa que, após o próximo dia 30, sem um comando, a “embarcação” do Palácio Araguaia pode perder a dianteira alcançada nos primeiros dias de pré-campanha.

 Um “sangramento” público, que lembre Araguatins, Combinado e Conceição, não pode ser repetido.

 Fica o recado…

 

 

FERIADÃO À VISTA

 

O governo do Estado decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, dia 22, em virtude do feriado nacional de Tiradentes, no dia 21 de abril.  O ato já foi publicado no Diário Oficial do dia 18.

Considerados praxes, os feriadões vinham sendo contestados por alguns setores da sociedade, mas sempre foram um alívio e tanto para os trabalhadores, que veem como uma chance para descansar, passar mais tempo com suas famílias ou, até mesmo, fazer uma viagem rápida.

Em ano eleitoral, o decreto do ponto facultativo pode ser visto, também, como mais um “mimo” do governador para com os servidores estaduais, que vêm recebendo acenos de boa convivência desde que Wanderlei Barbosa assumiu o governo.

 

ESTÃO SUBESTIMANDO O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL

As redes sociais já estão “engarrafadas” com fake news, atos que geram crimes eleitorais e outras postagens feitas por “assessorias” de candidatos a governador que são “nitroglicerina pura”.

O Ministério Público já prometeu ser implacável contra esse tipo de crime eleitoral, principalmente na hora do registro da candidatura daqueles que insistirem em incorrer com essas práticas.

Outros que estão atentos à “atividade” são os integrantes das assessorias jurídicas dos demais candidatos, que todos os dias “escaneiam” as redes sociais dos seus adversários em buscas de todo e qualquer deslize que possa configurar crime eleitoral.

 

PROPORCIONAIS TAMBEM PRECISAM FICAR ATENTOS

 

Já muitos detentores de mandatos que concorrem à reeleição estão no mesmo caminho, inundando as redes sociais com notícias sobre suas candidaturas à reeleição, matérias jornalísticas de promoção de suas atuações entre outras postagens.

Muitas dessas postagens, mesmo sendo realmente notícias, podem ser consideradas como campanha antecipada, o que é crime eleitoral e, após a minirreforma eleitoral, pode ser motivo para impedimento de registro de candidatura, sem contar com as multas altíssimas, e os “fiscais” são os mesmos, Justiça Eleitora, imprensa e adversários políticos diretos e indiretos.

Todo cuidado é pouco!

 

 MAIO, JUNHO E JU LHO: TEMPO DE “SEMEAR”

Após as regras do jogo eleitoral, com a inclusão das Federações Partidárias, estarem devidamente aprovadas pelo Pleno do TSE, finalmente será dado o pontapé inicial no jogo sucessório, com muitas peculiaridades trazidas ao “casamento político” para as eleições proporcionais.

É exatamente aí onde mora o perigo, pois as peculiaridades e os detalhes são muitos, e o que pode ser solução para uns, será o grande problema de outros.

Para se sair bem e vencer esse jogo, o mais importante será errar menos perante suas bases eleitorais.  Muitos candidatos podem acabar “se queimando” com suas bases por conta dos “acasalamentos” oportunistas.

O limite de tolerância dos eleitores diminuiu drasticamente...

 

PORTO NACIONAL E SUAS CANDIDATURAS PROPORCIONAIS

A Capital da Cultura Tocantinense, Porto nacional, deve ter mais de onze candidaturas proporcionais nas eleições de outubro próximo, lembrando que mais nomes podem surgir até a realização das convenções partidárias.

A grande maioria é composta por bons candidatos, com convivência de irmandade com as famílias e lideranças políticas tradicionais portuenses.

Todos os candidatos portuenses são devidamente preparados para o exercício das funções de deputado federal ou estadual, cabendo aos sábios eleitores de Porto nacional a escolha dos que mais se identificam com seus pensamentos e com as necessidades do município.

A escolha dos merecedores dos votos deve ser sem pressa e só após o início dos programas obrigatórios de Rádio e TV e das conversações ao pé da orelha, que costumam acontecer mais próximo ao dia da eleição.

