Carlos Amastha articula candidatura ao Governo

Posted On Quarta, 07 Janeiro 2026 09:26
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

 

O vereador Carlos Amastha, presidente estadual do PSB, articula nos bastidores sua candidatura ao Governo do Tocantins nas eleições estaduais de 2026. No momento, Amastha integra a gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos, à frente da Prefeitura de Palmas, o maior colégio eleitoral do Estado, fator que torna sua movimentação política ainda mais sensível.

 

 

Amastha, político experiente e estrategista, sabe que, antes de dar prosseguimento à articulação para viabilizar sua candidatura ao Palácio Araguaia, precisará tomar uma decisão clara. Para não ser exonerado do cargo de secretário na gestão municipal, o caminho mais coerente é o desligamento imediato da Prefeitura.

 

Isso porque o prefeito Eduardo Siqueira Campos é um dos principais defensores da candidatura da senadora Professora Dorinha Seabra ao Governo do Tocantins, pela federação União Brasil/PP. A manutenção de um secretário articulando uma candidatura oposta dentro do mesmo governo cria um conflito político e ético evidente.

 

A candidatura de Carlos Amastha é legítima, oportuna e democrática. No entanto, torna-se eticamente questionável caso ele continue articulando um projeto ao governo enquanto ocupa cargo na gestão de um prefeito que apoia abertamente outra candidatura ao Palácio Araguaia.

 

 

Amastha já tornou público que conversa sobre a construção de uma candidatura de oposição. Segundo ele, há diálogos com o deputado deputado federal Alexandre Guimarães.

 

No entanto, nos bastidores, há dúvidas quanto à real disposição de alguns desses nomes em integrar o projeto. No caso do ex-senador Vicentinho Alves, que é o secretário de Captação de Recursos Federais e Internacionais da prefeitura de Palmas, fontes políticas avaliam que dificilmente ele estará, de fato, nesse grupo. Já o deputado Alexandre Guimarães, apesar de citado por Amastha, já deixou claro que não é político de aventura e que não fará parte de nenhuma articulação que confronte diretamente o Palácio Araguaia.

 

TERCEIRA VIA

 

Em entrevista à Gazeta do Cerrado, Carlos Amastha afirmou defender a construção de uma terceira candidatura ao governo, que ele classifica como da “verdadeira oposição”, com o objetivo de criar a possibilidade de um segundo turno na eleição estadual de 2026.

 

 

O prefeito Eduardo Siqueira Campos já deixou claro que não permitirá desordem política em seu entorno. Em recente entrevista à Gazeta do Cerrado, ao comentar sobre a candidatura do deputado federal Vicentinho Júnior ao Senado, Eduardo afirmou que segue apoiando o nome dentro do grupo político, mas deixou explícito que fora do grupo, não há espaço.

 

Na prática, o recado é direto e serve também ao pré-candidato a governador Carlos Amastha: quem deseja trilhar outro caminho político precisa fazê-lo fora da estrutura da gestão municipal.

 

TRAJETÓRIA POLÍTICA

 

 

Carlos Amastha foi eleito vereador de Palmas com 2.247 votos. Ex-prefeito de Palmas, empresário bem-sucedido, com amplo conhecimento político nacional e internacional, Amastha é hoje o presidente do PSB tocantinense. Sua eventual candidatura ao Governo do Estado, ainda que cercada de controvérsias, enriquece o debate político e fortalece a democracia no Tocantins.

 

O cenário está posto. A decisão agora é política e o tempo para fazê-la é cada vez mais curto.

 

 

 

Última modificação em Quarta, 07 Janeiro 2026 10:33
{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}