Imunização segue até fevereiro. Nesta primeira fase serão imunizados os grupos especiais.
Por Josy Donato
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (3) à Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025/2026. A mobilização segue até o dia 28 de fevereiro de 2026 e tem como objetivo reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus da gripe, além de aliviar a demanda nos serviços de saúde durante o período de maior circulação de doenças respiratórias.
Nesta primeira etapa, a vacina está disponível para os grupos prioritários: gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a menores de seis anos. Também fazem parte dos grupos especiais os trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios.
A coordenadora de imunização, Nara Noleto, reforçou a importância da vacinação como principal forma de proteção contra o vírus. “A gripe pode causar complicações sérias, especialmente em pessoas com maior vulnerabilidade. A vacina é segura, gratuita e salva vidas. Orientamos que as pessoas que fazem parte desses grupos especiais
procurem as unidades de saúde e mantenham a caderneta em dia”, destacou.
A vacina utilizada nesta campanha foi atualizada e protege contra as cepas mais recentes do vírus influenza, garantindo uma imunização mais eficaz.