 

ESPECULAÇÕES APONTAM DULCE MIRANDA COMO VICE DE DIMAS

Nas últimas 72 horas, corre nos bastidores da política tocantinense o rumor da “grande jogada” de Ronaldo Dimas, pré-candidato ao governo do Estado, que seria ter como candidata a vice-governadora a deputada federal Dulce Miranda.

Essa jogada traria o ex-governador Marcelo Miranda, presidente do MDB estadual, juntamente com o também ex-governador Moisés Avelino e o ex-deputado federal Freire Jr., como candidatos a deputado estadual, além de uma chapa de candidatos a deputado federal com nomes de força equivalentes, capazes de agregar milhares de votos.

Por enquanto, estamos apenas no campo da especulação, mas o MDB já anunciou que vem forte nesta eleição.

 

DISPUTA PROPOCIONAIS EM PALMAS SERÁ VOTO A VOTO

Em conversas reservadas com os principais analistas políticos tocantinenses, o Observatório Político de O Paralelo 13 ouviu uma ponderação muito importante e que deve ser levada em conta por todos: “com o número de candidatos a deputado federal e estadual em Palmas, mais de 70 para estadual e mais de 20 para federal, será praticamente impossível alguém atingir o número de votos necessários para se eleger sozinho.  Será mais fácil se eleger pela somatória dos votos”.

Pensando nisso, O Paralelo 13 já está se organizando para acompanhar os registros das candidaturas após as convenções, para que seja feita uma análise sobre as pesquisas de intenção de votos na Capital.  Afinal, será o maior número de candidatos em apenas uma região, disputando mais de 200 mil votos.

A dificuldade para a conquista de cada voto pode fazer deste pleito o mais disputado e o mais interessante da história política da Capital e do Tocantins.

Aluz amarela de alerta já está acesa...

 

 

Em jantar, Doria sugeriu que Temer fosse nome da terceira via a presidente

 
Em jantar na última terça-feira (12) na casa do empresário Caco Azulgaray, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) sugeriu a Michel Temer (MDB) que o ex-presidente fosse o nome da "terceira via" ao Planalto, como forma de solucionar o impasse das candidaturas de centro.

"Por que não o sr.?", perguntou Doria em determinado momento da conversa, que também teve a presença, entre outros, da senadora Simone Tebet (MS), pré-candidata do MDB à Presidência. Segundo relatos, Temer deu um sorriso contido e disse que o tempo dele na Presidência já havia passado.

A frase foi interpretada por alguns tucanos como um desabafo de Doria num momento de pressão, em que tem a candidatura questionada internamente em sua própria legenda.

Outros viram como apenas um gesto de gentileza a Temer, sem intenção real de Doria de abrir mão da candidatura. Procurado pela reportagem, o ex-governador não quis se manifestar.

Na última sexta-feira (15), Doria anunciou a destituição do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, da coordenação de sua campanha presidencial, em razão de acenos feitos ao ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que perdeu a prévia tucana no ano passado.

 

Gleisi admite problemas na comunicação da pré-campanha de Lula: 'Vamos ajustar'

 


A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta terça-feira que a direção do partido tomará as medidas necessárias para fazer os ajustes na área de comunicação da pré-campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.

A área, comandada pelo ex-ministro Franklin Martins, é alvo de questionamentos entre os petistas. Os vídeos preparados para a propaganda partidária, exibidos desde o mês passado, são criticados em conversas internas

— Nós estamos discutindo a estrutura de comunicação, tanto do partido como da campanha. Vamos tomar as medidas que acharmos necessárias tomar para ajustar, mas isso não é um problema relevante — afirmou Gleisi, que deve ocupar o posto de coordenadora geral da campanha presidencial.

Franklin acumula conflitos com o PT ao longo dos anos. Muitos dos dirigentes se recusam até a cumprimentar o jornalista. O último deles se deu por causa dos valores cobrados pelo marqueteiro Augusto Fonseca, escolhido para cuidar da campanha de Lula. Augusto, escolhido em um processo de seleção comandado pelo ex-ministro, apresentou uma conta de mais de R$ 40 milhões, valor que foi considerado elevado pela legenda.

 

 

Última modificação em Quarta, 20 Abril 2022 06:18